Notícias agrícolas divulga projeto de arroz sem uso de defensivos, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso Alternativo de Áreas de Várzea (GPAI). Confira:
” Há cinco anos a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) desenvolve pesquisas com a produção de arroz orgânico como alternativa de mercado, especialmente para pequenos produtores que podem agregar valor à sua produção e ainda atender um nicho de mercado específico. Porém, no último ano o foco se voltou para a produção sem uso de defensivos.
Segundo o professor da UFSM, Enio Marchesan, o projeto passou a utilizar fertilizantes, comumente aplicados no método tradicional de produção, pois os tetos produtivos sem eles eram muito baixos. Agora, o controle de plantas daninha, de pragas e doenças é que seguem sendo realizados com outras técnicas.
Para as daninhas, é a própria água que auxilia neste controle. Já para pragas e doenças os aliados são a escolha de cultivares resistentes e o uso de produtos biológicos.
O professor comenta que, caso a produtividade seja elevada e as condições de mercado estiverem favoráveis, a rentabilidade ao produtor também será elevada nesta busca por maneiras diferentes para atender ao mercado.
Como próximos passos dos projetos, Marchesan elenca um estudo mais aprofundado de mercado para entender a real aceitação do produto pelo consumidor final, levar o estudo da Universidade ao campo para ouvir novas demandas dos produtores e o desenvolvimento de novas tecnologias biológicas para auxiliar nesta produção.
Confira a entrevista completa com o professor da UFSM no vídeo.
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas
Disponível em : <https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/graos/284482-projeto-da-ufsm-estuda-producao-de-arroz-sem-uso-de-defensivos-como-alternativa-de-mercado.html?fbclid=IwAR2VdVJ0dkpCcIsQgpe5bfNUXjVPYEQlxIs0psylRbIDFf0DUk8MMP9d_0k#.YG3qiOhKjtS>