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Projetos de Pesquisa: Arte e Visualidade

Imagem Multiplicada– Arte e Ecosofia

A Proposta de contribuição como professor na linha de pesquisa Arte e Visualidade do PPGART / Mestrado em Artes Visuais iniciou em 2014 com o projeto Imagem Multiplicada que em 2018 foi ampliada para Imagem Multiplicada: Arte e Ecosofia. O projeto tenciona contribuir na instauração de um pensamento crítico e de discussão em torno às formas de produção artísticas atuais que tenham como referente processos de obtenção e impressão de imagens e que discutam questões ambientais. A ênfase está em investigações operadas (ou que mantenham resquícios) de processos de impressão da imagem tradicionais, mecânicos e foto mecânicos. Essa característica “low-tech” é entendida como procedimento e proposição, como potencializadora de modos de fazer arte que instiguem a consciência artística na produção contemporânea. Seja em circunstancias de atuação híbrida ou por permeação simples, pretende-se possibilitar um amplo espaço no qual as investigações possam reconhecer elementos significativos no campo da arte e ecologia, inter-relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais, tecnológicos, profissionais e pessoais que associados a processos de subjetivação, repercutem na constituição de diferentes poéticas visuais.

Coordenadora: Helga Corrêa

Pesquisa e produção da Arte em Momentos Específicos

Este projeto, caracteriza-se por desenhar as condições para a produção de momentos – específicos de atuações poéticas, refletindo a cerca das transformações possíveis em diferentes situações e acontecimentos. O diferencial é a aproximação as formas de produçnao como momentos que a cada momento se diferenciam, que a obra em si, se dá não somente por uma finalização em algum suporte, mas por momentos em relação a espaços, contextos, relações com o publico e com o entorno produtivo. No decorrer do projeto, vislumbrou-se como estrutura fomentadora da pesquisa, a organização de ventos de arte para que obras que se dão por momentos específicos possam ser potencializadas. Desta forma, performances, intervenções, ações, objetos e documentações, passam a fazer parte das formas de arte produzidas, assim como os próprios eventos arte. Então como momentos, a arte não é elaborada somente no espaço em que esta se da a ver, mas na projeção de conexões entre momentos de materialização em diferentes suportes, lugares e possivelmente, até mesmo sob a interpretação de diferentes autores.

Coordenadora: Rebeca Lenize Stumm

Transversalidades em pintura: possibilidades poético-visuais na arte contemporânea

Este projeto congrega investigações prático-teóricas sobre processos artísticos de criação em pintura, realizadas por membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos – UFSM/CNPQ, cujos encontros ocorrem no LAPICTO – Laboratório de Processos Pictóricos, localizado no Prédio 40 – Centro de Artes e Letras – CAL, UFSM. Abrange pesquisas artísticas autorais dos participantes sobre práticas, técnicas, materiais e processos pictóricos tradicionais ou alternativos, com experimentações e análises de suas possibilidades poéticas, envolvendo, também, os atravessamentos entre a pintura e outras áreas do conhecimento ou outras linguagens artísticas. Isso aponta para o potencial transversal da pintura na arte contemporânea, considerando a multiplicidade de processos e seus entrecruzamentos poéticos, articulados a conceitos da história e teoria da arte e da pintura, bem como o seu potencial reflexivo e discursivo na contemporaneidade, podendo envolver atravessamentos entre a pintura contemporânea e a história da arte, os gêneros pictóricos tradicionais, problematizando temas transversais, que entrecruzam os processos criativos em pintura, sendo coerentes com a arte, o contexto e o sujeito contemporâneo. Assim, cabe indagar: como colocar em trabalho as possibilidades poético-visuais da pintura, na arte contemporânea, focando nas transversalidades de práticas e sentidos que a atravessam?

Coordenadora: Karine Gomes Perez Vieira

Teoria, Crítica e Mediação em Arte Contemporânea: processos e produtos criativos

Este projeto de pesquisa tem como objetivo aprofundar o estudo e a investigação qualitativa em e sobre teoria, crítica e mediação das Artes Visuais, num viés decolonial. Diante disso, se insere na memória e na história da Arte e de seu ensino de modo a contribuir para o debate geopolítico de alteridade, da ancestralidade, identidade e apropriação. Neste sentido, intenta suscitar investigações acerca de e na produção de artistas e professores de Artes Visuais a partir de obras de Arte e visualidades na América Latina, especialmente os que não estão em registro oficial. Como procedimento metodológico, busca a interação entre os diferentes tipos de Pesquisa Baseada nas Artes Visuais, de modo contextual, crítico e reflexivo, dando espaços para autores e fronteiras, demonstrando discursos por intermédio da análise e do registro, re(a)vendo os processos criativos, o ensino de Arte e a mediação nos diferentes espaços formais e não  formais, entre escola e museu, entre ateliê e oficina, revisitando as produções e ações no desenvolvimento de percursos que colaboram para o campo da Teoria, Crítica e Mediação em Artes Visuais.

Coordenadora: Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos