104 pessoas participaram do II Roteiro Técnico, em
Bento Gonçalves.
A tarde de sexta-feira, 28 de setembro, marcou a chegada de uma nova cultura aos produtores e extensionistas da Serra Gaúcha, em específico, à Terra do Vinho, Bento Gonçalves. Trata-se dos Gladíolos- flores bulbosas- cultura levada pela Equipe PhenoGlad e apresentada na X Jornada Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS/BG).
O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro deles, a Equipe participou de uma mesa redonda, composta pela diretora-geral do campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé, a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura, Andressa Comiotto, a representante da Equipe PhenoGlad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Drª Lilian Osmari Uhlmann, O extensionista Rodrigo Scholz da Silva, da Emater/ RS- Ascar Regional de Lageado, o extensionista Alfredo Schons da Emater/ RS- Ascar Regional de Santa Maria e Cássio Brufatto, diretor de paisagismo da Associação Rio- Grandense de Floricultra (Aflori).
O professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad da UFSM, proferiu uma palestra apresentando as ações de extensão da Equipe PhenoGlad no RS e em SC visando introduzir a floricultura, através da cultura do gladíolo, como alternativa de diversificação de culturas e agregação de renda ao pequeno agricultor familiar, visando a sustentabilidade social e econômica da família rural e a sucessão familiar. “De maio de 2017 até hoje foram realizados três Roteiros Técnicos sobre a cultura do gladíolo em Santa Catarina e hoje é o segundo no Rio Grande do Sul, totalizando mais de 600 participantes entre produtores, extensionistas, professores, pesquisadores e estudantes” ressalta Streck. Em Santa Catarina, as Equipes PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos e do Instituto Federal de Santa Catarina em Concórdia e Rio do Sul estão com projetos de sucesso em andamento e no Rio Grande do Sul estamos com destaque a um projeto em parceria com a Emater/RS-Ascar que já está em sua segunda fase, em que produtores de hortaliças e que também são feirantes estão ganhando dinheiro com gladíolo, explica. “Precisamos de projetos de extensão como estes para manter o jovem no campo, pois as famílias rurais estão ficando pequenas”, conclui Streck.
Em sequência, mais de 100 pessoas, entre estudantes do IFF e público participante, foram convidados a ir a campo, no II Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo no Rio Grande do Sul. A iniciativa contou com quatro estações: Floricultura digital: PhenoGlad Mobile, Plantio da cultura, Práticas de manejo: pragas e doenças e Colheita: custos de produção e fonte de renda. As estações foram apresentadas por integrantes das Equipes PhenoGlad do IFRS/BG, da UFSM e da Emater/RS-Ascar.
Floricultura Digital
Grande novidade na Serra, o PhenoGlad Mobile cativou o público logo no início do Roteiro. Se a agricultura deve ser pensada a partir de processos, o software possui facilidade de download acompanhada da riqueza de detalhes no manejo, o que o tornam uma ótima opção para quem deseja conhecer ou investir na cultura de gladíolos.
O Assistente Técnico Regional da Emater Regional de Santa Maria, Alfredo Schons, afirma ser uma satisfação poder contribuir em eventos em nível de produtores, técnicos e alunos. Sobre a ferramenta digital, Schons ressalta que “o aplicativo realmente veio para contribuir”. Ele continua, “eu sempre digo assim: quer ganhar o produtor? Leva facilidades para ele e associe com algo que dê renda. Hoje a mão de obra custa caro o que dificulta as produções. O PhenoGlad Mobile está na contramão disso ao proporcionar facilidades a uma nova fonte de renda”, enfatiza o ATR da Emater/SM, Alfredo Schons.
O que é o PhenoGlad Mobile – RS
* É uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo. Com ele, os agricultores podem descobrir a data de plantio para que a flor fique pronta em qualquer data de comercialização ou evento ao longo do ano, para qualquer um dos 497 municípios do estado do RS. O aplicativo também dá dicas de manejo, como adubação e tutoramento das plantas, indica se há risco de geada ou calor excessivo para os gladíolos naquela região e ainda tem uma galeria de fotos das principais cultivares de gladíolo plantadas atualmente e quais são as pragas e as doenças que mais atacam o gladíolo. O aplicativo PhenoGlad Mobile – RS pode ser instalado gratuitamente em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android a partir da Play Store.
Após a instalação, não precisa de conexão com a internet para funcionar. A ferramenta foi destaque no caderno Campo e Lavoura do jornal Zero Hora em março deste ano, já foi testada no planejamento de cultivo de gladíolos em produtores do RS e em SC e foi usada na programação de cultivo do gladíolo em grandes eventos nacionais como 14ª edição da Tecnoeste que aconteceu em Concórdia, SC, de 21 a 23 de fevereiro de 2018 e a 18ª edição da Expoagro Afubra, a maior feira da agricultura familiar no Brasil, que aconteceu em Rio Pardo, RS, de 20 a 22 de março de 2018.
Novidade e fonte de renda
Corroborando com os princípios do aplicativo, o diretor de paisagismo da Aflori, Cássio Brufatto, comenta que a Associação Rio Grandense de Floricultura busca promover uma integração entre todos os setores da área. “O evento que aconteceu nesta tarde é tudo o que a Aflori quer. Falar de produção, fazer um dia de campo, mostrando o que é pesquisado dentro da universidade, trazendo e evidenciando aos alunos e produtores, que hoje possuem na região da Serra o binômio frango e uva, que também pode ser diversificado”, disse Brufatto. O diretor avalia, “essa cultura do Gladíolo vem a calhar dentro do ramo da floricultura, para que ocorra essa integração e se consiga diversificar a propriedade”, pontua.
A produtora de suínos e aves, Aline Ludvig, confessa que compareceu ao II Roteiro Técnico por curiosidade. “Vim para conhecer. Em Tupandi não é muito conhecida essa flor. É inovadora, até para quem é jovem porque sempre queremos ampliar nossos horizontes. Aqui temos muito o citros, a ave e a suinocultura, então, é um meio bastante interessante, foi muito bem explicado cada processo”, relata Aline.
Questionada se os gladíolos podem se tornar uma fonte de renda em sua propriedade, ela destaca, “eu me interessei sobre o assunto, inclusive, estou levando para casa para começarmos a produzir os gladíolos. Não é uma flor muito conhecida, estou encantada. Acredito que essa cultura será inovadora”, ressalta Aline.
Sobre o evento, a professora da disciplina de Floricultura ofertada ao Curso Superior de Tecnologia em Horticultura e para o Técnico em Agropecuária do IFRS, integrante da Equipe PhenoGlad na Serra Gaúcha e coordenadora do evento, Jenniffer Schnitzer, disse que esta realização marcou um fortalecimento de uma parceria. “Projetamos o II Roteiro Técnico com quatro estações para que o produtor entendesse os processos e consiga cultivar. Foi um sucesso. Tivemos 104 participantes, um número bem expressivo, tendo em vista que a nossa região tem poucos produtores de plantas ornamentais. Estamos satisfeitos e felizes com o público”, revela Jenniffer.
Por: Equipe PhenoGlad