Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Extensão

 

Linhas de Pesquisa

Projetos por Docentes 

ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES

 

Coordenadora: JORDANA MARQUES KNEIPP

  • Projeto: Curso Gestão de Negócios e Empreendedorismo 
  • Resumo: O curso de Gestão de Negócios e Empreendedorismo irá capacitar os cursistas nas principais áreas da gestão de negócios. A partir de uma metodologia simples e fluída pretende-se proporcionar aos cursistas a familiarização com técnicas elementares da Administração, tendo como objetivo o aprimoramento de negócios já existentes e o comportamento empreendedor dos indivíduos. Além disso, alinhado as técnicas de gestão e ao conteúdo teórico, se buscará retomar os princípios qualificadores do Geoparque Quarta Colônia, buscando sempre que possível trazer elementos aplicáveis e reais ao Geoparque Quarta Colônia. Em síntese, serão abordados aspectos de planejamento estratégico, desenvolvimento de plano de negócios, técnicas de controles financeiros como fluxo de caixa e controle de estoque, técnicas de marketing, e a aplicação da sustentabilidade e da inovação no desenvolvimento do negócio. 

Coordenadora: MARTA OLIVIA ROVEDDER DE OLIVEIRA

  • Projeto: Marketing Social e Causas Sociais: novos caminhos 
  • Resumo: O Marketing Social propõe reduzir e eliminar problemas sociais em prol do bem-estar e da qualidade de vida da sociedade em geral (Silva e Mazzon, 2018). Segundo Kotler e Lee (2010) “O Marketing social é um processo que aplica os princípios e as técnicas de marketing para criar, comunicar e fornecer valor a fim de influenciar o comportamento do público-alvo que beneficiem a sociedade (saúde publica, segurança, meio ambiente e comunidades), bem como público alvo”. Este projeto almeja empregar os construtos e técnicas de marketing social e marketing digital no aprimoramento e expansão das atividades de marketing social já implementadas no Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), desenvolvidas no projeto de extensão anterior. Dessa forma, o presente projeto apresenta tanto objetivos frente a comunidade externa (a) quando objetivos acadêmicos (b). Junto a comunidade externa (a), o presente projeto objetiva: 1) Aproximar a Universidade as instituições sociais, aumentando o vínculo com as mesmas; 2) Fortalecer a extensão acadêmica e o relacionamento entre a UFSM com a comunidade externa. 3) Apoiar uma instituição social com material humano, científico/conceitual e fomento ou desenvolvimento de ações de marketing. Já os objetivos acadêmicos (b) são 1) Propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar junto a instituições de cunho social e 2) Oportunizar a aplicabilidade de conceitos e construtos acadêmicos de marketing na prática de uma instituição social, envolvendo-os em atividades sociais. Destaca-se que o presente projeto de extensão trata-se de uma extensão e ampliação dos projetos de extensão previamente desenvolvidos pelo Grupo de Estudos de Marketing da UFSM: o Projeto De Desenvolvimento De Marketing Social, de 16/03/2015 a 09/03/2020, sob o número 039582. Objetivos O presente projeto apresenta tanto objetivos frente a comunidade externa (a) quando objetivos acadêmicos (b). Junto a comunidade externa (a), o presente projeto objetiva: 1) Aproximar a Universidade as instituições sociais, aumentando o vínculo com as mesmas; 2) Fortalecer a extensão acadêmica e o relacionamento entre a UFSM com a comunidade externa. 