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Projetos de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

 Projetos por Docentes 

 

ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES

Coordenador: DAVID LORENZI JUNIOR

  • Projeto: Logística e Qualidade na Gestão Pública 
  • Resumo: Prática comum das empresas privadas a logística e a gestão pela qualidade começa a fazer parte do dia a dia dos órgãos públicos. Os autores Bowersox e Closs (2011) é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente. Segundo Juran (1992) gestão da qualidade é adequação ao uso, que resulta da combinação de um produto (bem ou serviço) das características que respondem as necessidades dos clientes e ausência de deficiências. A noção de qualidade tem ocupado posição de destaque no contexto gerencial, firmando-se como espaço teórico e prático de produção de conhecimento em especial desde a década de 80 do século passado, no Brasil com mais ênfase a partir da década seguinte nos dias de hoje, influenciando fortemente a organização e o controle do trabalho na administração pública. Nesse sentido esse estudo tem a pretensão verificar e debater as práticas logística e de gestão da qualidade nas prefeituras da região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Como problema de estudo guiador da pesquisa tem-se: Como está o processo de logística e gestão da qualidade nas organizações públicas do Estado do Rio Grande do Sul Como metodologia, a pesquisa para atingir o objeto do estudo além da pesquisa bibliográfica e documental, também utiliza aplicação de questionários semiestruturados gestores e responsáveis. Além disso, também serão analisados documentos que serão disponibilizados pelas prefeituras. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições e elucidações para a melhor consolidação teórica e prática logística e da gestão da qualidade nas organizações públicas do Estado do Rio Grande do Sul. 

Coordenadora: FLAVIA LUCIANE SCHERER 

  • Projeto: Características e perspectivas na gestão estratégica de negócios internacionais 
  • Resumo: O presente projeto objetiva analisar o processo de internacionalização de empresas brasileiras, evidenciando trajetórias e resultados obtidos. Pretende-se analisar os modos de entrada utilizados, as estratégias predominantes, o perfil dos empreendedores internacionais, e a performance exportadora destes empreendimentos. Metodologicamente, busca-se desenvolver análises integradas que privilegiam levantamentos do tipo survey, com tratamento quantitativo e estudos de caso com tratamento qualitativo. Em termos de resultados, espera-se realizar um efetivo diagnóstico da situação das empresas internacionalizadas, apontando melhores práticas que gerem resultados duradouros e que permitam a maior inserção das empresas brasileiras no cenário mundial de negócios. 

Coordenador: JULIO CEZAR MAIRESSE SILUK 

  • Projeto: Sistemas de mensuração de desempenho para a gestão do desenvolvimento de mercado em áreas estratégicas 
  • Resumo: A avaliação de desempenho está voltado para o desenvolvimento de sistemas de mensuração capazes de medir a eficiência e eficácia de atividades organizacionais. Essas atividades impactam diretamente na competitividade de negócios que é intensificada pelas mudanças no comportamento da sociedade e consequentemente nas transformações que ocorrem relativas às demandas de mercado. Os indicadores de desempenho, por sua vez, são variáveis de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação, de modo que exercem importante função no desempenho de companhias ou de setores. Desse modo, este projeto possui como objetivo geral desenvolver modelagens de mensuração de desempenho para gestão da competitividade das diferentes etapas do desenvolvimento de mercados em áreas estratégicas como, setor industrial e setor de energia elétrica nacional. Com abordagem qualitativa e quantitativa o estudo atingirá seu resultado desenvolvendo as etapas metodológicas delineadas no presente projeto com o intuito de atingir uma maior concepção dos elementos que motivam a competitividade. Além de publicitar os resultados obtidos, o presente projeto conta com apoio e parceria de pesquisadores de A avaliação de desempenho está voltado para o desenvolvimento de sistemas de mensuração capazes de medir a eficiência e eficácia de atividades organizacionais. Essas atividades impactam diretamente na competitividade de negócios que é intensificada pelas mudanças no comportamento da sociedade e consequentemente nas transformações que ocorrem relativas às demandas de mercado. Os indicadores de desempenho, por sua vez, são variáveis de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação, de modo que exercem importante função no desempenho de companhias ou de setores. Desse modo, este projeto possui como objetivo geral desenvolver modelagens de mensuração de desempenho para gestão da competitividade das diferentes etapas do desenvolvimento de mercados em áreas estratégicas como, setor industrial e setor de energia elétrica nacional. Com abordagem qualitativa e quantitativa o estudo atingirá seu resultado desenvolvendo as etapas metodológicas delineadas no presente projeto com o intuito de atingir uma maior concepção dos elementos que motivam a competitividade. Além de publicitar os resultados obtidos, o presente projeto conta com apoio e parceria de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento das ações no desenvolvimento de sistemas de mensuração de desempenho inovadores e facilitadores na solução de problemas no processo de tomada de decisão. Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento das ações no desenvolvimento de sistemas de mensuração de desempenho inovadores e facilitadores na solução de problemas no processo de tomada de decisão. 

Coordenadora: MARTA OLIVIA ROVEDDER DE OLIVEIRA

  • Projeto: Capabilities, Ativos e Métricas de Marketing e a Performance das Empresas 
  • Resumo: O projeto guarda-chuva “Capabilities, Ativos e Métricas de Marketing e Performance das Empresas” abarca os projetos “Influência do BrandHate e do nWOMno Brand Equity e na Performance das Empresa”, “Brand Equity and Financial Performance: Evidence from a Quasi-Natural Experiment in an Emerging Market”, “O desempenho financeiro das marcas de luxo”. O projeto trata sobre estudos das relação dos ativos estratégicos de marketing e marketing capabilities com a performance das firmas, tanto nacionais quanto internacionais. Vale-se tanto de metodologias qualitativas (para a compreensão dos ativos, recursos e capabilities de marketing), quanto de metodologias quantitativas para verificação de indicadores e construtos tanto de marketing, quanto estratégicos e financeiros; assim como das análises das possíveis relações e impactos dessas variáveis e construtos, valendo-se desde estudos cross section (surveys), séries temporais, dados em painel (coleta de dados de fontes secundárias); adotando técnicas de modelagem de equações estruturais e modelos econométricos de análise de dados. 

Coordenador do Projeto: ROBERTO SCHOPRONI BICHUETI 

  • Projeto: A Promoção de Ambientes Urbanos Inovadores em Cidades Sustentáveis: Práticas de Gestão e Fatores Condicionantes 
  • Resumo: As cidades estão no centro do debate em busca do desenvolvimento sustentável. A acelerada urbanização ocorrida nas últimas décadas trouxe consigo diversos desafios em torno da sustentabilidade urbana. A geração de energia mais limpa, a destinação adequada dos resíduos sólidos, a adequada mobilidade urbana e a disponibilidade de áreas verdes são alguns dos objetivos presentes nas diversas agendas das cidades sustentáveis. Nesse contexto, a adoção de práticas de gestão para o desenvolvimento urbano sustentável é capaz de produzir determinadas condições urbanas, entre as quais, podem ser citadas: a elevação da qualidade de vida e do bem-estar da população, a redução dos impactos ambientais e possibilidade de adoção de um estilo de vida saudável nas cidades. Este ambiente urbano diferenciado é capaz de proporcionar, entre outros aspectos, a atração de pessoas qualificadas, a maior interação social entre elas e a atração de investimentos. Diversos autores sugerem que esses fatores, entre outros, podem estar associados à geração de externalidades positivas, capazes de promover o desenvolvimento econômico e o aumento da capacidade de produzir inovações. Um ambiente urbano qualificado, que valorize a diversidade, favoreça a criatividade e possibilite a troca de conhecimentos pode ser considerado propício para o aumento da criatividade e da inovação. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de analisar a importância das práticas de gestão para o desenvolvimento urbano sustentável na criação de condições urbanas favoráveis à formação de ambientes urbanos inovadores em cidades sustentáveis. Para tanto, serárealizada uma pesquisa em duas etapas distintas, sendo a primeira de natureza quantitativa e descritiva, por meio de dados secundários, e a segunda de natureza qualitativa e exploratória, operacionalizada por meio de um estudo de casos múltiplos. Espera-se, por meio deste estudo, contribuir para o avanço acadêmico da gestão socioambiental, para reflexões acerca das práticas da gestão urbana sustentável, bem como a compreensão de aspectos relacionados com a ampliação da capacidade de inovação nos centros urbanos. 

