Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) é constituído na área de concentração em Paisagem Cultural e Sustentabilidade tem por objetivo a formação de jovens pesquisadores(as) altamente qualificados(as) com um pensamento crítico e competências científicas para atuar como pesquisadores(as), docentes, servidores(as) públicos(as) ou do setor privado com alta qualificação e competência.

A visão é multidisciplinar oriunda de diferentes áreas, como a Geografia, o Desenho Industrial, a Engenharia Civil, Acústica e de Produção, o Planejamento Urbano e Regional, além da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, traz, tanto para os alunos quanto para os próprios professores, seja no âmbito da sala de aula, seja em reuniões formais e informais, uma aprendizagem contínua por meio da ampliação da capacidade reflexiva pautada no debate, na argumentação e no confronto de diversas possibilidades analíticas. A síntese resultante é rica e profícua, com soluções mais eficientes para problemas enfrentados tanto na rotina quanto naqueles que são objeto das pesquisas de docentes e discentes.

A área de concentração Paisagem Cultural e Sustentabilidade está composta por duas linhas de pesquisa: Planejamento, Projeto e Fundamentos do Ambiente Construído, e Tecnologias e Sustentabilidade do Ambiente Construído. As linhas buscam agir juntas, complementando-se por meio de uma abordagem com foco mais teórico e outra, com foco mais prático. Porém, tanto uma como a outra coexistem e interagem diretamente, fato fundamental para a formação do egresso. Este, busca, ao ingressar no programa, uma linha que vá ao encontro de seus interesses imediatos. Porém, ao conviver no grupo, percebe a importância dos conhecimentos apresentados nas duas áreas, fato que se manifesta na circulação dos estudantes em disciplinas e atividades relativas às duas áreas. Isso, espera-se, manifeste-se na condução de suas pesquisas de dissertação, por meio de uma fundamentação teórico e prática mais condizente com os desafios impostos aos profissionais no enfrentamento dos problemas da sociedade.

  • Planejamento, Projeto e Fundamentos do Ambiente Construído: Busca estabelecer bases para o entendimento de questões relacionadas à produção e utilização do ambiente construído e da paisagem cultural e urbana em todas as esferas morfológicas, espaciais e socioculturais (processos projetuais de planejamento, projeto, práticas, construção, realizações, gestão e interação e apropriação do espaço pelos usuários) no âmbito da Arquitetura, do Paisagismo, do Urbanismo e do Planejamento Urbano e Regional, bem como o entendimento da atuação dos diversos agentes produtores e sociais. Busca desenvolver e utilizar diferentes métodos (em pesquisa e ensino) aplicados a estas quatro esferas de conhecimento. Abordar as diferentes teorias, processos históricos e analíticos críticos no âmbito da Arquitetura, do Paisagismo, do Urbanismo e do Planejamento Urbano e Regional através de uma dimensão multidisciplinar com diferentes ênfases e escalas de abordagens.
  • Tecnologias e Sustentabilidade do Ambiente Construído: Busca abordar problemas relativos à produção do ambiente construído, suas infraestruturas (água, esgoto, energia, dentre outras) e supraestruturas (materiais e sistemas estruturais), sua influência no clima urbano e na paisagem cultural, de forma a estabelecer bases para a utilização de tecnologias inovadoras e sustentáveis aplicadas à Arquitetura, ao Urbanismo e ao Paisagismo, promovendo o uso e a ocupação do solo urbano de forma mais sustentável, bem como resolvendo de forma ambiental, social e culturalmente mais sustentável a interface entre as dimensões estético-cultural, funcional e técnico-construtiva, abordando questões emergentes relativas a tecnologias e materiais  novos e tradicionais, a processos construtivos, ao meio ambiente e suas implicações na qualidade de vida urbana.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.