3) Apoiar uma instituição social com material humano, científico/conceitual e fomento ou desenvolvimento de ações de marketing. Já os objetivos acadêmicos (b) são 1) propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar junto a instituições de cunho social e 2) oportunizar a aplicabilidade de conceitos e construtos acadêmicos de marketing na prática de uma instituição social, envolvendo-os em atividades sociais. Justificativa Via este projeto almeja-se o aprimoramento e a expansão das atividades de marketing social já implementadas no Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), desenvolvidas no projeto de extensão anterior pelo Grupo de Estudos de Marketing da UFSM: o Projeto De Desenvolvimento De Marketing Social, de 16/03/2015 a 09/03/2020, sob o número 039582. Lembrando que as ações de Marketing Social e de Causas tem um impacto positivo tanto na instituição locus do trabalho (Centro de Apoio a Criança com Câncer), nas pessoas que estão envolvidas com as atividades, quanto podem se repercutir em outros impactos na sociedade, como outras pessoas e instituições podem se estimular a realizar atividades semelhantes. Nota-se, por exemplo, um aumento de atividades desenvolvidas por servidores e alunos junto ao CACC ano longo dos últimos 5 anos do desenvolvimento do projeto de extensão anteriormente realizado pelo GEM. Este próprio grupo, já ampliou as atividades e desenvolve eventos, Capacitação de Marketing Digital, Saber Social (já ocorreram duas edições) e Feira do Voluntariado da UFSM para promover capacitação, conhecimento e divulgação a outras instituições sociais e ONGs da região. Além disso, o projeto se justifica via o fomento a participação de estudantes como protagonistas no que se refere à relação ensino e extensão, sob orientação e apoio da UFSM. Basicamente, ao propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar junto a instituições de cunho social e oportunizar a aplicabilidade de conceitos e construtos acadêmicos de marketing na prática de uma instituição social, envolvendo-os em atividades sociais este projeto auxiliará na capacitarão e desenvolvimento dos alunos de graduação e pós, assim como na sensibilização dos mesmos as causas sociais e, concomitantemente, permitirá a UFSM apoiar uma instituição social com material humano, científico/conceitual e fomento ou desenvolvimento de ações de marketing. Resultados esperados • Instrumentalizar a gestão da instituição social no tocante as ferramentas de marketing; • Proporcionar a melhora na estratégica de comunicação de valor da ONG; • Estimular a cultura de doações na sociedade; • Capacitar os discentes a atuar na área de Marketing, mas especificamente, na área de Marketing Social e Causas social, via a aplicação de conceitos e construtos acadêmicos de marketing, envolvendo-os em atividades sociais. • Sensibilizar sensibilizem com as causas sociais e se tornem propagadores e agentes de mudança positiva na sociedade; e • Auxiliar nas pesquisas, aprimorando e expandindo os conhecimentos sobre marketing social.
  • Projeto: Saber Social 
  • Resumo: Nos dias de hoje cada vez mais necessitamos ajuda de organizações que visam a melhoria da sociedade sem a perspectiva de obter lucro com suas ações. Porém, tais organizações quando renunciam de tal lucratividade, eles também renunciam de ter remessas contínuas de dinheiro que poderiam ser reinvestidos em suas próprias organizações. Estas ações geram prejuízos administrativos para as mesmas, e em tentativa de minimizar esses prejuízos, criamos o primeiro Saber Social, um evento que visa a capacitação de gestores de ONG’s em áreas administrativas de organizações sociais. Objetivo Geral O Evento Saber Social tem como objetivo promover um espaço de troca de conhecimentos entre gestores de diversas ONGs da cidade de Santa Maria. Objetivos específicos – Possibilitar as ONGs um espaço de compartilhamento de competências voltadas as áreas de marketing, finanças, contabilidade e gestão. – Desenvolver conhecimentos inerentes às atividades fins das ONGs – Possibilitar às ONGs um espaço de compartilhamento de ideias Existe uma carência por parte das ONG’s de Santa Maria em diversas áreas da gestão das organizações, isso influência diretamente na captação de recursos por parte das mesmas, que dependem quase que exclusivamente de ações sociais e doações de terceiros. Em busca de ajudar essas organizações a terem uma visão mais abrangente da área de administração, criamos o primeiro Saber Social, um evento voltado para a capacitação, aprendizado e troca de experiências entre algumas ONG’s para que as mesmas tenham mais oportunidades de crescimento e consigam ajudar ainda mais a sociedade. 

Coordenadora: SIRLEI GLASENAPP

  • Projeto: Metodologias de planejamento: aplicações em organizações públicas e sociais 
  • Resumo: O planejamento é a etapa onde se define os objetivos e estratégias nas organizações, a partir da análise do contexto externo e interno do ambiente organizacional, e por definição é uma área da administração que se processa pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade, com interface em todas as áreas organizacionais, bem como a relação com as variáveis e fatores ambientais. O planejamento possibilita a coordenação de diferentes pessoas, projetos e ações em curso; a aplicação racional (otimizada) dos recursos disponíveis ou escassos; e o aumento da responsividade ao lidar com mudanças, na medida em que faz parte do processo de planejar e especular sobre fatores do ambiente que afetam a organização (MATIAS-PEREIRA, 2014). A partir da importância do planejamento nas organizações, o objetivo geral do projeto de extensão constitui-se em instrumentalizar as organizações públicas e sociais com metodologias e ferramentas de planejamento, contribuindo para melhoria do desempenho e resultados sociais e econômicos. Especificamente busca-se: estruturar a gestão das organizações; capacitar a equipe de gestão nas organizações; e elaborar participativamente um Planejamento para a Organização, a partir do estudo das abordagens teóricas sobre planejamento, a verificação dos resultados em pesquisas acadêmicas e a aplicação em organizações a serem escolhidas como participantes do projeto. Os procedimentos metodológicos das ações de extensão de planejamento em organizações públicas e sociais serão fundamentados em princípios participativos dos atores sociais (organizações e agrupamentos humanos), e da atuação dos moderadores (professores envolvidos com a área de planejamento e acadêmicos do curso de Administração e áreas afins), utilizando metodologias de planejamento situacional, análise de cenários, análise de problemas, gestão de projetos executivos. O período de execução se dará a partir de março de 2022 a fevereiro de 2026. E como resultado pretende-se contribuir para a efetivação do planejamento nessas organizações e propor modelos que possam ser aplicados pelos atores sociais, buscando assim a melhoria no desempenho e nos resultados estratégicos e operacionais. A partir da importância do planejamento nas organizações, o objetivo geral do projeto de extensão constitui-se em instrumentalizar as organizações públicas e sociais com metodologias e ferramentas de planejamento, contribuindo para melhoria do desempenho e resultados sociais e econômicos. Especificamente busca-se: estruturar a gestão das organizações; capacitar a equipe de gestão nas organizações; e elaborar participativamente um Planejamento para a Organização, a partir do estudo das abordagens teóricas sobre planejamento, a verificação dos resultados em pesquisas acadêmicas e a aplicação em organizações a serem escolhidas como participantes do projeto. O planejamento consiste num processo contínuo e sistemático de tomada de decisões. É processo de formulação de estratégias organizacionais onde se busca desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da organização e as mudanças e oportunidades do ambiente, com a finalidade de orientar e reorientar as atividades e ações, de modo que os resultados sejam satisfatórios. O planejamento se refere ao processo de conceber ações e operações para atingir um objetivo; acompanhar a realização das ações; introduzir modificações que se façam necessárias nas decisões tomadas anteriormente; e aprender com erros e acertos para decidir sobre outras ações (MISOCZKY, 2011). O planejamento público inclui o planejamento realizado em organizações públicas – nos três níveis de governo – em organizações da