Coordenador:  RODRIGO MARQUES DE ALMEIDA GUERRA

  • Projeto: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 
  • Resumo: Empresas de pequeno porte são importantes para o aquecimento da economia, geração de emprego e renda para a população. No entanto, pouco tem sido feito para analisar as estratégias de inovação destas organizações, principalmente em períodos de instabilidade e incerteza gerados no pós-pandemia de COVID-19. No sentido de gerar uma melhor compreensão a respeito deste problema, esse projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar o impacto das capacidades absortivas, agilidade e flexibilidade organizacional, capacidade de inovação de produto radical e incremental sobre o desempenho inovador de empresas instaladas na região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, pretende-se aplicar um instrumento de coleta de dados online em uma amostra de PMEs estabelecidas na macrorregião. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva, testes de normalidade da distribuição, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais (MEE). Ao término da pesquisa, os resultados esperados são os seguintes: testar e confirmar as hipóteses definidas no modelo empírico; auxiliar as PMEs a selecionarem os recursos e capacidades empregados na formulação de estratégias de inovação, eminentes para a sobrevivência e manutenção das empresas no horizonte temporal; a reconfiguração de capacidades e recursos estratégicos parece ser relevante em cenários de escassez, incertezas e turbulências tecnológicas; identificar os tipos de inovação, radical ou incremental, mais utilizados para o desenvolvimento de produtos parece ser significante para a competitividade das PMEs, principalmente de empresas sediadas em regiões com diferenciação de recursos financeiros, humanos, de suprimentos e geográficos. Durante a pandemia de COVID-19, provavelmente, as pequenas empresas reavaliaram suas estratégias de atuação com base nos recursos disponíveis. Nesse sentido, compreender os mecanismos subjacentes de capacidades absortivas pode auxiliar os gestores na reconfiguração de ativos estratégicos, principalmente em períodos adversos. INTRODUÇÃO: Entre as regiões norte e sul do Rio Grande do Sul encontra-se a Depressão Central, faixa de terra de baixa altitude que liga o oeste ao leste do estado. O município de destaque da mesorregião é Santa Maria/RS por ser considerado o quinto município com maior economia do estado e 94ª cidade dentre os 5.570 municípios do país (IBGE, 2010). A cidade de Santa Maria/RS apresenta um IDHM (índice de desenvolvimento humano municipal) acima da média nacional, que é de 0,784 (IBGE, 2010), possuindo, aproximadamente, 285 mil habitantes (IBGE, 2020), sendo considerada a principal cidade da mesorregião do Rio Grande do Sul, o que influencia na dinâmica das cidades circunvizinhas (microrregiões). O ambiente de investigação desse projeto de pesquisa envolverá pequenas empresas em função de sua contribuição para a economia da região central do estado, geração de empregos e renda para a população. A mesorregião central do Rio Grande do Sul está dividida em duas partes: Centro Ocidental Rio-Grandense (municípios de Santiago, Santa Maria e Restinga Seca) e Centro Oriental Rio-Grandense (municípios de Santa Cruz do Sul, Lajeado-Estrela e Cachoeira do Sul). Esse projeto de pesquisa visa investigar uma amostra de pequenas empresas instaladas nos municípios da região central do estado (conforme mencionado anteriormente). Empresas de pequeno porte são importantes para o aquecimento da economia local, uma vez que geram emprego e renda para a população. A região centra do estado do Rio Grande do Sul é afetada pela localização geográfica, dificuldade de retenção de recursos humanos para a área industrial, o que reflete em uma possível assimetria de recursos. Além disso, a dificuldade enfrentada pelas pequenas empresas pode ter causado vulnerabilidade em relação às estratégias de inovação, visando diferencial frente aos rivais localizados em macrorregiões do estado melhores posicionadas e desenvolvidas economicamente. As pequenas empresas são mais vulneráveis às adversidades do mercado (NASSIF; ARMANDO; LA FALCE, 2020). Sendo assim, a pandemia de Covid-19 prejudicou ainda mais a demanda de pequenas empresas em função do agravamento da turbulência de mercado e da crise econômica. Essas tribulações podem ter afetado a tomada de decisão de gestores de pequenas empresas, sendo necessário estimular as capacidades absortivas, estratégias de inovação e desempenho inovador em períodos adversos. OBJETIVO GERAL: Investigar o impacto das capacidades absortivas, agilidade e flexibilidade organizacional, capacidade de inovação de produto radical e incremental sobre o desempenho inovador de empresas da região central do estado do Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: 4.1 Questionário de pesquisa Esse projeto de pesquisa fará uso de instrumentos de coleta de dados já validados por meio de pesquisas anteriores. As assertivas do questionário serão traduzidas e adaptadas para o contexto brasileiro por meio da tradução reversa, evitando a perda de conteúdo do instrumento de coleta. Na sequência, o questionário será validado com pesquisadores experientes da área de estratégia e inovação. Após a adequação do instrumento de pesquisa com o feedback dos especialistas, será aplicado um pré-teste junto a um grupo de empresas da região central do estado do Rio Grande do Sul. 4.2 Variáveis de mensuração As variáveis de mensuração adotadas nesse projeto serão as seguintes: PIC radical e incremental (MENGUC; AUH; YANNOPOULOS, 2014; SUBRAMANIAM; YOUNDT, 2005), capacidades absortivas (FLATTEN et al., 2011), agilidade e flexibilidade organizacional (PURIWAT; HOONSOPON, 2022), turbulência tecnológica (JAWORSKI; KOHLI, 1993) e desempenho inovador (PRAJOGO; AHMED, 2006). As escalas utilizadas serão de cinco pontos: 1-discordo totalmente; e, 5-concordo totalmente. 4.3 Coleta de dados A coleta de dados será realizada por meio eletrônico com o auxílio do Google Forms ou SurveyMonkey. O instrumento de coleta deve ser validado em pesquisas anteriores, uma vez que reduzirá as chances de eventuais distorções. Para tanto, o questionário precisa será traduzido da versão em inglês para o português, e posteriormente realizar-se-á a tradução reversa, visando garantir o significado original das assertivas. O envio do questionário acontecerá de forma online. Os dados da coleta serão analisados por meio dos softwares estatísticos IBM SPSS® e AMOS®. Para tanto, os procedimentos utilizados serão os seguintes: estatística descritiva, testes de normalidade da distribuição, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais (MEE). 4.4 Procedimentos estatísticos A MEE tem a finalidade de avaliar modelos estatísticos, por meio de testes de bondade de ajuste, que averiguam se a variância e covariância da matriz de dados suportam a estrutura do modelo (VIEIRA; RIBAS, 2011). A MEE tem sido bastante utilizada na resolução de problemas da área de ciências sociais (JORESKOG; SORBOM, 1982), sendo considerada uma técnica multivariada de análise de dados (HAIR Jr. et al., 2009) que reúne conceitos da regressão, análise fatorial e análise de caminhos (VIEIRA; RIBAS, 2011). Apesar da aparente complexidade, o uso da MEE pode minimizar eventuais erros e distorções de cálculos (IACOBUCCI; SALDANHA; DENG, 2007), sendo recomendada para pesquisas survey. 4.5 Mediação e moderação A mediação ocorre quando uma variável independente X influencia uma variável dependente Y através de uma terceira variável M que reduz a força da relação direta de X com Y (MATHIEU; TAYLOR, 2006; IACOBUCCI; SALDANHA; DENG, 2007; HAYES, 2009). No entanto, para que haja mediação, alguns pressupostos devem ser atendidos. Iacobucci, Saldanha e Deng (2007) ressaltam que o MEE permite mensurar uma variável M, por meio de duas etapas: a) tanto a relação X→M quanto M→Y devem ser significativas; e, b) o resultado do teste de Sobel (teste z de Sobel) deve ser significativo. No geral, a mediação pode ser representada pelas Equações 1, 2 e 3, onde: iY e iM são as interceptações de regressão, εy e εm são os erros das respectivas estimativas, e a, b e c´ correspondem à regressão coeficientes das variáveis anteriores. O coeficiente C refere -se à estimativa da relação x em Y (relação direta). A moderação ocorre quando a força da relação entre duas variáveis (X e Y) é alterada por uma terceira variável (W) (PREACHER; RUCKER; HAYES, 2007). Assim, para que ocorra a moderação, uma variável independente (X) deve estar associada a uma variável dependente (Y) por meio de uma variável moderadora (W), que passa a influenciar a intensidade ou direção de X e Y (BARON; KENNY, 1986). A moderação modifica a relação inicialmente proposta, podendo ser mensurada por variáveis métricas ou não-métricas (HAIR Jr. et al., 2009). A moderação geralmente é avaliada por meio de uma equação de regressão (PREACHER; RUCKER; HAYES, 2007). A equação 4 pressupõe: i é o intercepto da regressão; b1 representa o efeito principal da variável X em Y; b2 corresponde ao efeito da relação X em W; b3 retrata o efeito da interação entre X e W sobre Y; e, ey é o erro estimado de Y

Coordenadora: SIRLEI GLASENAPP

  • Projeto: Negócios inclusivos: estudo de estratégias e instituições para o desenvolvimento humano, social e econômico
  • Resumo: A despeito dos avanços tecnológicos e econômicos, muitas desigualdades ainda persistem no Brasil, e em países classificados como desenvolvidos, embora apresentem índices de desenvolvimento altos. As desigualdades podem ser evidenciadas dentro de grupos específicos, como faixa etária, raça, educação dos responsáveis pelo grupo doméstico, região de residência e gênero. No combate a essas crescentes desigualdades, objetivando a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento, as políticas públicas governamentais, as iniciativas sem fins lucrativos são as estratégias comumente empregadas. No entanto, dada a complexidade de tais fenômenos e os desafios impostos pelo atual cenário macroeconômico, é consenso que tais objetivos não serão atingidos apenas pelas ações de organizações da sociedade civil e políticas públicas, fundamentais, porém necessitam de um escopo mais amplo para sua efetividade, sendo necessária a atuação de novos atores e novas estratégias para lidar com essas questões. Nesse contexto, o setor privado tem um papel central, uma vez que iniciativas de mercado podem desenvolver modelos de negócios inovadores que criam benefícios econômicos e, ao mesmo tempo, respondem aos desafios e as necessidades da sociedade no que diz respeito à justiça social, liberdades de escolhas, redução da pobreza e melhoria das condições de vida da população. Uma das possibilidades de o setor privado trabalhar nesse sentido é através dos negócios inclusivos, que conectam pessoas pela via do mercado, visando a melhoria das condições de vida. Na literatura científica existem diferentes abordagens teóricas relacionadas aos negócios inclusivos, perspectivas europeias, perspectivas norte-americana e a correntes nos países emergentes, bem como modelos de desenvolvimento. Nessa perspectiva, a presente pesquisa se propõe a investigar as estratégias, os aspectos institucionais que podem contribuir no desenvolvimento humano, social e econômico, a partir de negócios inclusivos, bem conectar atividades de ensino de gestão estratégica, negócios internacionais e ações extensão em organizações sociais. O principal objetivo da pesquisa é analisar estratégias, instituições de negócios inclusivos, para a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico.

 

  • Projeto: Negócios inclusivos: estudo de estratégias e instituições para o desenvolvimento humano, social e econômico
  • Resumo: A despeito dos avanços tecnológicos e econômicos, muitas desigualdades ainda persistem no Brasil, e em países classificados como desenvolvidos, embora apresentem índices de desenvolvimento altos. As desigualdades podem ser evidenciadas dentro de grupos específicos, como faixa etária, raça, educação dos responsáveis pelo grupo doméstico, região de residência e gênero. No combate a essas crescentes desigualdades, objetivando a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento, as políticas públicas governamentais, as iniciativas sem fins lucrativos são as estratégias comumente empregadas. No entanto, dada a complexidade de tais fenômenos e os desafios impostos pelo atual cenário macroeconômico, é consenso que tais objetivos não serão atingidos apenas pelas ações de organizações da sociedade civil e políticas públicas, fundamentais, porém necessitam de um escopo mais amplo para sua efetividade, sendo necessária a atuação de novos atores e novas estratégias para lidar com essas questões. Nesse contexto, o setor privado tem um papel central, uma vez que iniciativas de mercado podem desenvolver modelos de negócios inovadores que criam benefícios econômicos e, ao mesmo tempo, respondem aos desafios e as necessidades da sociedade no que diz respeito à justiça social, liberdades de escolhas, redução da pobreza e melhoria das condições de vida da população. Uma das possibilidades de o setor privado trabalhar nesse sentido é através dos negócios inclusivos, que conectam pessoas pela via do mercado, visando a melhoria das condições de vida. Na literatura científica existem diferentes abordagens teóricas relacionadas aos negócios inclusivos, perspectivas europeias, perspectivas norte-americana e a correntes nos países emergentes, bem como modelos de desenvolvimento. Nessa perspectiva, a presente pesquisa se propõe a investigar as estratégias, os aspectos institucionais que podem contribuir no desenvolvimento humano, social e econômico, a partir de negócios inclusivos, bem conectar atividades de ensino de gestão estratégica, negócios internacionais e ações extensão em organizações sociais. O principal objetivo da pesquisa é analisar estratégias, instituições de negócios inclusivos, para a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico 

GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Coordenador: LUIS FELIPE DIAS LOPES

