Convênios
O Prof. Alessandro Dal’Col Lúcio é coordenador institucional do convênio de mobilidade internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria – Brasil e o Instituto Politécnico de Bragança; e do convênio de mobilidade internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria – Brasil e o Instituto Politécnico de Setúbal – Portugal.
O Prof. Dilson Antônio Bisognin firmou um termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade de Zambeze, Moçambique, para promover a capacitação de recursos humanos por meio da oferta de Programa de Doutorado.
O Prof. Nereu Augusto Streck coordena o convênio com a University of Nebraska-Lincoln (UNL), Lincoln, USA, com a finalidade de intercâmbio para a realização de estágio sanduíche de doutorado e continuidade da cooperação científica desde novembro de 2005. Também coordena a cooperação com o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária, com a finalidade: Projeto de calibração das cultivares INIA Olimar, El Paso 144 e INIA Mirim no modelo SimulArroz e intercâmbio de alunos.
Em 2017 os Profs Alessandro Dal’Col Lúcio e Sidinei José Lopes participaram de Missão de Trabalho no Projeto de Cooperação Internacional Capes/FCT – Portugal – Processo 99999008627/2014-02. Nesta missão foram visitados o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico de Setúbal. Durante a missão foi possível a participação em dois eventos científicos, o XXIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística e o I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura, ambos ocorridos nas dependências do ISCTE em Lisboa, com apresentações de trabalhos realizados no PPGA e troca de experiências entre os pesquisadores. Além desta participação nos eventos, o Prof. Alessandro Dal’Col Lúcio apresentou a Universidade Federal de Santa Maria e as ações desenvolvidas pelo PPGA e pelo Grupo de Pesquisa “Experimentação”, que faz parte do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Também foi realizada a apresentação dos cursos de Licenciatura e Pós-Graduação da ESB/IPS por parte de seus respectivos coordenadores e tratou-se, ainda de um convênio de acordo bilateral entre a UFSM e o IPS.
Em 2018, o Professor Jerson Vanderlei Carús Guedes esteve na University of Pennsylvania, EUA; o Professor Dilson Antônio Bisognin fez viagem técnica para visitar o Programa de Melhoramento Participativo e de Conservação in situ da Diversidade Genética de Batata em Cusco, Perú; o Professor Ivan Francisco Dressler da Costa, visitou a CORTEVA em Indianapolis, EUA; a Professora Marlove Fatima Brião Muniz, participou de Missão de Trabalho no Projeto de Cooperação Internacional Capes/FCT – Portugal – Processo 99999008627/2014-02, proferiu Palestras na Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal e na Escola Superior Agrária, Lisboa, participou no 8º Meeting of the IOBC- Integrated Protection of Olive Crops, em Florença- Itália; e no 15º Workshop Trichoderma and Glyocladiumde em Salamanca na Espanha; e o Professor Alencar Junior Zanon proferiu conferência “Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades”, em espanhol, no Seminário Técnico do INIA, Tacuarembó, Uruguai e conferência “Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades”, em espanhol, no Seminário Técnico do INIA, em Artigas, Uruguai.
O Prof. Diego Nicolau Follmann coordena pela UFSM o Convênio de Cooperação para Fortalecimento de Programa de Pós-Graduação entre a EMBRAPA-Trigo de Passo Fundo e a UFSM. Processo Administrativo 23081.041976/2019-01 registrado na UFSM.
O professor Astor Henrique Nied é responsável pelo Contrato de comodato de ben(s) móvel entre EMBRAPA e UFSM como parte do Acordo de Cooperação Técnica entre as Instituições plano de trabalho: “Pesquisa e Geração de Conhecimento para Canola” no período de 2014 a 2020 (Responsável Arno Bernardo Heldwein). Finalidade: atender na execução de atividades de pesquisa e experimentação agropecuária em consonância com o Projeto 02.14.01.027.00.00 – “Estratégias de manejo associadas a respostas ecofisiológicas da canola em lavouras brasileiras”, além do acordo de Cooperação Técnica Cod. Embrapa 21100.16/0009-8