sociedade, como organizações não governamentais e movimentos sociais(MISOCZKY, 2011).O planejamento possibilita a coordenação de diferentes pessoas, projetos e ações em curso; a aplicação racional (otimizada) dos recursos disponíveis ou escassos; e o aumento da responsividade ao lidar com mudanças, na medida em que faz parte do processo de planejar e especular sobre fatores do ambiente que afetam a organização (MATIAS-PEREIRA, 2014). O planejamento pode ser entendido como um processo interativo que se desdobra em etapas diferenciadas e, sendo o planejamento a racionalização do processo decisório, essas etapas têm, necessariamente, o mesmo sentido daquelas identificadas no processo da decisão (MATIAS-PEREIRA, 2014). O Planejamento é a transformação da realidade, colocando-a na direção escolhida, de forma orientada, dominando a improvisação. Busca projetar o futuro, pensando em qual o melhor caminho para se chegar lá. Envolve a sistematização e organização das ações para o alcance dos objetivos e metas, implementando um processo de intervenção no contexto a ser ajustado. O planejamento desenvolve estratégias a serem adotadas para se poder resolver um problema ou aproveitar as oportunidades e potencializar novas ideias, buscando alcançar determinados objetivos (PESCE; CORDIOLI,2021). Desta forma, o projeto, através das ações de extensão, visa identificar organizações públicas e sociais que necessitam de planejamento, com a finalidade de instrumentalizar estas, para darem respostas as demandas dos atores sociais, aproveitar de modo mais eficaz as oportunidades, atentar para a redução dos riscos e incertezas, e buscar resultados mais efetivos no alcance dos objetivos. Bem como, oportunizar aos acadêmicos possibilidades de aplicação do conhecimento na área de planejamento em organizações que públicas e sociais. Além de atender as demandas da sociedade, de ter organizações mais eficientes, eficazes, inclusivas, e comprometidas com os direitos dos cidadãos. 
  • Projeto: Trabalho e vida digna: ações com as mulheres selecionadoras e catadoras de resíduos sólidos no município de Santa Maria/RS/Brasil 
  • Resumo: O projeto tem por finalidade fomentar as capacitações das mulheres catadoras e selecionadoras de resíduos sólidos vinculadas a associações e autônomas, no município de Santa Maria/RS. Este objetivo vem ao encontro das pesquisas realizadas sobre pobreza, capacitações e liberdades de escolhas dos indivíduos, baseadas em autores como SEN (2000) ALKIRE (2002), ROBEYNS (2003), e do Grupo de Pesquisa – Grupo de Estudos em Abordagem das Capacitações (GEAC). Os dados empíricos coletados e analisados para a formulação das ações do projeto são fundamentados em trabalhos de ensino, de docentes e acadêmicos das áreas de Administração, Psicologia e Terapia Ocupacional. Bem como, na continuidade das ações de extensão com o público alvo para averiguar questões fundamentais de qualidade de vida, condições de trabalho, gestão de resíduos sólidos, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº12.305/2010 e a inclusão das selecionadoras e catadoras. Questões estas que implicam no desenvolvimento humano, na melhoria de renda e na sobrevivência das pessoas que não estão inclusas nas políticas públicas e vivem a margem de acessar condições mínimas para ter uma vida digna. Desta forma, o projeto visa contribuir no sentido de aplicar metodologias de inclusão das mulheres, que proporcionem desenvolvimento de seus funcionamentos individuais, capazes de se identificarem como pertencentes a um grupo, de discutirem criticamente as condições para melhorarem seu trabalho, de procurar o envolvimento com demais organizações sociais, e sobretudo a continuidade de qualificação para o trabalho na organização onde atuam e buscar a integração das trabalhadoras autônomas. 

GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Coordenadora: VANIA MEDIANEIRA FLORES COSTA

  • Projeto: AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: TRABALHO E RENDA PARA AS MULHERES DA VILA MARINGÁ/RS 
  • Resumo: O projeto foi concebido com a intenção de contribuir para a inclusão socioeconômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social da Vila Maringá em Santa Maria por meio da geração de trabalho e renda, os objetivos deste trabalho serão buscados a partir da seguinte metodologia: Formação de um grupo de estudo, por alunos e docentes do curso de administração que tenham interesse em trabalhar em um projeto social, para desenvolver as ações definidas; Sistematização, com o grupo de mulheres participantes do projeto, das atividades de interesse para escolha das oficinas de aprendizagem (artesanato, culinária, patchwork e outros); ” Busca de assessoria para desenvolvimento das oficinas de aprendizagem; Capacitação sobre elementos inerentes ao trabalho em equipe e cooperação por meio de seminários e dinâmicas de grupo; Realização de seminários sobre gestão financeira visando esclarecer questões técnicas para comercialização dos produtos elaborados; Mapeamento de potenciais espaços que favoreçam a comercialização dos produtos elaborados para geração de trabalho e renda do público alvo. 
  • Projeto: Atividades de apoio ao Movimento Tratado Cidadão: aproximação entre Cursos de Graduação e organizações de produção de bens e serviços em Santa Maria/RS e região 
  • Resumo: O projeto tem como objetivo divulgar e revigorar as atividades desenvolvidas pelo Movimento Tratado Cidadão (MTC) no Município de Santa Maria e região, espaço delineado para sua atuação. O MTC visa envolver a sociedade e fortalecer o movimento, que busca sensibilizar com a realização de fóruns anuais para apresentação de trabalhos realizados por estudantes de cursos de graduação, na área de sua formação. Os trabalhos, orientados com metodologia científica, devem ter uma prática junto da sociedade. Este objetivo decorre da observação do crescente interesse na construção de uma proposta de caráter social, econômico e político, que busque maior integração entre a formação profissional e as necessidades da sociedade. Justifica-se este projeto pela busca de maior integração universidade-sociedade, dando destaque a possibilidade de atender a progressiva preocupação das empresas e da sociedade em geral com a coerência entre a formação profissional e as necessidades de produção de bens e serviços. Por este motivo, a inserção dos acadêmicos da graduação neste projeto é importante pela relevância da prática durante a formação e por atender ao preceito de levar a sociedade em geral o conhecimento dos trabalhos e atividades práticas curriculares de responsabilidade social realizadas no âmbito dos cursos. O MTC é coordenado por um grupo que busca formular e aprovar um tratado de apoio a corresponsabilidade entre IES e a sociedade com políticas e ações que contribuam na formação de profissionais mais comprometidos e preparados para atender as reais carências profissionais da sociedade. Visa assim, auxiliar no desenvolvimento de mentalidade que valorize na formação dos futuros profissionais, as competências respectivas ligadas ao perfil cidadão, propiciando aos seus participantes a oportunidade reflexiva de diferenciação e agregação de valores político-sociais mais abrangentes, necessários na formação holística dos envolvidos. 