  • Projeto: COMPORTAMENTO INOVADOR, ESTRESSE E TRABALHO
  • Resumo: Este projeto sistematiza os conhecimentos científicos sobre tais construtos e estuda a relação existente entre o estresse, as estratégias de enfrentamento a problemas (coping) e a Síndrome de Burnout e o hardiness, assim como seus possíveis reflexos, nas organizações e nos indivíduos. Pretende-se desenvolver técnicas de análise de instrumentos que tragam subsídios para os gestores e trabalhadores possam utilizar estratégias mais eficazes de enfrentamento a problemas e, conseqüentemente, possam preservar a saúde dos trabalhadores e da própria organização. Objetivos: Desenvolver pesquisas junto às organizações sobre doenças ocupacionais modernas (estresse, coping, síndrome de Burnout, depressão e ansiedade), e o seu efeito na saúde, bem estar, qualidade de vida, espiritualidade, florescimento no trabalhador e inovação social. Justificativa: Este projeto sistematiza os conhecimentos científicos estuda as relações entre os fenômenos de estresse, estratégias de enfrentamento (coping), síndrome de Burnout, ansiedade e o assédio moral e seus possíveis reflexos, no bem-estar, qualidade de vida, espiritualidada, florescimento dos colaboradores nas organizações e inovação social. Pretende-se desenvolver técnicas de análise de instrumentos que tragam subsídios para os gestores e trabalhadores e que possam utilizar estratégias mais eficazes de enfrentamento a problemas e, conseqüentemente, possam preservar a saúde dos trabalhadores e da própria organização. Resultados esperados: Espera-se o desenvolvimento de dissertações e teses e publicações de artigos científicos utilizando as temáticas de doenças comportamentais e suas relações com o comportamento organizacional e inovação social e que deles se possa desenvolver estratégias de enfrentamento. 

Coordenador: GILNEI LUIZ DE MOURA

  • Projeto: Desenho Organizacional, Gestão Estratégica para a Inovação e Mudança Estratégica
  • Resumo: Este projeto de pesquisa, procura investigar como as organizações reagem e se comportam concomitantemente diante das necessidades de inovação e da escolha e enfrentamento de mudanças estratégicas. A estrutura, os processos, a cultura, o comportamento e os valores organizacionais são essenciais para entender as transformações, aceitação ou rejeição das inovações e mudanças estratégicas que acarretam. O propósito central deste projeto é o de identificar o desenho organizacional necessário para implantação dos processos de gestão estratégica para inovação em uma organização. Em termos específicos espera-se atingir os seguintes objetivos: (a) Mapear a estrutura organizacional das empresas; (b) Descrever o comportamento organizacional das empresas; (c) Medir os fatores de diferenciação, formalização, centralização e integração nas empresas frente aos processos de inovação e às mudanças estratégicas; (d) Investigar a formação da cultura organizacional dentro das empresas; (e) Identificar que elementos organizacionais menos e/ou mais resistentes a mudanças; (f) Analisar o comportamento cultural do fator humano em relação às mudanças estratégicas e os processos de inovação; (g) Verificar qual a relevância da cultura organizacional para os dirigentes das empresas, para os pesquisadores das áreas de P&D; (g) Verificar a relação entre as áreas funcionais e a área de P&D nas empresas tecnológicas; (h) Descrever como as organizações conduzem as mudanças estratégicas; (i) Levantar quais as principais facilidades e dificuldades enfrentadas pelas empresas frente à adoção e implementação de novas estratégias; e (j) Verificar o impacto da mudança estratégica nas organizações e seu potencial de inovação. Na dimensão teórico-conceitual espera-se que o trabalho apresente fluidez e consistência literária suficiente para que possa validar a proposição de que o desenho organizacional e a gestão estratégica para a inovação devem estar sintonizados e co-relacionados, independentemente da natureza empresarial da organização em questão. Em termos prático investigativos uma simples investigação traz uma considerável contribuição ao apresentar uma realidade implicitamente conhecida, mas pouco formalizada no cotidiano corporativo. O método de investigação predominante nesse projeto será de pesquisas exploratórias, do tipo avaliação, com observações diretas, com a coleta de dados de natureza quantitativa e qualitativa, por meio de uso de métodos Survey, pesquisas Delphy Eletrônico, Soft System Methodology (SSM), conforme o objeto de pesquisa, e em sua maioria serão caracterizadas como Estudo de Casos. 

Coordenadora: LUCIANA DAVI TRAVERSO

  • Projeto: Dinâmica das Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional 
  • Resumo: A dinâmica organizacional impõe aos gestores o desafio da adaptação constante em relação às inovações tecnológicas, ao acirramento da concorrência, e as mudanças socioculturais que rompem com os padrões de consumo vigentes. No contexto social, tem-se como pano de fundo, a crise socioambiental e o aprofundamento das desigualdades sociais que tornam urgente a construção de uma consciência compartilhada em favor de relações de trabalho mais justas e sustentáveis. Os modelos de negócios contemporâneos, por sua vez, apresentam como diferencial estratégico o protagonismo das pessoas que fazem parte de seu quadro funcional. Nesse sentido, o capital humano tornou-se fundamental para a sobrevivência das organizações, visto que em sua definição exerce relação com os conhecimentos, competências e personalidade individual capazes de produzir valor. No entanto, torna-se preciso ampliar a noção de valor estritamente econômico para a visão de valor social, ambiental e econômico, conforme a prerrogativa da sustentabilidade que almeja, também, um mundo mais humano e melhor para todos que aqui habitam. Baseado neste panorama, o presente projeto busca analisar questões relacionadas à dinâmica das relações de trabalho e ao comportamento organizacional, considerando a complexidade do contexto do trabalho e os desafios existentes na sociedade atual. Além disso, procura-se aprofundar a compreensão sobre as dinâmicas das relações do trabalho, sob a perspectiva da Aprendizagem Organizacional, assim como das demais relações inseridas no contexto do Comportamento Organizacional. Dessa maneira, almeja-se trazer contribuições significativas para o campo teórico que se dedica a explorar as interações entre indivíduo e trabalho em ambientes organizacionais dinâmicos. Acredita-se que por meio de uma compreensão mais profunda destes processos, as organizações podem enfrentar melhor os desafios e trabalhar em prol de um futuro mais sustentável, processo esse que pode ser alcançado quando apoiado no capital humano das organizações. Destaco que, embora não tenha recebido financiamento externo, participo de uma rede de pesquisa que envolve duas universidades argentinas e a UFSM. Neste ano esta parceria resultou em um projeto de pesquisa que investigou os ODS e o papel das universidades latino americanas no alcance das metas da agenda 2030. Para tanto pesquisamos IES Argentinas e Brasileiras e, no momento, estamos trabalhando em 3 artigos que em breve serão encaminhados para publicação, como resultado dessa parceria. 

Coordenador: MARCELO TREVISAN

  • Projeto: Saúde, educação e trabalho: interfaces nas relações entre indivíduos e nas práticas de gestão nas organizações a partir da Agenda 2030 
  • Resumo: Em 2015 originou-se o pacto global, assinado por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), constituído pela Agenda 2030. Neste pacto constam 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam, de forma integrada, abordar desafios enfrentados pela população mundial em termos de desigualdades, qualidade de vida e cuidados com o planeta (ONU, 2022). Dentre os ODS, a presente proposta está focada, especificamente, em três: ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Dessa forma, almeja-se com este projeto investigar construtos vinculados aos ODS 3, 4 e 8 estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU e suas interfaces nas relações entre indivíduos e nas práticas de gestão nas organizações. Acredita-se que para potencializar o enfrentamento dos atuais contextos sociais, ambientais e econômicos é necessária uma transformação na maneira de abordar a vida em sociedade, bem como as relações entre indivíduos. Tal percepção perpassa as organizações, o que evidencia a importância de aprofundar estudos em saúde e em educação para a sustentabilidade em ambientes laborais saudáveis. O projeto encontra aderência à linha de pesquisa de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional à medida que visa sistematizar investigações direcionadas à dimensão humana e à dimensão organizacional. Isto é, promover estudos e subsidiar ações capazes de apontar discussões, análises e alternativas ao cenário mutável e dinâmico em que vivem as pessoas e atuam as organizações.

Coordenadora: SIMONE ALVES PACHECO DE CAMPOS

  • Projeto: Organizações, Pessoas e Sociedade: Compreendendo as Interfaces entre Trabalho, Sociedade e Sustentabilidade por meio de Aprendizagem 
  • Resumo: O presente projeto debruça o olhar sobre as relações estabelecidas entre pessoas, organização e sociedade. Parte, assim, do entendimento da realidade como multifacetada, multimensional (MORIN, XX), para a compreensão de como as pessoas, organizações e sociedades compõem uma teia complexa de relações e interdependências, tendo as formas de trabalho como eixo norteador das discussões. Sendo assim, o objeto de estudo reside no entendimento dos diferentes tipos de organização, sejam estas públicas, privadas ou formas organizacionais emergentes, e na compreensão de como as relações de trabalho impactam nos processos de aprendizagem organizacional e em resultados sociais positivos, relacionados à sustentabilidade. Diante do exposto, a proposta encontra-se diretamente relacionada às discussões atuais acerca dos objetivos do desenvolvimento sustentável, deflagrados pela agenda 2030, principalmente às preocupações expostas nos ODS “saúde e bem-estar” e “trabalho decente e desenvolvimento econômico”. Partindo desse intento, a proposta aqui apresentada contempla a realização de um projeto “guarda-chuva”, que, através de subprojetos interligados visará a compreensão das interfaces entre Organizações e pessoas em sociedade, a partir de temáticas relacionadas ao trabalho, à sustentabilidade e a aprendizagem. Outrossim, o presente projeto se organiza a partir de dois eixos: (i) trabalho e (ii) aprendizagem (ii) sustentabilidade. O primeiro eixo, busca compreender o trabalho, como locus da práxis humana e, portanto, aspecto central da vida do indivíduo. Em suas múltiplas perspectivas, o trabalho pode ser visto como fonte de realização e bem-estar assim como de angústia e sofrimento. Assim, investiga aspectos relacionados as práticas e micropráticas de gestão de pessoas, assim como às questões comportamentais. Visto que toda a interação humana se dá em um plano de práticas precede um processo de aprendizagem, emerge o segundo eixo norteador deste projeto, o qual tem por busca, compreender as configurações de diferentes situações, locais de trabalho e organizações, oferecendo uma estrutura interpretativa para a análise das dimensões sociais e tecnológicas. Disto posto, o terceiro eixo trata das transformações sociais em direção à sustentabilidade nos mais distintos contextos, entendendo a sustentabilidade como um novo modo de ser e agir em um mundo e constante mutação. Tem como norteador a adoção de uma perspectiva multinível e multidisciplinar para a compreensão dos diferentes tipos de organizações e seus impactos na sociedade, as relações entre negócios, organizações diversas, indivíduos e sociedade civil organizada, os em suas múltiplas interações podem gerar desenvolvimento local, territorial e social sustentável. 

