Higienização de mãos, maçanetas e torneiras são obrigatórios. Sintomáticos devem evitar circulação em espaços públicos.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que as aulas e atividades administrativas presenciais retornarão a partir do dia 2 de outubro (quarta-feira). Agradecemos a compreensão de toda a comunidade acadêmica durante o período de suspensão das atividades, que teve como objetivo implementar medidas de proteção e monitoramento do surto de rotavírus.
A orientação da equipe epidemiológica da UFSM é de que aqueles que apresentarem sintomas como náusea, vômito e/ou diarreia, não podem transitar em espaços públicos. Somente após 24 horas sem sintomas é seguro circular sem que haja transmissão do vírus. Reiteramos a importância de práticas de higiene como a limpeza frequente das mãos, maçanetas, torneiras com sabão e/ou álcool gel. É necessário higiene pessoal redobrada após utilização de espaços coletivos como banheiros, lanchonetes e restaurantes.
O estudante que, devido aos sintomas, não puderam acompanhar atividades acadêmica, deve proceder a abertura de processo de Regime de Exercícios Domiciliares. Servidores devem apresentar atestado médico pelo SOUGOV até o 05º dia consecutivo do início do afastamento, conforme orientações da PROGEP.
A pedido da Vigilância Epidemiológica de Santa Maria, estamos realizando um questionário para monitorar o possível surto de rotavírus no campus e na comunidade acadêmica. Se você apresentou sintomas, responda ao questionário, acessando o link https://portal.ufsm.br/questionario utilizando o login e senha dos portais da UFSM.
O Restaurante Universitário I servirá refeições na quarta-feira (02) exclusivamente para os estudantes da Casa do Estudante (CEU). Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, o RU I estará disponível para estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE). Já no domingo, o RU I tem atendimento normalizado para moradores da CEU. A partir de segunda-feira (07), os dois restaurantes universitários terão atendimento reestabelecido para toda a comunidade. Essa medida visa reduzir a circulação de pessoas e a utilização dos banheiros coletivos, contribuindo para a segurança da comunidade.
A gestão da UFSM monitora a situação e tomará as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar de sua comunidade.
Fonte: Gabinete do Reitor (https://ufsm.br/r-1-67031).