Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa de Dissertação

A dissertação deve constituir-se em um trabalho próprio, inédito, redigido em português ou idioma estrangeiro, encerrando uma contribuição relevante para a área do conhecimento.

A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar o manual de elaboração da MDT – Manual de Dissertações e Teses  da UFSM, em vigência.

Na defesa de dissertação, a Comissão Examinadora apreciará, principalmente, a capacidade revelada pelo(a) candidato(a) em conduzir a defesa de seu trabalho e, em avaliar criticamente os resultados de seu trabalho teórico e experimental.

A banca examinadora será constituída de 3 (três) membros(as) efetivos(as) e 1 (um/uma) suplente para a defesa de dissertação, tendo o(a) orientador(a) como presidente da banca examinadora, em que pelo menos 1 (um/uma) membro(a) da banca deverá ser externo(a) à UFSM.

Quando o(a) orientador(a) e o(a) coorientador(a) estiverem presentes na comissão examinadora de defesa de dissertação ou tese, esta comissão contará com mais um membro efetivo em que o(a) coorientador não participará da atribuição do conceito final.

A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo(a) professor(a) orientador. Na impossibilidade deste em presidiar, o(a) coorientador(a) poderá presidir os trabalhos de defesa. Na impossibilidade de participação do(a) orientador(a) e do(a) coorientador(a) na substituição, o(a) orientador(a) deverá comunicar oficialmente à coordenação do programa, indicando os motivos e sugerindo o seu substituto. O(a) professor(a) indicado deverá ter a aprovação do colegiado do programa para presidir os trabalhos de presidente na defesa de dissertação.

A prova de defesa de Dissertação realizar-se-á em local público, organizado e divulgado à Comunidade pelo Discente e Coordenação do PPGAUP. Caso o assunto tenha caráter sigiloso deverá ser requerido antecipadamente.

O PPGAUP confere o grau de Mestre(a) na área de concentração definida por Paisagem Cultural e Sustentabilidade.

Para a defesa da qualificação de mestrado que deve ocorrer até o 14º do ingresso no curso. Para saber mais acesse: Qualificação de Mestrado.

A abertura do processo de defesa de dissertação de mestrado deve ser efetuada pelo(a) aluno(a) pelo Portal Estudantil da UFSM, com pelo menos 20 dias de antecedência da data da defesa. Mais informações e o tutorial em: Solicitação de Defesa.

Instruções a serem seguidas no dia da defesa da dissertação pelo(a) discente e  banca examinadora.

Este material é enviado, antecipadamente, à data da defesa, ao(à) discente e seu/sua orientador(a), juntamente à documentação da defesa.

Acessar as instruções em: 

Decorrido o prazo concedido pela banca examinadora para modificações sugeridas constante na ata da defesa, ficando a verificação das correções sob a responsabilidade do(a) orientador(a), o(a) candidato(a) deverá apresentar em documento eletrônico definitivo o conteúdo da tese à coordenação do programa de pós-graduação que dará andamento à emissão do diploma da pós-graduação.

A entrega do trabalho final de curso, Dissertação ou Tese ocorre de forma digital via Processo Eletrônico Nacional  – PEN/SIE da UFSM.

Mais informações em: Orientações para a Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – Dissertação

O trabalho de conclusão, dissertação e tese, bem como, o exame de qualificação deverão ser realizados publicamente, exceto, no caso de conter informações sigilosas no projeto de pesquisa. Neste caso, deverão ser fechados ao público e os membros da comissão examinadora, externos ao programa, exercerão suas atividades mediante assinatura do Termo de Confidencialidade e Sigilo que ficará de posse da coordenação do respectivo programa, conforme previsto no Regulamento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFSM.

É de responsabilidade do discente a abertura online do processo de defesa fechada, para que a solicitação de defesa fechada seja deferida é necessário que o requerente protocole junto à Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia processo de comunicado de invenção, neste link: Defesa Fechada – ProInova.

Aqui: Passo a Passo para a Solicitação de Defesa Fechada

Mais informações:

https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proinova/defesa-fechada-3
PROINOVA – Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo
Fone: 55 3220 8887
proinova@ufsm.br