Coordenadora: TAIS DE ANDRADE

  • Projeto: COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DE SEUS ANTECEDENTES SOB A ÓTICA DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS POSITIVOS 
  • Resumo: O presente projeto tem como objetivo analisar a influência dos antecedentes contextuais Florescimento no Trabalho e Resiliência no Trabalho sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional. Os Comportamentos de Cidadania Organizacional tem sido cada vez mais valorizados, pois o atual cenário do mundo do trabalho requer indivíduos com iniciativa e proatividade que não estejam restritos apenas às tarefas prescritas pelo sistema formal. Em particular, os Comportamentos de Cidadania Organizacional são cruciais para a economia do conhecimento, onde o ambiente externo evolui rapidamente e os papéis dos trabalhadores são menos definidos. Assim, as organizações dependem cada vez mais dos comportamentos discricionários e cooperativos para manterem-se competitivas. Em relação aos antecedentes dos Comportamentos de Cidadania Organizacional, os estudos têm abordado tradicionalmente os fatores disposicionais, afetivos e cognitivos (ESTIVALETE et al., 2013). Contudo, apesar dos numerosos antecedentes encontrados na literatura e dos diferentes pontos de vista sobre o caráter dos mesmos, existe uma lacuna acerca dos aspectos inerentes à Psicologia Positiva como antecedentes dos CCO. Além disso, mesmo considerando a importância desta temática, percebe-se que ainda existem aspectos pertinentes a teoria ainda pouco explorados, como múltiplas dimensões do Comportamento de Cidadania Organizacional em diferentes contextos. A Psicologia Positiva buscou explorar os aspectos positivos e saudáveis das pessoas, contrapondo-se a lógica tradicional predominante de que a psicologia se centrava nos aspectos negativos das pessoas, como doenças (SELIGMAN, 2011; BEDIN; ZAMARCHI, 2019). Este novo movimento no mundo científico, teve como foco mostrar a necessidade de uma teoria que conduzisse pesquisas e que pudesse aplicar novos estados e comportamentos positivos às pessoas (BEDIN; ZAMARCHI, 2019). Assim, Seligman (2011) teve como um dos vários objetivos deste movimento, compreender a constituição do florescimento humano, como uma nova teoria de bem-estar. Seligman (2011), explica que o florescimento é uma construção multidimensional, composta por várias partes ou componentes importantes (e.g. aspectos culturais, bem-estar, satisfação, engajamento, relações sociais e outros). Frente ao exposto, a RT é um construto positivo, que se refere a capacidade de resistir e se recuperar de desafios e adversidades, aproveitando e aumentando o equilíbrio, um senso de controle sobre o ambiente e viabilizando capacidade adaptativas frente as incertezas impostas pelos desafios (D’CRUZ; NORONHA, 2018). A RT, de acordo com os autores, é valiosa para lidar com eventos estressores, pois está associada a regulação emocional e a capacidade de utilizar recursos internos (e.g. esperança) e externos (e.g. oriundas do ambiente) de forma a aplicar várias estratégias para se recuperar de condições adversas. Desse modo, diante da importância do CCO, bem como da investigação acerca de seus antecedentes, progredir nas pesquisas desta temática sob uma perspectiva conjunta, torna este estudo relevante e inovador. A importância desta pesquisa também se reflete no reconhecimento dos benefícios dos Comportamentos de Cidadania Organizacional, pois as mudanças constantes indicam a necessidade das organizações poderem contar com comportamentos cooperativos e discricionários, baseados em laços de confiança e apoio percebido entre os atores envolvidos. 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 FLORESCIMENTO NO TRABALHO Os estudos sobre o florescimento no trabalho (FT), são relativamente novos e têm crescido à medida que pesquisadores e gestores buscam compreender as experiências positivas dos indivíduos e os seus efeitos para o ambiente de trabalho (SILVEIRA-MARTINS et al., 2021). Nesse sentido, a perspectiva do florescimento tem abordagem nas exigências psicológicas, necessidades de autoaceitação, afinidade e competência dos indivíduos. Por essa razão, o florescimento é definido como uma situação de prosperidade, de desenvolvimento, de bom relacionamento interpessoal com os colegas, satisfação pessoal e profissional e de bem-estar no contexto de trabalho (MENDONÇA et al., 2014). Ao considerar o florescimento na estrutura organizacional, isto não deve ser tratado como um processo pontual, mas como um investimento contínuo para garantir maiores índices de produtividade, trabalhadores saudáveis e menores intenções de sair da organização ao longo do tempo (CEBRAL-LOUREDA; TAMÉS-MUÑOZ; HERNÁNDEZ-BAQUEIRO, 2022). No tocante às dimensões e medidas, Mendonça et al. (2014) adaptaram e validação uma escala unidimensional de escala Likert de 1 a 7 pontos, de florescimento em contexto brasileiro direcionada ao contexto do trabalho. A escala está relacionada diretamente à autoimagem que o trabalhador possui sobre o seu envolvimento e sua contribuição para a execução do trabalho e sobre as suas competências. Por fim, estudos sinalizam uma associação positiva entre o FT com o desempenho da função e os CCO (REDELINGHUYS; ROTHMANN; BOTHA, 2019); e também sinalizam que a realização profissional do indivíduo influência no florescimento do indivíduo (OLIVEIRA-SILVA; PORTO, 2021). 2.2 RESILIÊNCIA NO TRABALHO O movimento dos EOP, utilizam a resiliência como um sistema de se recuperar de contratempos, sendo uma forma de ajuste positivo à adversidade (DUTTON; GLYNN, 2008). Ford (2018) refere-se a RT como um processo de suportar, lidar e de se recuperar de eventos de estresse advindos do trabalho, por meio de ações individuais que são refletidas no comportamento do trabalhador. Além disso, a resiliência influencia na forma que o indivíduo se identifica com o próprio trabalho e a organização, isto é, indivíduos resilientes possuem identificação com a organização e, ao contrário, indivíduos que não são resilientes nutrem uma desidentificação com o seu trabalho (FORD, 2018). Ao ponderar sobre as medidas da RT, em contexto brasileiro, Gomide Jr., Silvestrin e Oliveira (2015), validaram a Escala de Resiliência no Trabalho (ERT), a partir do estudo de Batista e Oliveira (2008), com 164 trabalhadores do triângulo mineiro. De acordo com os resultados, a ERT possui uma estrutura unifatorial, distribuída em 15 itens, fazendo o uso de uma escala Likert de sete pontos. Por conseguinte, estudos revelam que a resiliência se associa negativamente ao burnout e eventos estressores (CANTANTE-RODRIGUES et al., 2021) e se associa positivamente à inteligência emocional (CHIKOBVU; HARUNAVAMWE, 2022) e com comportamentos positivos à luz da teoria das trocas sociais (MENG et al., 2017). 3 MÉTODO DE PESQUISA 3.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO Esse estudo possui uma abordagem quantitativa. Além disso, com a intenção de responder ao problema de pesquisa e atingir os objetivos delimitados nesse projeto, esse estudo se classifica como exploratório e descritivo. No que se refere ao método de pesquisa, utilizar-se-á uma survey. 3.2 TÉCNICA DE COLETA DE DADOS Para atender ao objetivo, será estruturado um questionário, aplicado à trabalhadores do setor educacional do Brasil, a partir dos seguintes modelos: a) Escala de Comportamento de Cidadania Organizacional para Trabalhadores do Conhecimento, desenvolvida e validada por Dekas et al. (2013) e validada em contexto brasileiro por Andrade, Estivalete e Costa (2018). A referida escala é composta por 23 variáveis e cinco fatores (Sustentabilidade dos colaboradores, Participação social, Virtude cívica, Voz e Ajuda). b) Escala de Florescimento do Indivíduo no Ambiente de Trabalho – Reduzida, desenvolvida e validada em contexto brasileiro por Fabricio (2020). Esta escala é composta por 20 variáveis agrupadas em 5 fatores (Emoções positivas no trabalho, Engajamento no trabalho, Relacionamentos positivos no trabalho, Significado e Propósito no trabalho e Realização no trabalho). c) Escala de Resiliência no Trabalho, composta por 15 itens de forma unidimensional, validada em contexto brasileiro por Gomide Jr., Silvestrin e Oliveira (2015). Buscando caracterizar o perfil da amostra, será estruturada perguntas sociodemográficas como: idade, sexo, escolaridade, tempo de serviço e setor de atuação. Assim, este instrumento será incorporado ao Google Docs e aplicado de forma on-line. 3.3 ANÁLISE DOS DADOS Os dados serão tabulados pelo Microsoft Office e analisados com o uso do SPSS (Statistical Package for the Social Science) e pelo seu complemento AMOSTM. Inicialmente serão analisados os dados relativos à caracterização do perfil, por meio de estatísticas descritivas com o cálculo de média, desvio-padrão e frequência. Para compreender como ocorrem as relações entre os construtos e analisar a influência da RT e FT sobre o CCO, serão utilizadas as análises de Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais, buscando atender aos parâmetros estatísticos exigidos pela literatura. Para identificar os CCO praticados, bem como as percepções quanto ao florescimento e a resiliência, serão as análises descritivas de média, desvio-padrão e moda. 

