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Entrega da Versão Final da Dissertação



Procedimento para a entrega do trabalho de forma digital:
1º Passo: O discente com seu login e senha da UFSM irá acessar o Portal de Documentos da UFSM e proceder conforme o tutorial disponibilizado com as instruções e passos do envio do trabalho em: Tutorial – Ato de Entrega de MDT. Assim, a entrega é composta por:

  • Trabalho final (Dissertação) em PDF, normas de acordo com a MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM. (A dissertação não deve conter nenhuma assinatura);
  • Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca, assinada eletronicamente apenas pelo discente;
  • Comprovante de submissão de um artigo científico referente ao tema da Dissertação em periódico com corpo editorial da área Ciências Agrárias I (no mínimo com avaliação QUALIS B5) – Pode ser um e-mail recebido do periódico, comprovando a submissão.

2º Passo: O discente tramita para a caixa postal do(a) orientador(a), que fará a conferência do trabalho, verificando se foi corrigido conforme definido pela Comissão Examinadora da defesa. Caso o trabalho não esteja de acordo com as correções sugeridas pela banca, o orientador retorna ao discente para que sejam efetuados os ajustes necessários. Se estiver tudo certo, o orientador tramita o processo para a Coordenação do PPGAP.

3º Passo: A Coordenação do PPGAP recebe o processo, confere o título do trabalho (que deve estar de acordo com o que consta na Ata de Defesa da aprovação e na Autorização para liberação online do trabalho pela Biblioteca, e demais itens conforme a MDT 2021). Caso o trabalho não esteja de acordo, o processo é devolvido ao discente para que os ajustes sejam realizados. Se tudo estiver correto, será inserido no processo o arquivo da Ata de Defesa já assinada pelos membros da Comissão Examinadora e pela Coordenação do curso e tramita-se o processo à Biblioteca Central.

Atenção:
O envio do trabalho via processo PEN dispensa as assinaturas do orientador e dos membros da Comissão Examinadora na Folha de Aprovação no arquivo do trabalho. A Ata de Defesa assinada, que será incluída no processo, substitui as assinaturas da Folha de Aprovação.

A assinatura da Ata de Defesa deve estar em consonância com o Memorando circular N. 004/2024-PRPGP.

Para a assinatura do discente na Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca via PEN, deverá ser utilizada preferencialmente a assinatura eletrônica. Instruções de cadastramento: Assinatura Eletrônica PEN – UFSM.

Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central.
Em caso de dificuldades na conversão do texto em Word para PDF, a Biblioteca Central poderá disponibilizar este serviço na Divisão de Referência.
A expedição do diploma é efetuada pelo Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG em média de 20 a 30 dias.

O acompanhamento da tramitação pode ser feito pelo Portal de Documentos da UFSM, clicando em “Processos”. O número do processo PEN é o de abertura do processo de defesa efetuado pelo discente.

 
Dúvidas sobre a emissão do diploma, enviar e-mail para academico.prpgp@ufsm.br.
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