O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM (PPGAUP) foi criado em 2017 e insere-se em um contexto regional visando o atendimento de uma demanda de profissionais arquitetos e urbanistas, engenheiros civis, acústicos e de produção, geógrafos, agrônomos e desenhistas industriais provindos principalmente da região de influência da UFSM, a partir da formação continuada fundamentada na sustentabilidade do ambiente construído.
O curso stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo integra o Colégio de Humanidades da Capes na grande área de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, a qual também engloba Direito Público, Política e Planejamento Governamentais, Economia Urbana, Política Urbana, Administração Municipal e Urbana, Estudos da Habitação, Distribuição Espacial Urbana, Desenho Industrial, dentre outras subáreas com forte interface com a Arquitetura e o Urbanismo. Além dessa área, as Engenharias (Engenharia Civil e Engenharia Sanitária) e as Ciências Exatas e da Terra (Geociências) também possuem forte interface com a Arquitetura e o Urbanismo. Percebe-se que a diversificação da formação do corpo docente tem o potencial de qualificar as pesquisas desenvolvidas pelo programa e seus egressos. Há inúmeras possibilidades de integração através da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade em termos da construção do conhecimento técnico-científico. Existem diversos princípios norteadores, horizontes, escalas e linhas de atuação comuns aos campos teóricos e práticos dessas áreas aplicáveis ao planejamento e ao projeto do ambiente construído (espaços livres e edificados), que incluem inovação tecnológica e sustentabilidade, que podem ser explorados na construção do saber de profissionais. Dessa forma, fica evidente a importância da interdisciplinaridade para a qualificação dos profissionais arquitetos e urbanistas em nível de graduação e pós-graduação, um dos pilares que fundamentam o PPGAUP.
Um dos eixos norteadores da UFSM, como consta em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é a inovação e a sustentabilidade. Este eixo baseia-se na prerrogativa de que as universidades devem ser precursoras do desenvolvimento social e estar comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa. A sua finalidade é buscar o incremento da capacidade de liderança da UFSM para a inovação científica e tecnológica, assim como para a difusão e sedimentação dos conhecimentos e tecnologias na sociedade. Prevê o estímulo ao desenvolvimento de projetos e ações alinhados com o contexto da sustentabilidade, nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica e também em outras dimensões relacionadas à identidade das diversas áreas de atuação da Instituição. O PPGAUP também se fundamenta nesse importante pilar preconizado pela instituição que o aninha.
Baseando-se nessas premissas, a área de concentração definida para o programa busca abordar a sustentabilidade em suas várias dimensões que tangem a Arquitetura, o Urbanismo e o Paisagismo, dentro de uma visão multidisciplinar e interdisciplinar, fundamentais para atingir a sustentabilidade da sociedade e do ambiente construído. A área de concentração delineada busca a integração de diversos conhecimentos imprescindíveis para a formação de profissionais que atuam na construção civil. Este é o motivo pelo qual sua equipe de professores tende a ser conformada por pesquisadores oriundos de diversas formações, como pode ser visto mais adiante, na apresentação do corpo docente.
O PPGAUP nasceu dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFSM, situado no campus Sede em Santa Maria. O CAU foi fundado em 1993 e, desde então, desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, bem como em Planejamento Urbano e Regional. O CAU conta com a participação de professores de diferentes formações, além da Arquitetura e Urbanismo, como economistas, geógrafos, engenheiros, advogados, dentre outros.
A partir de 2002, uma série de seminários de discussão sobre os resultados atingidos no período resultaram na reestruturação do CAU com um novo currículo implantado a partir de 2006, atualmente já revisto, com nova versão implantada a partir de 2018. A reestruturação de 2006 previu a criação de uma pós-graduação, apoiada em projetos de pesquisa, extensão e ensino de professores vinculados ao curso, bem como no potencial latente do corpo docente que conta com 11 doutores e 2 em processo de finalização do doutorado. A UFSM possui também um curso de Arquitetura e Urbanismo em seu campus de Cachoeira do Sul, fundado em 2014. Desde então, este novo curso tem a participação de doutores, o que reforça a disponibilidade de pessoal com potencial para atuar na pós-graduação. Além desses professores, agregam-se docentes de outros departamentos como o de Geociências, Estruturas e Construção Civil, Expressão Gráfica e Direito, coadunando-se ao pilar que busca a inter-relação da arquitetura com outras áreas de conhecimento, tais como aqueles com formação em Engenharia Civil, Engenharia Agrônoma, Geografia e Desenho Industrial.
O PPGAUP foi criado pautando-se na integração desses potenciais professores. Seu corpo docente era composto por professores de diferentes áreas de conhecimento, como a Geografia, a Engenharia Civil, o Desenho Industrial e Agronomia, não apenas pesquisadores de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente também conta com professores dos cursos de Engenharia Acústica e Engenharia de Produção da UFSM.
Desde sua fundação, o PPGAUP passou por quatro gestões de coordenação, visando aprimorar sua estrutura acadêmica e pedagógica:
- Primeira Gestão (2018-2019):
- Coordenadora: Profa. Giane de Campos Grigoletti
- Coordenador Substituto: Prof. Luis Guilherme Aita Pippi
- Segunda Gestão (2020-2021):
- Coordenador: Prof. Luis Guilherme Aita Pippi
- Coordenadora Substituta: Profa. Giane de Campos Grigoletti
- Terceira Gestão (2022-2023):
- Coordenadora: Profa. Vanessa Goulart Dorneles
- Coordenadora Substituta (2022): Profa. Josicler Orbem Alberton
- Coordenadora Substituta (2023): Profa. Isis Portolan dos Santos
- Quarta Gestão (2024 – Atual):
- Coordenadora: Profa. Vanessa Goulart Dorneles
- Coordenadora Substituta: Profa. Isis Portolan dos Santos