Coordenadora: VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE

  • Projeto: Liderança Transformacional para o Meio Ambiente: Influências sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional e de Cidadania Organizacional para o Meio Ambiente 
  • Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência da Liderança Transformacional para o Meio Ambiente (LTMA) sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO) e os Comportamentos de Cidadania Organizacional para o Meio Ambiente (CCO-MA) na perspectiva de trabalhadores atuantes em indústrias. Liderar sobre uma crise demanda um toque mais humano. Diante desse fato, as empresas industriais passam por uma nova realidade, em que a liderança é fundamental para o desenvolvimento da humanização. O líder situado no ambiente laboral é responsável pela administração de recursos humanos, garantindo que a organização e a equipe se sintam apoiadas (NUNES; GÜNTHER, 2019). Considerando-se que os efeitos da Liderança Transformacional em empresas industriais vêm sendo o foco de alguns pesquisadores. Na pesquisa de Burawat (2019), foi estudado sobre Liderança Transformacional, as práticas de manufatura enxuta e práticas ambientais. Com o passar do tempo, o conceito de Liderança Transformacional evolui, criando uma nova perspectiva de gerenciamento, o conceito de Liderança Transformacional Verde foi criado por Chen e Chang (2013). De acordo com os autores, LTV é descendente da Liderança Transformacional, o fator diferencial é que o seu propósito fundamenta-se em comportamentos direcionados ao meio ambiente. Sobre os resultados da crise, torna-se pertinente compreender os efeitos da LTV no contexto das indústrias, uma vez que esse estilo pode influenciar os comportamentos dos trabalhadores a contribuir para o desenvolvimento da organização no âmbito ambiental, econômico e social. Os CCO são identificados como comportamentos discricionários e seus efeitos podem contribuir para o desenvolvimento da organização. Além disso, são percebidos como comportamentos espontâneos e inovadores (KATZ; KAHN, 1978). De acordo com Organ (1988), os CCO não são reconhecidos pelo sistema formal de recompensas. Esses comportamentos são desenvolvidos de forma voluntária e não são funções prescritas na descrição de cargo. Os CCO apresentam diversas dimensões e escalas de mensuração. Por meio dos estudos mencionados, também se verificou que o conceito de CCO também apresentou uma evolução, direcionando seus objetivos para os comportamentos ambientais. Boiral (2009) e Daily, Bishop e Govindarajulu, (2009) desenvolveram a teoria de Comportamentos de Cidadania Organizacional para o Meio Ambiente (CCO-MA). De acordo com Daily, Bishop e Govindarajulu, (2009, p. 246), os CCO-MA são “atos discricionários dos colaboradores, não recompensados ou requeridos dentro da organização, que são direcionados para a melhoria ambiental”. Boiral e Paillé (2012) contribuíram para a evolução do conceito, criando um instrumento capaz de mensuração, os CCO-MA no ambiente organizacional. A escala foi composta por três dimensões principais, sendo elas: Eco-Engajamento Civíco, Eco-Iniciativas e Eco-Ajuda. Diante dessa realidade, diversas pesquisas foram desenvolvidas. Denota-se que tanto os CCO, como os CCO-MA estão contribuindo para o desenvolvimento das organizações. A adoção de práticas ambientais que excedem os requisitos iniciais dos trabalhos pode resultar na economia e melhorar o ambiente laboral das indústrias. Assim, a presente pesquisa busca ampliar a compreensão da LTV no ambiente brasileiro, estudando as suas influências, concepções e ações no contexto das indústrias. Os Comportamentos de Cidadania serão avaliados juntamente com este antecedente. De acordo com os estudos destacados, os elementos citados trazem resultados positivos para diversas organizações (LUU, 2017; ELMASRY; SAAD, 2019; BURAWAT, 2019; OLIVEIRA, 2019; GEUS et al. 2020; AHMAD; SAAD, 2020; ANWAR et al. 2020). 

 

Coordenadora: VANIA MEDIANEIRA FLORES COSTA

  • Projeto: TRABALHO, ORGANIZAÇÕES E PESSOAS: UM PROJETO INTEGRADOR DE INVESTIGAÇÃO 
  • Resumo: “O presente projeto integrador de pesquisa e extensão abrange o quinquênio 2020-2025 e dá continuidade ao conjunto de estudos conduzidos nos últimos anos 20 anos, no âmbito pesquisa, ensino e extensão na UFSM. E tem como objetivo central ampliar as evidências e conhecimentos até então adquiridos sobre o trabalho, organizações e pessoas e as suas relações estabelecidas tanto em organizações públicas ou privadas. Também se destina a estudar de forma integrada e sistematizada os possíveis efeitos que do comportamento humano no contexto organizacional. Esse projeto integrador está estruturado em quatro pilares que por sua vez, que desdobram-se em 3 subprojetos de pesquisa específicos e um sub projeto de extensão. Cabe lembrar que, durante os últimos anos, o Grupo de Pesquisa: “Trabalho, organização e pessoas”, sob a minha coordenação, Profª Drª Vânia Medianeira Flores Costa, reúne docentes, doutorandos e mestrandos dos Programas de Pós-Graduação em Administração e graduandos da Universidade Federal de Santa Maria, com participação de colegas de outras IES do País. Assim, considerando os avanços obtidos pela literatura científica, ao longo deste período, a agenda de pesquisa do grupo incorporou novas temáticas de investigação considerando a atualização da literatura científica no que tange as relações que indivíduos estabelecem com suas organizações, sejam elas públicas ou privadas, e os possíveis efeitos que as mesmas geram sobre seus comportamentos, direcionando mais especificamente para temáticas mais abrangentes: Trabalho, Organizações e Pessoas. No campo do comportamento organizacional entender como os indivíduos e como lidam com situações de desgaste ou sofrimento, conservando comportamentos desejáveis pelas organizações ou ainda, como as organizações podem contribuir para o bem-estar e desempenho positivo tornou-se pauta para organizações e pesquisas do comportamento organizacional. Com base no exposto resumidamente apresenta-se os 4 subprojetos base deste Projeto Integrador. TRABALHO — SUBPROJETO I – O PAPEL MEDIADOR DO CAPITAL PSICOLÓGICO NA RELAÇÃO ENTRE CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA E BEM-ESTAR NO TRABALHO EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR A relevância do papel familiar e profissional para a integralidade do indivíduo é reconhecida em todos os níveis, asseverando o sentido que cada uma agrega ao seu self. A família, para Edwards e Rothbard (2000), é percebida como a primeira estrutura social ao qual o indivíduo pertence e contribui com a intencionalidade de estabelecer relações de afetos e, portanto, campo fértil para o desenvolvimento de valores e fomentação do bem-estar que repercutem, consequentemente, no meio exterior. Segundo Ribeiro (2004), a família configura um sistema social e não biológico, marcado pela coexistência de diversos sistemas de valores, padrões de exigência e busca pela satisfação pessoal e relacional. A autora destaca ainda, que essa definição não é estática, uma vez que suas configurações estão sujeitas as transformações ideológicas da sociedade, que por sua vez, executam um movimento dialético se modificando impactando sobre a sociedade. Entretanto, conforme Aguiar (2014; 2016) e Vilela (2017), cada papel social representa um compromisso com expectativas e exigências particulares, que ao ser assumido pelo indivíduo espera-se que seja cumprido a contento. Sendo assim, a tensão se instaura na medida em que os recursos disponíveis forem solicitados tornando-se, por vezes, escassos, afetando o desempenho do indivíduo em determinada função. Essa característica tem chamado a atenção de pesquisadores, uma vez que os efeitos do conflito trabalho-família não se restringem ao domínio de origem e seus prejuízos e consequências não se encontram claramente definidos, ampliando-se a necessidade de um debate que envolva a temática em diversos campos de análise de forma que se inclua: as organizações, o dimensionamento atual do trabalho e a família dos colaboradores. ORGANIZAÇÕES — SUBPROJETO II – GESTÃO DE CONFLITOS EMPRESARIAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO INTEGRANDO A MEDIAÇÃO E JUSTIÇA RESTAURATIVA A gestão de conflito no âmbito organizacional (PEREIRA; GOMES, 2007; CUNHA; LEITÃO, 2011) necessita de investigação de seus precedentes por parte dos gestores, por meio de uma análise das situações de origem e da avaliação das pessoas envolvidas. Ademais, o conhecimento dos tipos de conflitos (SILVA; PUENTE-PALACIOS, 2010) torna-se necessário para uma adequada gestão, havendo a necessidade da construção de ações que privilegiem processos internos caracterizados pela troca ou discussão de ideias e de soluções voltadas para as tarefas, em lugar de processos. Dentre estas técnicas, os Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias (MASCs) ficaram conhecidos como formas extrajudiciais de resolução de conflitos, como a Negociação, Mediação e Arbitragem, passando com o tempo a serem designados como Resolução Apropriada de Disputa (RAD) (VASCONCELOS, 2008). Outra técnica que possibilita a resolução do conflito é a justiça restaurativa, a qual encontra respaldo por meio de uma abordagem colaborativa e pacificadora para a resolução de conflitos, podendo ser empregada em diversas situações (familiar, profissional, escolar, no sistema judicial, entre outras) e de diferentes formatos e interpretações (MARSHALL, BOYACK; BOYACK, 2004). Reconhecendo a proximidade dos vários pensamentos teóricos sistemáticos, as práticas de conflitos restaurativos diferem de outras práticas (ZEHR, 2003; PAUL, 2015), a partir de uma atuação transformadora, baseada em interesses e relações entre as partes envolvidas. Como forma de nortear a construção e desenvolvimento desta pesquisa tem-se como problemática responder o seguinte questionamento: a proposta e validação de um modelo que utilize os pressupostos da Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa proporciona uma melhor compreensão na forma de Gestão de Conflitos no âmbito empresarial?. Ademais, justifica-se esta pesquisa devido a necessidade de buscar por articulações que possibilitem um aprofundamento teórico atrelado às abordagens práticas desenvolvidas pelas organizações, pretende-se por meio deste contribuir para uma melhoria nos processos de gestão de conflitos, auxiliando os gestores a diagnosticar e propor estratégias de gerenciamento, fornecendo subsídios e instrumental analítico que sirvam como fonte de informações, além de possibilitar a construção de novas teorias que permitam a expansão do conhecimento. PESSOAS — SUBPROJETO III – ARTICULANDO TRABALHO E MATERNIDADE: O DESAFIO DAS MULHERES PROFISSIONAIS MÃES A atuação feminina no mercado de trabalho, além dos aspectos individuais e familiares, tem impactos mais profundos na sociedade, mesmo que neste caminho a mulher encontre pontos de conflitos e obstáculos a serem superados (MOTA-SANTOS; TANURE; CARVALHO NETO, 2015b). É justamente por reconhecer a importância da atuação feminina no mercado de trabalho, e considerar a presença de inúmeros desafios a serem enfrentados pelas mulheres ao vivenciarem e relacionarem atividades laborais com a maternidade que se propõe estudos relacionados a esta temática. Assim, o objetivo geral consiste em analisar de que forma as mulheres articulam e relacionam o mundo do trabalho e o da maternidade em suas trajetórias profissionais e pessoais. A escolha por abordar mulheres vem de estudos anteriores das autoras, assim como de experiências concretas como mulheres profissionais pós maternidade. Também está embasada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 Igualdade de Gênero, da ONU (2022), que determina como meta da Agenda 2030 alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. O desafio em combinar trabalho e família, principalmente com filhos, envolve os conflitos entre as responsabilidades e as demandas profissionais e familiares, assim como a persistente divisão desequilibrada das tarefas do lar e dos cuidados com as crianças. Ainda, soma-se a esses aspectos a dificuldade de muitas mulheres em delegar parte dos cuidados dos filhos pequenos a outras pessoas, levando a sentimentos de dúvida e de culpa quanto ao tempo e empenho dedicado ao trabalho em detrimento dos filhos (OLIVEIRA et al., 2011). Beltrame e Donelli (2012) também ressaltam a necessidade de apoio e suporte às mulheres. Entre as alternativas estão a criação de políticas públicas e organizacionais que possibilitem, a longo prazo, um maior suporte à conciliação dos papéis, e a reorganização das atribuições e responsabilidades familiares incluindo as tarefas domésticas e o atendimento aos filhos (BELTRAME; DONELLI, 2012). EXTENSÃO — SUBPROJETO -AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: TRABALHO E RENDA PARA AS MULHERES DA VILA MARINGÁ/RS Este subprojeto foi concebido com a intenção de contribuir para a inclusão socioeconômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social da Vila Maringá em Santa Maria por meio da geração de trabalho e renda, os objetivos deste trabalho serão buscados a partir da seguinte metodologia: Formação de um grupo de estudo, por alunos e docentes do curso de administração que tenham interesse em trabalhar em um projeto social, para desenvolver as ações definidas; Sistematização, com o grupo de mulheres participantes do projeto, das atividades de interesse para escolha das oficinas de aprendizagem (artesanato, culinária, patchwork e outros); “” Busca de assessoria para desenvolvimento das oficinas de aprendizagem; Capacitação sobre elementos inerentes ao trabalho em equipe e cooperação por meio de seminários e dinâmicas de grupo; Realização de seminários sobre gestão financeira visando esclarecer questões técnicas para comercialização dos produtos elaborados; Mapeamento de potenciais espaços que favoreçam a comercialização dos produtos elaborados para geração de trabalho e renda do público alvo. Resultados esperados: Para a execução dos subprojetos, cabe lembrar que o trabalho ocupa um lugar de destaque na sociedade contemporânea 

