Na manhã de primavera do sábado, 16 de novembro, Três de Maio, no Noroeste do Rio Grande do Sul, sediou o Dia de Campo sobre Horticultura, evento promovido pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Localizada na região chamada de Região Celeiro do RS, por ser tradicional na produção de grãos, a cidade de Três de Maio é conhecida como Cidade Jardim, em função da ornamentação das vias principais. 185 participantes, entre estudantes, produtores técnicos, participaram do encontro. Uma delegação de oito integrantes da Equipe PhenoGlad, entre eles o Assistente Técnico Regional da Emater de Santa Maria Alfredo Schons, saiu no dia anterior de Santa Maria para Três de Maio, com o objetivo de integrar a programação.
O Dia de Campo contou com seis estações, sendo que duas ficaram a cargo da Equipe PhenoGlad em parceria a Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria. A Estação 1 “Gladíolo: do plantio à Colheita” foi apresentada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a professora Lilian Osmari Uhlmann, a Camila Becker, a Regina Tomiozzo, o Darlan Balest e a Kathleen Paust, que abordaram sobre o gladíolo ou palma-de-santa-rita como alternativa para diversificação de culturas e agregação de renda ao agricultor familiar; Estação 2 “O Floricultor na Era Digital” ficou a cargo do Assistente Técnico Regional (ATR) da Emater Alfredo Schons e pelo Rômulo Pulcinelli Benedetti, que apresentaram o aplicativo PhenoGlad Mobile como ferramenta digital para a Floricultura visando o aumento do lucro do produtor. PhenoGlad Mobile – Ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul (PhenoGlad Mobile – RS) e em todos os 295 municípios de Santa Cataria (PhenoGlad Mobile – SC). O aplicativo PhenoGlad Mobile é uma aplicação híbrida web-mobile e pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android.
A Estação 3 “Produção de hortaliças folhosas sob telado” foi apresentada pelo professor do curso Técnico em Agropecuária e do Bacharelado em Agronomia da SETREM Claudinei Marcio Schmidt e abordou as vantagens de produzir hortaliças folhosas, como alface e repolho, em ambiente protegido por telas plásticas. A Estação 4 “Trabalhador Rural e Saúde” apresentada pela professora do curso de Bacharelado em Psicologia da SETREM Lissandra Baggio deu dicas para melhorar a qualidade vida no meio rural, valorizando a saúde física e mental do agricultor e da sua família.
A Estação 5 “Plantio adensado de figo para comercialização in natura” foi apresentada pelo Engenheiro Agrônomo professor da SETREM Lucas Nunes Frizzo e pela acadêmica do 10º semestre da Agronomia da SETREM Caroline Balzan e discutiu o potencial da cultura do figo como alternativa para agregar renda à propriedade rural. Por fim, a Estação 6 “Flutuação populacional de mosca das frutas” foi apresentada pela professora da SETREM Cinei Teresinha Riffel e pelo técnico em Agropecuária e acadêmico do 6º semestre da Agronomia da SETREM Santo Falk de Almeida e abordou os aspectos biológicos e agronômicos da mosca das frutas e as estratégias de controle desta praga nos pomares.
O público aproveitou a diversidade de assuntos no evento, que incluiu as três áreas da Horticultura: a floricultura, a olericultura e a fruticultura. A produtora do município de Independência, Albina Cadore, que participou do evento relata que estava “maravilhoso”. Ela continua,”já conhecia o gladíolo mas hoje aprendi aqui que posso cultivar esta flor em outras épocas, o que é uma novidade para mim”, avalia Albina. Para o ATR da Emater Alfredo Schons, o evento foi um momento único para o público pois mostrou as últimas novidades nas culturas em cada Estação. “Para a Equipe PhenoGlad, que se deslocou de Santa Maria, foi uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no RS e em SC”, ressalta SChons. O professor Claudinei Schmidt, da Comissão organizadora, pontua como “um evento diferenciado dos anteriores por dois motivos: (I) pelo dia da semana, pois o sábado de manhã motivou o público a participar, e (II) pelas temáticas desenvolvidas nas estações, que foram bem diversificadas, desde flores de corte, com a participação da Equipe PhenoGlad, hortaliças folhosas, fruticultura e saúde do trabalhador rural”, disse. “Isso nos motiva para organizar cada vez melhor novos eventos nos próximos anos”, conclui Schmidt.
O evento foi registrado pela imprensa de TV local e também nas redes sociais da Equipe PhenoGlad no Facebook/phenoglad, Instagram@phenoglad e Twitter@phenoglad1, com posts ao vivo durante o evento, os quais tiveram em média mais de 1 mil visualizações.
O Dia de Campo na SETREM também serviu para a Equipe PhenoGlad divulgar a campanha “Flores para Todos”, uma iniciativa que está levando para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina a ideia que a floricultura pode ser uma atividade de agregação de renda ao produtor e ofertar flores a um custo mais baixo para o consumidor. “Queremos que um grande número de pessoas possam ganhar dinheiro produzindo flores e que os consumidores possam ter um produto com preço acessível, de modo que toda a cadeia da floricultura se fortifique”, avalia o professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad da UFSM. Nesta campanha, no Rio Grande do Sul temos o apoio da Emater/RS-Ascar e em Santa Catarina temos o apoio da Epagri, conclui Streck. A Equipe PhenoGlad parabeniza o professor Claudinei Marcio Schmidt e toda a equipe pelo sucesso na organização do Dia de Campo e agradece a SETREM pelo apoio e oportunidade de participar deste evento. A participação da Equipe PhenoGlad no Dia de Campo da SETREM foi o primeiro resultado prático da parceria PhenoGlad/SETREM, firmada em 24 de agosto deste ano durante uma reunião na UFSM, que teve a participação de professores da SETREM e integrantes da Equipe. Para conferir como foi a reunião que firmou a parceria.
Por: Equipe PhenoGlad