Compartilhamos Aqui e no Espaço do aluno no site as informações para o início do semestre letivo que inicia em 20 de março e outras que possam auxiliá-los com dúvidas.
Verifique em disciplinas ofertadas – menu superior no site.
As ementas/programas das disciplinas constam na Estrutura Curricular.
Conteúdo e avisos sobre as disciplinas poderão ser disponibilizados no Moodle da UFSM ou de acordo com as instruções do docente da disciplina.
O local das aulas (salas) estaremos divulgando na semana anterior ao início das aulas.
Utilizem também no site em menu SERVIÇOS (menu superior horizontal), também é possível ir diretamente no menu expansível e em Formulários e Requerimentos no Menu superior.
Ainda, disponibilizamos no menu superior da página o item Links Úteis, vários atalhos outras páginas da UFSM e outros que possam ser de interesse.
Calendário Acadêmico 2023
08/03 a 13/03/2023: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO – Período para solicitação de matrícula pelo Portal do Aluno (veteranos e calouros da graduação e da pós-graduação).
14/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.
15/03 e 16/03/2023: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno – Período que o aluno poderá efetuar alterações na matrícula de disciplinas pelo Portal do Aluno
17/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.
20/03/2023 – AULAS – INÍCIO do semestre: Início das aulas do 1º semestre letivo de 2023 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.
20/03 a 24/03/2023: MATRÍCULA – AJUSTE PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO– Período que os alunos de pós-graduação podem solicitar ajustes de matrícula em disciplinas à secretaria do curso (por e-mail).
20/03 a 24/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM dos ajustes de matrículas em disciplinas. Acompanhe a efetivação da sua matrícula, caso, solicitou algum ajuste à secretaria.
27/03 e 28/03/2023: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO POR E-MAIL– Período para solicitar ao PPGAUP (curso de origem do aluno), pelo e-mail, a matrícula em disciplina ofertada por outro curso de pós-graduação na UFSM.
COMO PROCEDER: O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer neste semestre em outros cursos de pós-graduação na UFSM, agrupar as disciplinas de um mesmo curso em um mesmo e-mail, com o título Matrícula Extracurricular e com cópia ao seu orientador. O curso avaliará o pedido e encaminhará ao curso que está ofertando a(s) disciplina(s) para análise e efetivação da matrícula.
Ao aluno que pretender matrícula em disciplinas de cursos diferentes deverá enviar mais de um e-mail, ou seja, e-mail separados para disciplinas de cursos diferentes. O aluno deve acompanhar pelo Portal do aluno a efetivação da matrícula.
No e-mail deve ser informado:
Nome completo do aluno e nº de matrícula:
PPG de origem da disciplina para a matrícula:
Código e nome da disciplina:
29/03/2023: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – AVALIAÇÃO E LANÇAMENTO NO SIE DAS SOLICITAÇÕES – Período para as coordenações de cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular e sua efetivação.
29/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula extracurricular. Acompanhe a efetivação da sua matrícula, caso tenha solicitado algum ajuste à secretaria.
11/06/2023: TESTE DE SUFICIÊNCIA – Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE da UFSM, referente ao 1º semestre letivo de 2023 (a publicação do edital de inscrições ocorre com a antecedência de pelo menos 45 dias).
22/07/2023: TÉRMINO DAS AULAS.
25/07/2023: TÉRMINO DO 1º semestre letivo de 2023.
Atenção:
No mestrado o aluno deve cursar o mínimo de 24 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação do prazo da defesa para a dissertação por até 06 meses aos bolsistas e até 12 meses aos não-bolsistas.
Plano de Estudos:
Todo aluno deve ter um Plano de estudos que é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso. O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal do Aluno durante o 1º semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o 2º semestre do curso. Acesse informações e o tutorial em: PLANO DE ESTUDOS.