FINANÇAS, ECONOMIA E CONTROLE

Coordenador: EDUARDO BOTTI ABBADE

  • Projeto: Dos antecedentes da produção às consequências do consumo: análise da eficiência de sistemas alimentares, políticas públicas, e delineamento de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e segurança alimentar
  • Resumo: “Contexto: Promover maior eficiência nos sistemas alimentares em âmbito nacional e global é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável. Sistemas alimentares englobam todos os elementos da cadeia de produção e processos pelos quais os alimentos passam para chegar até os consumidores finais, incluindo o meio ambiente, as pessoas, infraestruturas e instituições. É importante considerar ainda como elementos dos sistemas alimentares as etapas de consumo e pós consumo de alimentos, como suas implicações para questões de segurança alimentar, saúde pública, descarte de resíduos etc. A ineficiência em sistemas alimentares (ex. perda e desperdício de alimentos; consumo alimentar insuficiente e inadequado; uso irrestrito de recursos naturais) possui implicações diversas e difusas em questões econômicas, sociais e ambientais que devem ser desvendadas e monitoradas à luz da ciência. Dessa forma, a promoção de maior eficiência em sistemas alimentares possui relação íntima com elementos macro e micro econômicos, delineamento de melhores políticas públicas, e finanças e orçamento público. Objetivo: Este projeto tem como propósito conduzir estudos amplos que busquem analisar a (in)eficiência de sistemas alimentares e suas relações de impacto nas condições de promoção do desenvolvimento econômico sustentável e promoção da segurança alimentar, considerando ainda questões associadas ao impacto econômico-financeiro e social da performance de sistemas alimentares, assim como o delineamento de políticas públicas, indicadores de performance em gestão pública e avaliação de iniciativas e medidas regulatórias que visem promover melhoria dos principais sistemas alimentares nacionais e mundiais. Desse modo, este projeto objetiva conduzir análises amplas e diversificadas acerca do impacto efetivo e potencial sobre questões econômicas, sociais e ambientais relacionados ao desempenho dos sistemas alimentares e de seus agentes econômicos, assim como de medidas de intervenção público-privadas em tais sistemas. Fazem parte do escopo deste projeto a avaliação de impacto de mudanças regulatórias, análise do custo dos sistemas agroalimentares, assim como avaliação de políticas públicas delineadas com o propósito de promover maior eficiência nos sistemas agroalimentares do país, desde mudanças na legislação que rege a conduta dentro de propriedades rurais (ex. manejo de defensivos agrícolas e definição de áreas de proteção ambiental) até normas e regulamentos que impactem nas ações de empresas produtoras e distribuidoras de alimentos (setor varejista e serviços de alimentação [food services]). Também serão alvo de estudo as medidas e políticas públicas delineadas com o propósito de promover maior equidade e fair trade em sistemas agroalimentares (ex. incentivos à agricultura familiar e o PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]), assim como medidas que objetivem impactos positivos na saúde pública da população (ex. medidas de controle na produção de alimentos ultra processados). Método: Serão realizadas prioritariamente coletas, compilação e análise de dados oriundos de bases de dados oficiais de agências governamentais e instituições consolidadas sobre questões pertinentes aos objetivos de pesquisa. Tais dados serão analisados com uso de técnicas e procedimentos estatísticos de análises adequados à natureza dos dados e às perguntas de pesquisa. Serão conduzidas análises de indicadores de performance, construção de modelos de previsão e avaliação, e construção de ferramentas de controle que permitam monitorar a performance de sistemas alimentares. Além disso, Resultados esperados: Como resultado, pretende-se apresentar estudos técnicos e científicos com evidências que tenham potencial de elucidar os impactos da ineficiência de sistemas alimentares, e contribuir na promoção da maior eficiência de tais sistemas, do desenvolvimento sustentável e da segurança alimentar. ” 

Coordenador: IGOR BERNARDI SONZA

  • Projeto: GOVERNANÇA, TEORIA DA AGÊNCIA, ORIGEM LEGAL, COMPENSAÇÃO E MONITORAMENTO 
  • Resumo: A literatura prediz duas principais formas de mitigar os conflitos de agência que surgem pela separação do controle e da propriedade: a compensação e o monitoramento, porém não aponta qual seria o mais apropriado. Neste contexto, o presente projeto busca identificar qual mecanismo é mais eficaz para dirimir os conflitos de agência entre os executivos principais e os acionistas de empresas de capital aberto brasileiras. Assim, pretende-se aplicar modelos dinâmicos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizados Sistêmico (GMM-Sys), em um painel de dados não balanceado. 

Coordenadora: MARTA VON ENDE

  • Projeto: Informação e Tecnologia 
  • Resumo: Este projeto enfatiza as questões relativas à informação no âmbito da Sociedade Informacional e das tecnologias que promovem a sua coleta, armazenamento, recuperação e difusão. A Sociedade Informacional – uma sociedade globalizada em virtude, entre outras, de uma organização social estruturada em redes digitais e cujos processos transacionais de gestão dependem fortemente dessa tecnologia – precisa pensar os seus meios de produção, circulação e consumo de informação visando uma sociedade mais justa. Uma preocupação deste projeto consiste em examinar criticamente os meios de informação de sistemas agroalimentares visando melhores relações entre o campo e a cidade. Dentro dessa perscpetiva que muitas ações tem se desenvolvido, inclusive com possibilidade de mobilidade acadêmicar para pesquisadores e estudantes do PPGA, por meio de bolsas de doutorado sanduíche e bolsas de capacitação no exterior e recursos para a realização de missões no exterior. 

Coordenador: PAULO SERGIO CERETTA 

  • Projeto: Letramento Financeiro 
  • Resumo: Este projeto de pesquisa tem o foco direcionado para o conhecimento financeiro dos jovens brasileiros. Medidas de desempenho e de eficiência de escolas e de alunos tem sido um desafio para pesquisadores da área, principalmente no desenvolvimento de métricas que possibilitem a comparação entre diferentes países. Este projeto tem por objetivo geral analisar comparativamente os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes no Letramento Financeiro da Estônia (melhor desempenho) e do Brasil. A hipótese a ser investigada é verificar se os fatores que impactam o desempenho de estudantes do país de melhor desempenho são os mesmos que impactam no desempenho de estudantes do Brasil. 

Coordenador: ROBERTO DE GREGORI

  • Projeto: O Estudo da Controladoria em organizações. 
  • Resumo: “A controladoria como sistema de informação gerencial para as organizações pode ser um importante instrumento para o seu processo de gestão e sustentabilidade. Nesse sentido, o presente projeto visa estudar como as organizações aplicam os conceitos de controladoria nas suas operações. A Controladoria como um sistema de informações e controle pode auxiliar entes públicos ou privados a processar suas informações e manter a relação dessas entidades com a sociedade de maneira eficiente. Ao final do projeto, objetiva-se identificar e analisar as práticas sustentáveis das organizações pesquisadas, buscando caracterizar os casos práticos de controladoria que produzem retorno econômico. Também verificar que os investimentos no controle e planejamento dos processos organizacionais serão feitos se produzirem algum tipo de retorno, analisando o ambiente ao qual estão inseridas.” 

