Utilização do software PhenoGlad para planejamento das datas de plantio de diferentes
cultivares para que a data de colheita coincida na mesma data.
O software PhenoGlad foi utilizado como ferramenta para o planejamento de aulas práticas das turmas 11, 13 e 15 do II semestre de 2017 da disciplina de Paisagismo e Floricultura do curso de Agronomia da UFSM. A professora responsável pela disciplina e integrante da equipe PhenoGlad Fernanda Backes utilizou o software para simular a data de colheita (estágio R2) das hastes florais do gladíolo de diferentes cultivares (Imagem 1).
Plantio convencional dos cormos da cultivar tardia Jester Gold e dos cormos fornecidos
pelo produtor de gladíolo.
O objetivo da utilização do software foi planejar a data de plantio de diferentes cultivares para que o R2 coincida na mesma data. Na data prevista do ponto de colheita, será ministrada a aula prática para os estudantes de graduação em Agronomia da UFSM, em que os alunos terão a oportunidade de conhecer o ponto de colheita da cultura e como é realizado o manejo pós-colheita das hastes florais.
De acordo com as rodadas do modelo, o plantio deve ser realizado no dia 07/08/2017 para a cultivar de ciclo tardio (Imagem 2), 17/08/2017 para as cultivares de ciclo intermediário II, 25/08/2017 para as cultivares de ciclo intermediário I e 28/08/2017 para a cultivar de ciclo precoce. Utilizando estas datas de plantio, o ponto de colheita simulado foi dia 14/11/2017. As aulas práticas estão agendadas para ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro.
Plantio direto de gladíolo utilizando um saraquá.
As parcelas demonstrativas para esta aula prática também servirão para apresentar outras práticas de manejo da cultura do gladíolo aos alunos ao longo do semestre, como manejo da adubação de cobertura, ciclo das cultivares, tutoramento, efeito da condução das plantas com uma ou mais hastes, etc.
O fornecimento dos cormos (bulbos de gladíolo) ficou a cargo da equipe PhenoGlad de Santa Maria e do produtor de gladíolo, sr. Milton Cauzzo. O plantio dos bulbos fornecidos pelo produtor ocorreu no dia 07/08/2017, de forma convencional e uma parte foi plantada de forma direta, utilizando um saraquá, método inédito de plantio de bulbos de gladíolo que será testado e os resultados expostos aos alunos da disciplina.
A professora Fernanda está motivada para as aulas do II Semestre de 2017. “A utilização do PhenoGlad é uma forma diferente de aliar teoria e prática e, motivar os alunos a conhecer a aplicação prática do software no campo”, afirmou a professora Fernanda, enquanto realizava o plantio da cultivar tardia.
Por: Equipe PhenoGlad