A área de concentração do programa é Governo, Organizações e Sociedade. A Administração Pública envolve todo o aparato administrativo com que nações, estados e municípios se moldam para cuidar do interesse coletivo e entregar à população uma ampla variedade de serviços públicos capazes de melhorar a qualidade de vida em geral. Dessa forma esta área de concentração tem como objetivo analisar, conceituar, caracterizar, e avaliar as instituições político-sociais, as políticas públicas, as organizações públicas e os múltiplos atores envolvidos nos processos de formulação, implementação e avaliação da gestão pública bem como suas interfaces com a sociedade. O foco analítico recai sobre como o governo e as organizações constroem e aplicam a gestão pública para proteger e promover o bem-estar dos cidadãos. Utiliza abordagens teórico-metodológicas oriundas especialmente da sociologia, administração, economia e direito e amplo ferramental estatístico além de abordagens qualitativas de análise. Sustentam a área de concentração, duas linhas de pesquisa: Gestão das Instituições Públicas, Governança e Sociedade (GGS) e Economia, Política e Finanças Públicas (EPF).
A linha de Gestão das Instituições Públicas, Governança e Sociedade (GGS) busca analisar, conceituar, caracterizar, e avaliar a organização pública a fim de ampliar a compreensão teórica e empírica acerca de sua estruturação e funcionamento, procurando também desenvolver repertório teórico próprio que auxilie e dê suporte à ação dos gestores públicos. Preocupa-se ainda em analisar e avaliar as novas formas tecnológicas e gerenciais no setor público, particularmente os processos de terceirização, privatização, agências reguladoras, organizações sociais, agências executivas, parcerias e consórcios. Sob uma perspectiva crítico-reflexiva analisa o papel da sociedade, sua autonomia social, bem como avalia o comportamento e a percepção dos diversos atores envolvidos. O ensino e a pesquisa nesta linha abordam temas como: políticas e programas públicos; eleições, planejamento no setor público; inovação, ciência e tecnologia; modelos alternativos de gestão e avaliação das políticas e serviços públicos. A linha de pesquisa conta com 12 docentes, sendo 9 permanentes, 1 visitante e 2 colaboradores. Esses docentes, lideram os projetos de pesquisa que dão suporte à linha:
Breno Augusto Diniz Pereira-Docente Permanente: Construção do Pensamento sobre Governança Pública: Conceituação, Caracterização e Proposta para a sua Avaliação
Leander Luiz Klein – Docente Permanente: Inovação em Instituições Públicas por meio de práticas e valores Lean
Luis Carlos Zucatto – Docente Permanente: Análise de Políticas Públicas de Fomento à Ciência, Inovação e Tecnologia
Marcelo Battesini-Docente Permanente: Otimização da Gestão em Administração Pública
Márcia Zampieri Grohmann- Docente Permanente: Avaliação de Serviços Públicos
Mauri Leodir Löbler – Docente Permanente: Os impactos no Indivíduo e na Sociedade com o Uso da Tecnologia da Informação no Setor Público
Greici Sarturi -Docente Permanente: Criação de valor social para múltiplos stakeholders: uma análise em organizações públicas
Luciana Flores Battistella-Docente Permanente: Políticas Públicas Sociais: estudos aplicados e comparados
Eric Charles Enri Dorion – Docente Permanente: Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação na Administração Pública como Elementos-Chave para o Desenvolvimento de uma Comunidade Inteligente.
Luis Moretto Neto – Docente Visitante: Gestão Sustentável e Economia Circular: consumo e desperdício de alimentos – Brasil- Perú.
Eugenio Simonetto – Docente Colaborador: O processo decisório e a sustentabilidade ambiental nas organizações públicas
Estela Maris Giordani -Docente Colaboradora: Pedagogia e Política: Os Princípios da Pedagogia Aplicados na Relação Indivíduo- Sociedade
A segunda linha do PPGAP é a de Economia, Política e Finanças Públicas (EPF), a qual busca, a partir das inter-relações entre a Economia, as Políticas Públicas, as Finanças do setor público, analisar os impactos econômicos, financeiros e sociais das políticas públicas, como também propor modelos, indicadores e ferramentas para gestão pública considerando dimensões diversas e diferentes níveis governamentais (federal, estadual e municipal). Sob o ponto de vista econômico-financeiro, busca-se avaliar o impacto das diversas políticas e estratégias governamentais nas finanças públicas e nos indicadores econômicos e sociais. Na dimensão dos agentes e instituições responsáveis pela gestão pública, busca-se desenvolver e aplicar indicadores, modelos de previsão e avaliação, bem como ferramentas de controle que permitam o acompanhamento e avaliação da eficiência, eficácia e transparência da administração pública. E, na dimensão do usuário/beneficiário pretende propor instrumentos e aplicar modelos para avaliação das percepções, níveis de satisfação e impactos das políticas, estratégias e ações públicas no bem-estar da sociedade. Nessa linha tem-se seis professores permanentes e um colaborador, os quais são responsáveis pelos seguintes projetos de pesquisa:
Adriano Mendonça Souza- Docente Permanente: Modelagem linear e não linear como ferramenta auxiliar para gestão de organizações públicas.
Eduardo Botti Abbade-Docente Permanente: Dos antecedentes da produção às consequências do consumo: análise da eficiência de sistemas alimentares, políticas públicas, e delineamento de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e segurança alimentar.
Kalinca Leia Becker – Docente Permanente: Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais
Kelmara Mendes Vieira – Docente Permanente: Instrumentos e Indicadores para Administração Pública.
Nelson Guilherme Machado Pinto – Docente Permanente: Eficiência e Eficácia no Desempenho e Governança da Gestão Pública Brasileira
Reisoli Bender Filho – Docente Permanente: Gasto Público e Crescimento Econômico
Daniel Arruda Coronel- Docente Colaborador: Análise dos Impactos nas Finanças Públicas das Políticas de Fomento ao Setor Industrial Brasileiro.