Coordenador: VAGNER NAYSINGER MACHADO

  • Projeto: Disclosure da Remuneração de Executivos em Países com Fraca Proteção Legal 
  • Resumo: Nos últimos anos, a crescente demanda por informações sobre a remuneração dos executivos levou diversos países a adotar requisitos mais rígidos quanto ao disclosure dos pacotes de compensação. Características específicas das regiões e nações, como a origem legal, moldam diferentes sistemas de Governança Corporativa, influenciando no aspecto temporal da adoção de regulamentação do disclosure da remuneração. Diante do exposto, o objetivo desse estudo é identificar o efeito do disclosure da remuneração dos executivos no desempenho, política de compensação, risco e liquidez de firmas em países com fraca proteção legal. Para isto pretende-se estimar modelos econométricos pelos métodos de Diferença-em-Diferenças (DID), Ordinary Least Squares (OLS), dos momentos generalizado Sistêmico (GMM-SYS) e lineares generalizados multinível. Com isso, espera-se que o presente estudo acrescente, a literatura de finanças, evidencias empíricas a respeito dos efeitos do disclosure da remuneração dos executivos em países com fraco enforcerment. Esses resultados seriam utéis aos executivos e, principalmente, aos responsáveis pela formulação das políticas internas de compensação das firmas, e auxiliariam avaliações e possíveis ajustes nos regulamentos por parte dos órgãos reguladores de cada país. Objetivo Geral Identificar o efeito da obrigatoriedade do disclosure da compensação dos executivos no desempenho, política de remuneração, risco e liquidez de empresas em países com origem legal em leis civis francesas. Objetivos Específicos Identificar dentre os países com fraca proteção legal aqueles que possuem marco regulatório referente à obrigatoriedade da evidenciação de informações quanto a remuneração dos executivos de companhias abertas; Determinar dentre as empresas, aquelas que foram afetadas pelo marco legal (grupo de tratamento) e aquelas que não foram afetadas (grupo de controle) em cada país; Identificar e comparar o impacto do disclosure compulsório da remuneração dos executivos no desempenho, pacotes de compensação, risco e liquidez de firmas em mercados com fraca proteção legal, em cada país; Investigar a relação da remuneração dos executivos no desempenho, risco e liquidez dos países com fraca proteção legal que não possuem marco regulatório quanto ao disclosure e comparar os resultados com aqueles países que já exigem requisitos mais ríquidos de evidenciação de informações quanto a remuneração dos executivos.Ao abordar a temática do disclosure da remuneração dos executivos, o presente estudo mescla, direta e indiretamente, dois temas relevantes para a literatura em finanças corporativas: Disclosure e Remuneração. Partindo dos pressupostos da teoria da agência, a política de remuneração seria um instrumento fundamental para alinhar os interesses entre executivos e acionistas (Gipper, 2021). Ao vincular os valores pagos aos executivos ao desempenho das firmas os gestores seriam incentivados a maximizarem a riqueza dos acionistas (Jensen & Murphy, 1990). Destarte, o próprio mercado moldaria os contratos de compensação de forma eficiente, combinando talento gerencial, níveis de esforço ótimo e prêmio pelos riscos assumidos por parte dos executivos (Chu et al., 2020). Os altos níveis de remuneração compreenderiam uma consequência natural de contratos já em equilíbrio, autossuficientes para enfrentar os problemas de agência (Gipper, 2021). Neste caso, o disclosure da remuneração dos executivos prejudicaria esse equilíbrio dos contratos de compensação, reduzindo a sensibilidade da remuneração ao desempenho (Chang et al. 2023). Contudo, sob a ótica da Teoria do poder gerencial, os pacotes de compensação não seriam capazes de combater os conflitos de interesses entre executivos e acionistas, pelo contrário, seriam parte dos problemas de agência (Bebchuk & Fried, 2003). A intervenção de executivos poderosos no processo de definição das políticas de compensação coloca em dúvida a sensibilidade da remuneração aos resultados corporativos (Elmagrhi et al., 2020). Executivos entrincheirados teriam maior facilidade para obter benefícios privados por meio de práticas de compensação indevidas (Hoi et al., 2019). Com isso, é possível que as forças do mercado, por si só, não consigam manter os contratos de compensação em equilíbrio e, consequentemente, não inibam o comportamento oportunista de executivos entrincheirados (Chang et al., 2023). Nesta linha, a regulamentação do disclosure da remuneração aumentaria o monitoramento externo, o que limitaria o poder gerencial dos executivos (Yang, 2021), sendo um meio eficaz de combate aos problemas de agência (Clarkson et al., 2006), dado que, levariam à redução da remuneração dos executivos e ao aumento da sensibilidade de pagamento por desempenho como resultado de maior transparência e conscientização pública sobre a remuneração dos executivos (Chang et al., 2023). As evidências empíricas a respeito do disclosure da remuneração dos executivos são obscuras (Gipper, 2021) e inconclusivas no que se refere aos efeitos da imposição legal de requisitos mais rígidos de evidenciação de informações (Chu et al., 2020). Em consonância com a ideia de contratação ideal, Chang et al., (2023), Chu et al., (2020), Gipper (2021), e Ndzi (2019) apontam que a regulamentação da divulgação da remuneração não seria uma ferramenta eficiente no combate aos problemas de agência. Por outro lado, estudos como Clarkson et al., (2006), Kim et al., (2017), Yang (2021) e Xu et al., (2020) sugerem que as reformas regulatórias voltadas para a divulgação da remuneração executiva cumprem seu propósito de minimizar os problemas de agência. Além disso, a literatura empírica sobre disclosure da remuneração dos executivos se concentra no contexto anglo-saxão (Cieslak et al., 2021), com foco na realidade de mercados desenvolvidos como Estados Unidos e Reino Unido (Wahyuni et al., 2020). Nesta linha, características distintas entre os países influenciam seus sistemas de governança corporativa. Para La Porta et al. (1998), firmas de países com origem em leis comuns teriam estrutura de controle acionário disperso e sistema de governança com foco nos interesses e direitos dos proprietários, promovendo maior proteção legal aos acioinstas. Por outro lado, as companhias de países com origem em leis civis francesas teriam, predominantemente, concentração de poder acionário e fraca proteção legal aos acionistas, o que geraria mercados menores e menos desenvolvidos (La Porta et al., 1998). Neste contexto, a investigação dos efeitos da obrigatoriedade do disclosure da remuneração de executivos em países com fraca proteção legal justifica-se, dado que acrescenta elementos à discussão teórico-empírica ainda inconclusiva sobre o tema. Além disso, um ambiente propício à expropriação de acionistas minoritários seria um campo fértil e pouco explorado pela literatura em finanças, principalmente, a respeito dos impactos da divulgação dos pacotes de compensação dos executivos. Destarte, a questão problema do presente estudo é: Qual o impacto do disclosure da compensação dos executivos no desempenho, política de remuneração, risco e liquidez de companhias em países com fraca proteção legal? Como resultado espera-se que o disclousre da remuneração dos executivos influencie nos problemas de agência enfrentados pelas firmas estudadas, consequentemente, impacte no desempneho, política de remuneração, risco e liquidez de empresas em países com fraca proteção legal. Destarte, os resultados do estudo podem apontar que o Disclosure da compensação dos executivos desequilibraria a eficiência dos pacotes de remuneração, o que prejudicaria o combate aos problemas de agência. Por outro lado, é possível que os achados do estudo indicam que requisitos mais rígidos de disclosure da remuneração seriam capazes de frear o poder gerencial dos executivos por meio do aumento do monitoramento externo, o que seria uma ferramenta eficaz de combate aos conflitos de agência. Independentemente de qual associação teórica possa se fazer, espera-se que os resultados deste estudo possam embesar artigos científicos que acrescente a literautera de finanças corporativas evdiências empíricas inéditas. Acredita-se que essas evidências possam auxiliar os responsáveis pela formulação das políticas internas de compensação de empresas em países com fraca proteção legal, além de servir como base para avaliações e/ou alterações nos regulamentos emitidos pelos órgaões reguladores de cada país.

 


 


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DECISÃO


 


 

Coordenadora: DEBORA BOBSIN 

  • Projeto: Impacto socio cultural da tecnologia 
  • Resumo: O presente projeto tem por objetivo analisar o impacto sociocultural da tecnologia, observando as mudanças que as ferramentas tecnológicas acarretam a nível de sociedade, das organizações e dos indivíduos. Neste sentido, nos últimos tempos, temos observando o avanço as pesquisas que observam temas como o technostress, estratégias de coping, imersão tecnológica, bem como mudanças em termos de comportamento de consumo. O foco desta pesquisa advêm da conectividade, advinda do uso da tecnologia, que tem alterado as relações entre as organizações e os diferentes atores, influenciando os papéis e responsabilidades sociais (ASHTA, 2009). Ainda, as tecnologias digitais tem transformado a comunicação e auxiliado no empoderamento de grupos e comunidades, oportunizando novas formas de impactar na sociedade (FRYER; GRANGER, 2008). As ferramentas de comunicação online e as mídias sociais possibilitam um envolvimento direto da organização com o seu público, permitindo colaborar, construir comunidades, obter recursos e entregar serviços através dessas tecnologias (ZORT; GRANT; HENDERSON, 2013; TREMBLEY-BOIRE; PRAKASH, 2015). 

