Instruções para cadastro da assinatura eletrônica:
1º Passo – Acessar o Portal do Usuário: Ao acessar o Portal (https://portal.ufsm.br/usuario/index.html), utilizando os dados de acesso ao Portal do Aluno clique no ícone “Assinatura eletrônica” e em seguida em “Novo termo“.
Feito isso, uma mensagem será enviada ao seu e-mail cadastrado para confirmar a validação do Termo de Concordância.
2º Passo – Abrir o e-mail recebido: Ao abrir o e-mail, clique no link “Acessar o termo“, o qual irá redirecioná-lo(a) para o Portal para a confirmação do termo.
3º Passo – Confirmar o termo de concordância.
Art. 34. O orientador, em acordo com o orientando, poderá prever a figura do coorientador do trabalho de dissertação ou tese, de outro PPG interno ou externo à UFSM, que deverá ser aprovado pelo Colegiado do PPGART.
Parágrafo único. O nome e a designação de coorientador poderá constar na portaria de
designação da Comissão de Avaliação final dos trabalhos de dissertação ou tese, como
membro efetivo ou suplente.
O Recurso PROAP permite que financiemos ao discente o pagamento de taxa de inscrição em eventos acadêmicos, taxa de publicação de trabalhos acadêmicos e também passagens rodoviárias para o deslocamento quando o discente for o autor do trabalho e o evento for somente na modalidade presencial.
Estas são as diretrizes para solicitações:
- Trâmites para Pedidos de Pagamentos de Taxas de Publicação e de Inscrição
- Requerimento de Passagens Rodoviárias
- Requerimento de Pagamento de Taxa de Inscrição em Evento Externo
- Requerimento de Pagamento de Taxa de Publicação em Revistas/Periódico/Evento Externo
- Autorização para Desconto em Folha
- Relatório para Prestação de Contas
Observação:
Após o financiamento tanto de passagens rodoviárias, quanto das taxas de publicação e de inscrição no prazo de até 10 dias, o solicitante deverá encaminhar para prestação de contas o certificado do evento e do recibo que deve estar em nome da UFSM – CNPJ 95.591.764/0001-05.