MISSÃO » Construir e difundir conhecimento, comprometido com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade e do ambiente construído, de modo sustentável.
VISÃO » Ser reconhecido como um Programa de Pós-Graduação de excelência em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, na construção e difusão do conhecimento, gerado através do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometido com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável.
VALORES » Comprometer-se com a educação e com o conhecimento, pautado nos seguintes valores: liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, compromisso social, inovação e responsabilidade.
O processo de AUTOAVALIAÇÃO institucional envolve uma metodologia estruturada para avaliar diferentes aspectos institucionais, com foco na melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), juntamente com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), coordena as etapas que englobam três avaliações principais: Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem, a Avaliação geral e a Autoavaliação interna do PPGAUP.
Avaliação Ensino-Aprendizagem: semestralmente a avaliação Ensino-Aprendizagem, com foco na formação discente, capta a percepção do aluno sobre sua satisfação em relação ao conteúdo da disciplina, a atuação do professor e sobre as estratégias de ensino adotadas para o atingimento dos objetivos de aprendizagem, além de comentários dos alunos que desejarem inserir. Os resultados são apresentados, observado os critérios para cada segmento, via portal para os respectivos docentes. Acesse para ver os resultados da Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem.
Avaliação Geral: considerando a realização do processo contínuo de autoavaliação institucional, inclui questões abrangentes sobre a formação integral dos discentes, com ênfase na percepção dos alunos sobre a cultura de inovação e empreendedorismo fomentada ao longo do curso. Além disso, a autoavaliação examina as oportunidades oferecidas para participação em eventos acadêmicos e científicos, como congressos e workshops, essenciais para a ampliação do networking e da disseminação de conhecimentos. Esses aspectos são fundamentais para garantir que os estudantes não apenas adquiram competências técnicas e teóricas, mas também estejam preparados para atuar de forma inovadora e empreendedora no mercado. O feedback coletado por meio das autoavaliações contribui diretamente para o aperfeiçoamento das estratégias de ensino e para o fortalecimento de uma cultura de pesquisa e inovação no programa. Acesse para ver os resultados da Avaliação Geral.
Autoavaliação no PPGAUP: O projeto pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo prevê reuniões periódicas de todos os professores e alunos para fins de planejamento e avaliação do programa de acordo com metas e objetivos definidos para os próximos dez anos. As reuniões têm sido realizadas anualmente com foco na discussão de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Além das reuniões realizadas, foram adotadas duas estratégias de apreensão dos dados ligados à autoavaliação: os grupos de trabalho e os questionários online com egressos, alunos e professores do programa.
Os grupos de trabalho permanentes assumiram tarefas de estudo, conhecimento e acompanhamento dos novos quesitos de avaliação dos programas de pós-graduação propostos pela CAPES. A comunidade do PPGAUP (docentes e discentes) foram distribuídos nesses quatro grupos, com um coordenador por grupo, responsável pela motivação, organização, distribuição de tarefas, agendamento de reuniões e definição da dinâmica de trabalho.
O PPGAUP tem estabelecido grupos de trabalho permanentes de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (gestão 2021-2024): GRUPO 1 no item PROGRAMA; GRUPO 2A com FORMAÇÃO – PRODUÇÃO; GRUPO 2B com FORMAÇÃO EGRESSOS e GRUPO 3 com IMPACTO SOCIAL.
As respostas dos questionários foram fundamentais para subsidiarem as discussões elaboradas nas reuniões da comunidade do PPGAUP. A Autoavaliação está nos auxiliando na identificação de uma forma mais clara nos pontos fortes e fracos do PPGAUP, assim como as oportunidades e ameaças, nos conduzindo para às soluções. Assim em 2021, a coordenação do PPGAUP junto à sua comunidade acadêmica, estabeleceu por meio da matriz SWOT as metas do PPGAUP para curto, médio e longo prazos. Na construção do Planejamento Estratégico estão sendo definidos os principais objetivos do nosso programa e os possíveis caminhos para atingi-los da maneira mais prática e assertiva. Estamos trabalhamos neste projeto em prol do amadurecimento do PPGAUP e do melhor para nossos alunos, da UFSM e da nossa comunidade.
Quadrienal 2021-2024
Durante o quadriênio 2021-2024 a Autoavaliação foi feita por meio de questionários e reuniões:
– Questionário para egressos 2024 https://forms.gle/xt4RxPWpNraUM6PM6
– Questionário para discentes 2024 https://forms.gle/k4WPdfGB47ncfY748
– Questionário para docentes 2024 https://forms.gle/Hr7oePn9fWSxpKu46