Coordenadora: ELIETE DOS REIS LEHNHART

  • Projeto: TOMADA DE DECISÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS: INVESTIGAÇÕES ENVOLVENDO DIVERSOS ASPECTOS DO PROCESSO DECISÓRIO 
  • Resumo: Constantemente as pessoas são expostas a contextos de tomada de decisão. A maior parte das decisões não requer muita reflexão, ao passo que outros assuntos mais complexos exigem extensa deliberação (DEVI, NAYAK, PATNAIK, 2020). Assim, espera-se que a maioria das decisões realizadas sejam racionais e bem fundamentadas, no entanto pesquisas têm demonstrado que este não é frequentemente o caso (SIMON, 1979). Acredita-se que a experiência, o conhecimento e a intuição podem ser guias através do processo de tomada de decisão, mas as limitações inerentes ao processamento de informações, de forma objetiva, frequentemente podem levar o decisor ao erro (RIABACKE, 2012). No entanto, como poucas pessoas na sociedade ou organizações foram educadas para a tomada de decisões bem deliberadas com base em métodos formais, isso faz com que ocorram problemas. Segundo Riabacke (2012), o fato de que as pessoas muitas vezes têm problemas na tomada de decisão foi notado há tempos dentro de uma ampla gama de áreas, o que evidenciou a tomada de decisão ter sido motivo de preocupação por pesquisadores e os inspirou à discussão sobre a capacidade do ser humano para decidir (FIGUEIRA, GRECO e EHRGOTT, 2005). Tradicionalmente, a decisão é tomada por um indivíduo ou um grupo de decisores com base em suas intuições, valores e preferências. As decisões tomadas usando esta abordagem, muitas vezes dependem da experiência e da preferência dos decisores, portanto, a qualidade da decisão varia muito com diferentes decisores. Além disso, para um decisor específico, as decisões tomadas para um mesmo problema, em momentos diferentes, podem ser diferentes, porque o seu/sua preferência não é sempre constante (LI, 2007). Considerando que o julgamento humano tem apresentado deficiências ao longo da história diante do processo decisório (DEVI, NAYAK, PATNAIK, 2020), vários métodos têm sido desenvolvidos por disciplinas como pesquisa operacional, economia e estatística no tocante a escolhas racionais. Várias técnicas que melhoram esses métodos são decorrentes da Inteligência Artificial (AI), da psicologia cognitiva e da ciência da informação, que são empregados como programas de computador para tomadas de decisão complexas, como por exemplo, os Métodos Multicritérios de Apoio à Decisão (MMAD). Para além desses métodos e técnicas, existem outros aspectos importantes de serem considerados quando o assunto é processo decisório e tomada de decisão, como por exemplo, o contexto da escolha, as características do decisor, os elementos inerentes a decisão e as estratégias que o indivíduo utiliza para fazer suas escolhas. Diante desses aspectos, percebe-se que muitas pesquisas envolvem delineamentos experimentais, como meio para conduzir os estudos sobre processo decisório. De outro modo, observam-se que pesquisas envolvendo a construção e o desenvolvimento de escalas para investigar estratégias e estilos de decisão, ou mesmo outros enfoques sobre tomada de decisão, ainda são incipientes, revelando que ainda há espaço para investigações. Diante deste contexto, este projeto visa responder o seguinte problema de pesquisa: como ocorre a tomada de decisão em diferentes contextos envolvendo diferentes aspectos do processo decisório? Para tanto, busca-se investigar a tomada de decisão em diferentes contextos envolvendo diferentes aspectos do processo decisório. Quanto objetivos específicos o estudo pretende: i)verificar como acontece a tomada de decisão dos indivíduos em processos de decisão de compra considerando aspectos como individuais e organizacionais; ii)analisar o processamento da informação e da cognição nos indivíduos em processos de decisão de compra online; iii)identificar as estratégias de decisão utilizadas pelos indivíduos em processos de escolha com múltiplos critérios; iv)verificar os estilos de decisão do indivíduo diante da tomada de decisões importantes e; v)propor o desenvolvimento de escalas de medidas para o contexto de decisão e aspectos envolvendo o decisor. 2 JUSTIFICATIVA Entender como o ser humano toma suas decisões é de suma importância, pois a todo momento são realizadas deliberações, tanto de forma individual como nas organizações e na sociedade. Neste sentido, qualquer tarefa realizada pelos indivíduos pode ocorrer em diversificados ambientes, sendo que o funcionamento cognitivo tem que ser otimizado em razão dos limites da biologia cerebral. De maneira geral, pode-se proferir que quanto mais completo o contexto no qual acontecem os comportamentos, mais recursos cognitivos são utilizados (BARREIRA, 2018). A tomada de decisão faz referência ao processo cognitivo contínuo na interação com o ambiente, que resulta da seleção de alternativas que pode ou não resultar em ações (BARREIRA, 2018). Como por exemplo podem citar os aspectos tecnológicos que apresentam uma contínua melhoria na comodidade, produtividade e no acesso à informação, logo ambientes com smartphone/notebooks demandam maior carga cognitiva dos usuários (SOARES, 2019). Segundo Zhang et al. (2014) diante da teoria do organismo resposta, existem aspectos do ambiente que operam como estímulos que influenciam no estado interno do indivíduo, que a partir disso influencia no comportamento do ser humano. Através da neurociência são reveladas as atividades psicológicas e comportamentais dos consumidores, tendo por base que o processamento cognitivo pode indicar a estratégia empregada ao realizar uma tarefa. Como técnica pode-se citar o rastreamento ocular ou Eye-Track, que permite observar os processamentos cognitivos do sujeito (LUAN et al., 2016). Logo, a tomada de decisão dos indivíduos pode envolver vários aspectos, dependendo do ambiente onde estão inseridos. Neste sentido, compreender o ser humano na sua habitualidade tanto pessoal como organizacional reflete a maneira como os rumos são direcionados dentro de organizações e também em situações interpessoais, assim justificando-se a importância de compreender as ações dos seres humanos. 3 REFERENCIAL TEÓRICO Diariamente, as pessoas decidem sobre seus cursos de ação, sendo influenciadas por variáveis comportamentais e ambientais. Glynn et al. (2017) ressaltam que o reconhecimento de tais influências é essencial, pois elas afetam a produção e o uso de informações em várias áreas da sociedade. Nesta perspectiva, a tomada de decisão é um tema amplo que marca presença na agenda de pesquisas desde meados do século dezoito (EDWARDS, 1954). Yates (2003) entende que o processo de tomada de decisão é um compromisso com um curso de ação que se destina a servir aos interesses e valores particulares das pessoas, diferente de um problema que é uma circunstância em que uma pessoa quer algo que não é imediatamente atingível. Implícito a essa definição está o fato de que a tomada de decisão é um caso especial de solução de problema. Embora que os decisores buscam ser racionais por meio de seus comportamentos, eles estão submetidos às limitações no processo. Segundo Simon (1955), o julgamento individual fica limitado pela racionalidade e o processo decisório poderia ser mais bem compreendido a partir da explicação de decisões reais em vez de analisar apenas a decisão prescritiva. Na concepção do autor, as exigências do processamento de informações na tomada de decisão racional excedem as capacidades cognitivas humanas, sendo necessário o uso de heurísticas, ou seja, estratégias simplificadoras ou regras práticas para auxiliar no processo decisório (BAZERMAN; MOORE, 2010), para reduzir a carga cognitiva e acelerar a tomada de decisão e, como resultado, os decisores buscam decisões satisfatórias em vez de decisões ótimas. Para Glynn et al. (2017), a mente humana afeta as decisões individuais e sociais, inclusive as relacionadas à ciência, à política e às ações de gerenciamento. Os autores sustentam que as decisões geralmente são reativas às experiências mais recentes do indivíduo, ainda que associadas às lições do passado por meio de adaptações genéticas e culturais. Nesse sentido, destaca-se a relevância da compreensão dos aspectos que influenciam o processo decisório, sobretudo, aqueles inerentes ao ser humano, como o estudo da mente e da cognição. De acordo com Cohen (2008), as metodologias sobre processo decisório têm sido amplamente investigadas. Além das áreas específicas dedicadas ao estudo da tomada de decisão gerencial, como a pesquisa operacional, ciências da decisão, o estudo sobre essa temática também tem sido foco no campo da psicologia, economia, administração dentre outras 4 MÉTODO Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de método misto, que abrange tanto uma perspectiva qualitativa e quanto quantitativa, tornando possível obter resultados que podem ser generalizados ou mais detalhados, realizando a integração dos dados diante dos diferentes níveis de pesquisa, podendo ser aplicado abordagens, dados e análises dos tipos de investigação que são realizadas (CRESWELL, 2009). Como uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, a qual determina as propriedades de uma determinada investigação, com o intuito de investigar o quê, quem, quando, onde, quanto, sendo exigido que haja inúmeras referências perante o que se pretende pesquisar (HAIR JR. et al., 2005). A coleta dos dados se dará por meio de análise documental, entrevistas e aplicação de questionários. Será realizado o procedimento de delineamento experimental, que busca testar hipóteses, destacando as relações de causa-efeito, possuindo um grupo de controle e um grupo experimental, a qual realiza a manipulação de variáveis independentes para que seja possível haver o controle dos fatores de interesse (MARCONI; LAKATOS, 2020). O tratamento e análise dos dados consistirá na perspectiva quantitativa, como estatística descritiva, testes estatísticos, como teste T, análise fatorial, entre outros. A análise qualitativa ocorrerá via análise de conteúdo, observando a incidência de expressões ou conteúdo que são considerados significativos, sendo interpretados. 

Coordenador: EUGENIO DE OLIVEIRA SIMONETTO 

  • Projeto: Construção de modelos para apoio ao processo decisório em organizações modernas. 
  • Resumo: A contribuição principal do projeto é o desenvolvimento de modelos de simulação computacional e outros tipos de modelos decisórios, os quais objetivam a avaliação dos impactos nas organizações modernas (sejam elas do tipo que forem), de forma a minimizar custos, aumentar lucros ou na redefinição de processos organizacionais no cotidiano dessas. Para o desenvolvimento dos modelos decisórios serão utilizadas técnicas oriundas da área da Pesquisa Operacional, Ciência dos Dados ou outro método que se mostra mais adequado conforme o caso a ser investigado. 

Coordenador: GILNEI LUIZ DE MOURA

  • Projeto: Desenho Organizacional, Gestão Estratégica para a Inovação e Mudança Estratégica
  • Resumo: Este projeto de pesquisa, procura investigar como as organizações reagem e se comportam concomitantemente diante das necessidades de inovação e da escolha e enfrentamento de mudanças estratégicas. A estrutura, os processos, a cultura, o comportamento e os valores organizacionais são essenciais para entender as transformações, aceitação ou rejeição das inovações e mudanças estratégicas que acarretam. O propósito central deste projeto é o de identificar o desenho organizacional necessário para implantação dos processos de gestão estratégica para inovação em uma organização. Em termos específicos espera-se atingir os seguintes objetivos: (a) Mapear a estrutura organizacional das empresas; (b) Descrever o comportamento organizacional das empresas; (c) Medir os fatores de diferenciação, formalização, centralização e integração nas empresas frente aos processos de inovação e às mudanças estratégicas; (d) Investigar a formação da cultura organizacional dentro das empresas; (e) Identificar que elementos organizacionais menos e/ou mais resistentes a mudanças; (f) Analisar o comportamento cultural do fator humano em relação às mudanças estratégicas e os processos de inovação; (g) Verificar qual a relevância da cultura organizacional para os dirigentes das empresas, para os pesquisadores das áreas de P&D; (g) Verificar a relação entre as áreas funcionais e a área de P&D nas empresas tecnológicas; (h) Descrever como as organizações conduzem as mudanças estratégicas; (i) Levantar quais as principais facilidades e dificuldades enfrentadas pelas empresas frente à adoção e implementação de novas estratégias; e (j) Verificar o impacto da mudança estratégica nas organizações e seu potencial de inovação. Na dimensão teórico-conceitual espera-se que o trabalho apresente fluidez e consistência literária suficiente para que possa validar a proposição de que o desenho organizacional e a gestão estratégica para a inovação devem estar sintonizados e co-relacionados, independentemente da natureza empresarial da organização em questão. Em termos prático investigativos uma simples investigação traz uma considerável contribuição ao apresentar uma realidade implicitamente conhecida, mas pouco formalizada no cotidiano corporativo. O método de investigação predominante nesse projeto será de pesquisas exploratórias, do tipo avaliação, com observações diretas, com a coleta de dados de natureza quantitativa e qualitativa, por meio de uso de métodos Survey, pesquisas Delphy Eletrônico, Soft System Methodology (SSM), conforme o objeto de pesquisa, e em sua maioria serão caracterizadas como Estudo de Casos. 

Coordenador: MAURI LEODIR LOBLER

  • Projeto: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS 
  • Resumo: Problemas de decisão complexos, onde mais de um critério e mais de uma alternativa estão sendo consideradas, abordagens como a MCDA se tornam relevantes, pelo fato de melhorarem a qualidade da tomada de decisão e identificarem o melhor curso de ação para o problema. Isto conduz a uma escolha que é frequentemente resolvida usando os Métodos Multicritérios de Apoio à Decisão (MMAD) e consequentemente Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). Todavia, determinar o método de tomada de decisão que mais se ajusta ao problema em consideração antes de concretizar a decisão é de suma importância. A seleção de um método inapropriado pode levar a uma decisão injustificada mesmo quando um problema bem definido é alcançado (LI, 2007). Dessa forma, é reconhecido que os MMAD podem altamente melhorar a eficácia da tomada de decisão. Diante dessas considerações e da relevância que o processo de tomada de decisão exerce sob diferentes alternativas, com, ou sem o auxílio de um SAD, o objetivo dessa pesquisa consiste em investigar a relação entre os métodos multicritérios de apoio à decisão e as estratégias de decisão utilizadas pelo indivíduo no processo de decisão de compra. Para tanto será desenvolvido um experimento em laboratório, visando reproduzir uma tarefa de solução de um problema complexo, a qual será composta pela escolha de veículos usados que possui como alternativas três modelos desse tipo automóvel. O ambiente de aplicação será em uma loja de comércio de veículos usados, localizada em Santa Maria (RS). A realização da tarefa acontecerá sob duas formas com e sem o auxílio de um SAD. Para execução da tarefa com o auxílio do SAD, o usuário terá disponíveis três opções sistema: Visual PROMETHEE, M-MACBETH e TransparentChoice. Já para a realização da tarefa sem o auxílio do SAD, será utilizada a técnica Eye Tracking, onde as alternativas, e os critérios com todas as informações serão disponibilizados aos indivíduos através catálogos ilustrativos e o equipamento eye tracker, onde será realizada a calibragem e um breve esclarecimento de sua funcionalidade e aplicação no estudo. O método de seleção dos participantes a ser utilizado nesse estudo será por conveniência. Os sujeitos experimentais serão indivíduos que têm interesse, contato ou conhecimento sobre esse tipo de veículo. Cada um dos sujeitos experimentais será contatado previamente e convidado a participar da pesquisa.