Aproveitamento de Disciplinas:
Disciplinas de pós-graduação já cursadas, inclusive em outros programas e instituições poderão ser aproveitadas a critério do Colegiado do PPGAUP, mediante preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente comprovadas. Mais informações em nosso site: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação.
Alertamos que, o aluno ao cursar disciplinas de outros cursos na UFSM e de outras instituições de ensino, deve verificar com o orientador, antecipadamente, da possibilidade de aproveitamento, pois qualquer disciplina cursada fora do curso será analisada pelo orientador.
EDT001 – EDT002:
Deverá ser efetuada a matrícula em EDT001 (mestrado) com o fim de manter o vínculo do aluno com o Programa quando não estiver mais cursando créditos, bem como formalizar a supervisão do trabalho de pesquisa pelo orientador e que ocorrerá com nota no final do semestre.
Atenção: Deve ocorrer a matrícula dos alunos em prorrogação de prazo da defesa já registrado no histórico ou em tramitação e em afastamento para tratamento da saúde (quando sem vínculo com alguma disciplina).
A matrícula deve ser feita pelo aluno no período de matrículas e a Turma deve estar identificada com o nome do orientador. O aluno poderá ser reprovado em EDT001-EDT002 quando o orientador julgar que o aluno esteja ausente em suas obrigações acadêmicas.
Caso não faça a matrícula em alguma disciplina, será desligado do programa por Abandono.
Para os alunos que já efetuaram ou irão efetuar a abertura do processo para a defesa de dissertação, não devem matricular-se em EDT, pois o sistema considera este como regular até a entrega final do trabalho para a titulação.
Docência Orientada:
A matrícula em docências orientada, APG303 e APG304 no Mestrado, ocorre no período de ajustes de matrícula, 20/03 a 24/03/2023, e será efetuada pela secretaria do curso, não sendo indicada a alunos que estejam no 1º semestre do curso.
O aluno deve efetuar a abertura de um Processo Nacional Eletrônico (PEN) pela Caixa Postal no Portal do Aluno, anexando os documentos necessários, preenchidos e assinados eletronicamente: Solicitação de docência orientada de mestrado, e o
Plano de Trabalho de Docência Orientada. Acesse as informações sobre docência orientada e como solicitar em nosso site: Docência Orientada.
Aos alunos bolsistas da Capes, é obrigatório o estágio de docência. A duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado.
Recursos financeiros e Bolsa de Estudos:
A pós-graduação conta com recursos financeiros distribuídos anualmente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a utilização é regida pela Portaria nº156/2014-CAPES/PROAP.
As cotas de bolsas de estudos, em sua maioria na modalidade Demanda Social – CAPES, são alocadas aos alunos de acordo com a disponibilidade e revisadas a cada semestre. Teremos a revisão em março/2023. O aluno deve manifestar o interesse se inscrevendo no Edital para concorrer a bolsa de estudos e estar ciente dos requisitos obrigatórios e necessários.
ALERTA:
- Na pós-graduação não há trancamento ou reingresso de alunos, portanto, fiquem atentos. O ingresso é somente por seleção pública mediante edital.
- Reprovação em duas disciplinas e/ou em qualificação gerará o desligamento por dupla reprovação.
- Reprovação por frequência em uma das disciplinas, será desligado do curso como Desistência.
- Não estar matriculado em pelo menos uma disciplina no semestre, o desligamento do curso será como Abandono.
- Ter o prazo regular extrapolado, não havendo registro da prorrogação de prazo para defesa e sem o registro da abertura do processo de defesa, haverá o desligamento por decurso de prazo.
Para saber qual o seu prazo final para a defesa, deverá contar 24 ou 48 meses do início das suas atividades no curso e que coincide com o início das aulas na UFSM conforme o Calendário Acadêmico da UFSM.
Demais dúvidas acesse o menu Serviços ou nos contatem pelo e-mail: ppgaup@ufsm.br
Coordenação PPGAUP – fevereiro 2023