Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espaço do Aluno

Instruções para cadastro da assinatura eletrônica:

1º Passo – Acessar o Portal do Usuário: Ao acessar o Portal (https://portal.ufsm.br/usuario/index.html), utilizando os dados de acesso ao Portal do Aluno clique no ícone “Assinatura eletrônica” e em seguida em “Novo termo“.

Feito isso, uma mensagem será enviada ao seu e-mail cadastrado para confirmar a validação do Termo de Concordância.

2º Passo – Abrir o e-mail recebido: Ao abrir o e-mail, clique no link “Acessar o termo“, o qual irá redirecioná-lo(a) para o Portal para a confirmação do termo.

3º Passo – Confirmar o termo de concordância.

Art. 34. O orientador, em acordo com o orientando, poderá prever a figura do coorientador do trabalho de dissertação ou tese, de outro PPG interno ou externo à UFSM, que deverá ser aprovado pelo Colegiado do PPGART.
Parágrafo único. O nome e a designação de coorientador poderá constar na portaria de
designação da Comissão de Avaliação final dos trabalhos de dissertação ou tese, como
membro efetivo ou suplente.

O Recurso PROAP permite que financiemos ao discente o pagamento de taxa de inscrição em eventos acadêmicos, taxa de publicação de trabalhos acadêmicos e também passagens rodoviárias para o deslocamento quando o discente for o autor do trabalho e o evento for somente na modalidade presencial.

Estas são as diretrizes para solicitações:

Observação:

Após o financiamento tanto de passagens rodoviárias, quanto das taxas de publicação e de inscrição no prazo de até 10 dias, o solicitante deverá encaminhar para prestação de contas o certificado do evento e do recibo que deve estar em nome da UFSM – CNPJ 95.591.764/0001-05.