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Entrega da Versão Final da Dissertação



Procedimento para a entrega da versão final da Dissertação:
1º Passo: Dentro do prazo estipulado pela banca examinadora, o discente, com seu login e senha da UFSM, deverá acessar o Portal de Documentos da UFSM e proceder o Ato de Entrega conforme o tutorial disponibilizado em: Tutorial – Ato de Entrega de MDT. Assim, a entrega é composta por:

  • Trabalho final (Dissertação) em PDF, normas de acordo com a MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM. (A dissertação não deve conter nenhuma assinatura);
  • Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca, assinada eletronicamente apenas pelo discente;
  • Comprovante de submissão de um artigo científico referente ao tema da Dissertação em periódico com corpo editorial da área Ciências Agrárias I (no mínimo com avaliação QUALIS B5) – Pode ser um e-mail recebido do periódico, comprovando a submissão.

2º Passo: O discente tramita para a caixa postal do(a) orientador(a), que fará a conferência do trabalho, verificando se foi corrigido conforme definido pela Comissão Examinadora da defesa. Caso o trabalho não esteja de acordo com as correções sugeridas, o orientador retorna ao discente para que sejam efetuados os ajustes necessários. Se estiver tudo certo, o orientador tramita o processo para a Coordenação do PPGAP.

3º Passo: A Coordenação do PPGAP recebe o processo, confere o título do trabalho (que deve estar de acordo com o que consta na Ata de Defesa da aprovação e na Autorização para liberação online do trabalho pela Biblioteca, e demais itens conforme a MDT 2021). Caso o trabalho não esteja de acordo, o processo é devolvido ao discente para que os ajustes sejam realizados. Se tudo estiver correto, será inserido no processo o arquivo da Ata de Defesa já assinada pelos membros da Comissão Examinadora e pela Coordenação do curso e tramita-se o processo à Biblioteca Central.

Atenção:
O envio do trabalho via processo PEN dispensa as assinaturas do orientador e dos membros da Comissão Examinadora na Folha de Aprovação no arquivo do trabalho. A Ata de Defesa assinada, que será incluída no processo pela Secretaria, substitui as assinaturas da Folha de Aprovação.

A assinatura da Ata de Defesa deve estar em consonância com o Memorando circular N. 004/2024-PRPGP. Além disso, quando houver a presença de um ou mais membros estrangeiros na banca, deve ser utilizada a versão bilíngue da Ata de defesa. Essa versão deve ser preenchida integralmente, mantendo o texto completo nos dois idiomas, sem exclusões ou modificações.

 

A Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central.
A expedição do Diploma é efetuada pelo Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) em média de 20 a 30 dias.
Dúvidas sobre a emissão do diploma, enviar e-mail para academico.prpgp@ufsm.br.
O acompanhamento da tramitação pode ser feito pelo Portal de Documentos da UFSM, clicando em “Processos”, “Meus Documentos” e “Interessado”.

 
 
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