- Ênfase em Poéticas Visuais
Arte e Ambientes Imersivos, Interativos e Inteligentes em Rede/AIR
Este projeto de pesquisa visa fomentar a produção artística, científica, tecnológica e de inovação de qualidade via o incentivo à produção de ambientes imersivos, interativos e inteligentes em rede em arte (AIR) a partir de práticas de colaboração entre laboratórios interdisciplinares que contemplem as áreas de Arte, Ciência e Tecnologia. A pesquisa sobre AIR apresenta três aspectos centrais: o primeiro teórico, ao investigar conceitos pertinentes à produção de AIR, tais como: imersão, interatividade, inteligência artificial, rede, imagem, conectividade; o segundo prático, ao desenvolver propostas artísticas em AIR, investigando softwares, hardwares, ferramentas e sensores que possibilitem interatividade e conectividade em rede; e o terceiro prático, ao desenvolver práticas de colaboração em rede entre o LabInter UFSM e demais laboratórios de arte e tecnologia, com foco sobre as práticas de colaboração baseadas em experiências de laboratórios abertos e interdisciplinares, em nível nacional e internacional.
Coordenadora: Andreia Machado Oliveira
A Arte, a Tecnologia e a Ciência partidárias da criação contemporânea: da fotogenia à hibrigenia
Este projeto de pesquisa em arte e tecnologia tem por objetivo contribuir com o estudo da fotografia a partir da experiência prática, como arte ou como objeto da arte. Por ser tecnológica, (analógica e digital) a fotografia facilitou a aproximação da arte com outras disciplinas num encontro transdisciplinar que enriquece as pesquisas realizadas nessa modalidade. Como tudo, ou quase tudo, é questão de imagem, esse projeto abre novas pistas através das quais a prática artística não serve somente sua própria causa, pois inova os caminhos da pesquisa onde a arte se enriquece com o conhecimento de outras ciências e contribui para a sensibilizá-las com seu próprio saber. O encontro da arte, da ciência e da tecnologia, a partir das novas aparências visuais reais ou representadas, oferece um campo semântico e de práticas artísticas comprovado por artistas nacionais e internacionais que fizeram com que as fronteiras existentes se tornassem mais permeáveis, estendo o campo da pesquisa. Arte da transformação, da multiplicação e da comunicação, a fotografia neste projeto de pesquisa, contempla a criação contemporânea que se serve do potencial da imagem numa criação artística concomitante com seu tempo. Além de transformar as modalidades da ação criativa a partir das parcerias efetivadas, este projeto buscará uma redefinição necessária do que é realizado pelo aprimoramento do trabalho entre conceito artístico (qualidade estética, projeto de exposição) e o desenvolvimento tecnológico (pesquisa e desenvolvimento, transferência e comunicação). Se a fotografia analógica segue sustentada pelo conceito estético de fotogenia, ela adentra o século vinte, favorecida pela tecnologia digital, com conceito de hibrigenia atualizando as aparências sensíveis e o pensamento gerado pela atividade artística que justifica a realização deste projeto nas artes visuais.
Coordenadora: Darci Raquel Fonseca
Hybrĭdae: progênie e atravessamentos da imagem em Poéticas Visuais
Tendo em vista um processo artístico que envolve hibridismos e transversalidades como diretivas práticas e reflexivas, o projeto foca na realização de propostas artísticas alicerçadas no campo da arte e tecnologia, as quais, partindo da imagem digital e da fotografia como propulsores criativos, buscam abordar aspectos da produção artística pessoal a partir de problemáticas que envolvem cruzamentos e atravessamentos imagéticos entre arte e design. As manifestações podem abarcar o espaço virtual ou físico, sendo constituídas por tecnologias analógicas, digitais ou ambas, em vários meios e suportes, como imagens fixas ou produtos audiovisuais, apresentadas seja de forma única/independente, fazendo apelo a narrativas, participação do espectador, interatividade e/ou colaborações. Aos objetos artísticos híbridos, busca-se integrar reflexões e investigar conceitos que orientam a produção de tais manifestações, evidenciando entrecruzamentos entre linguagens, processos e meios na criação artística atual.
Coordenadora: Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi
Vídeo + Arte: entre o sonoro e o visual.
O projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa e Experimentação em Vídeo, Imagem e Som (VIS/UFSM) tem como foco o estudo das relações entre os visuais e os sons no campo que permeia as Artes Visuais e as Artes Sonoras. Para isto, concentra a investigação em tecnologias que permitem operar com elementos visuais e sonoras nos processos formativos da prática artística. A partir disto, observa-se nos trabalhos dos artistas o modo como ocorrem as operações com os materiais, identificando os meios e as técnicas que permitem a realização das obras. Logo, as pesquisas estão concentradas na operacionalidade de artistas em diferentes manifestações artísticas como a Videoarte, a Música Visual, o Cinema, a Arte Digital, as Esculturas Sonoras, as Instalações e as Performances Audiovisuais, entre outras. Com estes princípios, interessa descobrir as possibilidades nos modos de estabelecer relações entre os elementos sonoros e os visuais.
Coordenador: Fernando Franco Codevilla
Pesquisa e produção da Arte em Momentos Específicos
Este projeto, caracteriza-se por desenhar as condições para a produção de momentos – específicos de atuações poéticas, refletindo a cerca das transformações possíveis em diferentes situações e acontecimentos. O diferencial é a aproximação as formas de produçnao como momentos que a cada momento se diferenciam, que a obra em si, se dá não somente por uma finalização em algum suporte, mas por momentos em relação a espaços, contextos, relações com o publico e com o entorno produtivo. No decorrer do projeto, vislumbrou-se como estrutura fomentadora da pesquisa, a organização de ventos de arte para que obras que se dão por momentos específicos possam ser potencializadas. Desta forma, performances, intervenções, ações, objetos e documentações, passam a fazer parte das formas de arte produzidas, assim como os próprios eventos arte. Então como momentos, a arte não é elaborada somente no espaço em que esta se da a ver, mas na projeção de conexões entre momentos de materialização em diferentes suportes, lugares e possivelmente, até mesmo sob a interpretação de diferentes autores.
Coordenadora: Rebeca Lenize Stumm