Nova Petrópoils/RS, conhecida como a cidade Jardim da Serra Gaúcha, recebeu nos dias 12 e 13 de julho de 2018 a quarta edição do “Criando Paisagens” e a quinta edição do “Encontro Estadual da Floricultura do Rio Grande do Sul”, promoção conjunta da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), da Sálix Paisagismo e da Floricultura Ursula. O evento reuniu aproximadamente 150 participantes, entre profissionais do paisagismo, produtores de plantas ornamentais, empreendedores, estudantes e professores. O evento objetivou fortalecer a cadeia produtiva no RS, um dos três maiores no setor da floricultura do país, segundo o presidente da Aflori Valdecir Ferrari. A Equipe PhenoGlad da UFSM participou com uma delegação de sete integrantes, entre professores do Departamento de Fitotecnia/CCR e alunos de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAgro) do campus sede de Santa Maria.
No primeiro dia do evento houve quatro palestras, que focaram no tema do paisagismo, incluindo mercado, vegetação para áreas públicas, jardins urbanos e manejo de terrenos com topografia acidentada. No final da tarde ocorreu a assembleia geral dos associados da Aflori, onde foi apresentado o relatório financeiro da gestão do biênio 2016-2018. Na sequencia da assembleia houve a eleição da nova diretoria da Aflori para o biênio 2018-2020, onde foi reeleito por aclamação o atual presidente Valdecir Ferrari.
A manhã do segundo dia do evento continuou com uma palestra sobre paisagismo e depois o destaque foi um debate sobre a regulamentação da profissão de paisagista. A tarde iniciou com uma mesa redonda para discutir a interdisciplinaridade no paisagismo com a participação do paisagista Toni Backes, que vem dedicando sua profissão de quase três décadas para o paisagismo naturalista. O evento finalizou com uma visita técnica no campo de produção de plantas ornamentais na Floricultura Ursula, onde os participantes puderam ver de perto como a produção de flores, folhagens e árvores é feita em uma das empresas reconhecidas nacionalmente na área de produção de plantas ornamentais.
Durante o evento, os integrantes da Equipe PhenoGlad aproveitaram para conhecer novas empresas, profissionais e instituições, e para divulgar as ações de extensão que as Equipes vem realizando em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul através da campanha “Flores para todos” bem como o projeto que está em andamento em parceria com a Emater/RS-Ascar que visa introduzir o gladíolo como alternativa de renda ao agricultor familiar no RS.
Além de divulgar os roteiros técnicos em Santa Catarina, que já reuniram mais de 500 pessoas, a Equipe aproveitou também o evento para divulgar as versões para SC e para o RS do PhenoGlad Mobile. O aplicativo para celulares permite programar a produção de gladíolo para os 295 municípios de SC e os 497 municípios do RS e também acompanhar o manejo da cultura, pois o app informa as principais práticas de manejo que o produtor precisa fazer ao longo do ciclo para colher lindos gladíolos. Entre os participantes do evento que aprenderam as funcionalidades do app estão o Engenheiro Agrônomo Cássio Brufatto, proprietário da Floricultura Giardini em Garibaldi/RS, e o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e sócio do grupo Terra Viva, Kees Schoenmaker.
Outro importante resultado da participação da Equipe no evento foi a definição dos palestrantes para a I Noite do PhenoGlad, que será realizada no campus da UFSM em outubro deste ano. O Coordenador do Curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, professor Marcelo Antonio Rodrigues, esteve também no evento e será um grande parceiro na realização da I Noite do PhenoGlad, cuja programação e primeira chamada serão anunciados nos próximos dias nas redes sociais oficiais PheoGlad (Facebook/phenoglad, Instagram@phenoglad e Twitter@phenoglad1).
Por: Equipe PhenoGlad