FINANÇAS, ECONOMIA E CONTROLE

Coordenador: ROBERTO DE GREGORI 

  • Projeto: PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS 
  • Resumo:  O presente projeto será aplicado em escolas estaduais do munícipio de Santa Maria no intuito de promover o desenvolvimento de ações na área de Educação Financeira tendo em vista o efetivo exercício da cidadania por parte da comunidade, contribuindo para que as pessoas consigam gerenciar melhor os seus gastos. Espera-se, com a implantação do projeto nas escolas, contribuir para que haja maior esclarecimento de como se programar com gastos, e melhor utilizar a receita que cada cidadão possui. Abordar à utilização de recursos de maneira consciente para que não se criem jovens e adultos endividados. Objetivos 2.1 Objetivo Geral Promover o desenvolvimento de ações na área de Educação Financeira nas escolas estaduais para alunos do ensino fundamental e médio. 2.2 Objetivos Específicos • Ofertar semestralmente palestras sobre Educação Financeira; • Incentivar o inscrição de escolas em programas de educação financeira; • Dar continuidade à produção e à veiculação dos programas de TV e rádio; • Participar em semanas acadêmicas promovendo palestras; •Criar Atividades Complementares de Graduação (ACGs) e Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs); • Incentivar a produção de trabalhos acadêmicos científicos; • Incentivar a participação de estudantes da UFSM a realizar palestras e/ou cursos nas estaduais de Santa Maria/RS para debater o tema educação financeira; • Criar um site; e • Criar a marca para divulgação das ações e eventos do Programa. Justificativa Nos dias atuais saber lidar com os recursos que possuímos torna-se essencial para atender as necessidades de consumo que se possui. Boas práticas de educação na área financeira podem auxiliar um jovem que está entrando no mercado de trabalho a gerenciar melhor seus gastos e ganhos. Existem por parte do governo federal e de algumas instituições financeiras programas de educação financeira no intuito de formar cidadãos que consigam tomar melhores decisões para suas famílias aumentando a segurança econômica e o bem-estar dos mesmos. Conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE (2005), a educação financeira sempre foi importante para os consumidores, ajudá-los orçar e gerenciar sua renda, economizar e investir com eficiência e evitar ser vítima de fraude; Considerando que, à medida que os mercados financeiros se tornam cada vez mais sofisticados, as famílias assumem mais da responsabilidade e do risco de decisões financeiras, especialmente no campo da poupança de aposentadoria, indivíduos com educação financeira se tornam necessários para garantir níveis suficientes de investidores e consumidores conscientes, bem como o para o bom funcionamento, não apenas dos mercados financeiros, mas também da economia. Considerando que pesquisas sobre alfabetização financeira realizadas nos últimos anos nos países da OCDE mostram que os consumidores têm baixos níveis de conhecimento financeiro e não têm consciência da necessidade de receber educação financeira. Para Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF (2017), a educação financeira tem o objetivo de informar, formar e orientar os indivíduos que consomem, poupam e investem de forma responsável e consciente. Com isso, forma-se uma base mais solida para desenvolvimento do país. Assim, tal desenvolvimento retorna para os cidadãos através de serviços mais eficiente e eficazes. Nesse sentido desenvolver o presente projeto torna-se de fundamental relevância porque o tema está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para ser aplicado nas escolas, na disciplina de matemática. A participação da Universidade Federal de Santa Maria em programas de educação financeira é essencial e mais um contexto no qual a sociedade necessita de ações de extensão promovidas pela instituição na busca por educar essa comunidade que precisa de apoio. Por fim, as instituições ou redes de ensino têm até o início do ano letivo de 2020 para adequar seus currículos e propostas pedagógicas à BNCC. Resultados esperados Espera-se, com a implantação do projeto nas escolas, contribuir para que haja maior esclarecimento quanto como poupar, gastar e investir melhor os recursos recebidos. Através da educação financeira fornecer ferramentas que auxiliem o jovem a se preparar para administrar melhor a sua vida financeira com qualidade. De modo pontual, espera-se: • Capacitação de pelo menos 10 alunos da rede estadual, a cada semestre no curso de Educação Financeira; • promoção da realização de pelo menos 50% dos projetos e planos de ação propostos pelos alunos do curso Disseminadores de Educação Financeira; • inclusão da veiculação de um programa de TV e um programa de rádio com periodicidade quinzenal; • inclusão de 10 palestras em semanas acadêmicas das áreas de ciências sociais aplicadas e educação; • obtenção de 5 publicações acadêmicas sobre educação financeira; • implantação de Atividades Complementares de Graduação e uma Disciplina Complementar de Graduação; • criação de uma marca e de um site; e • Realizar atividades complementares com os alunos da UFSM realizando palestras nas escolas estaduais do município de Santa Maria.
  • Projeto: PROJETO DE GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO 
  • Resumo: O presente projeto será destinado a organizações que se localizem nos territórios dos municípios da quarta colônia e de Caçapava do Sul. As organizações atingidas pelos projetos podem ser de qualquer porte e ramo como agroindústrias, microempresas, empreendedores individuais. Todos que necessitarem uma melhor qualificação e controle de seus gastos, receitas e patrimônio. A intenção do projeto é auxiliar no processo de gestão e manutenção dos negócios dessas entidades. Objetivos Objetivo Geral Promover o desenvolvimento de ações na gestão de custos e formação de preço nas organizações localizadas no Território da Quarta colônia e no território do município de Caçapava do Sul. Objetivos Específicos • Ofertar semestralmente palestras sobre gestão de custos; • Incentivar a inscrição de empresas/organizações em oficinas de formação de preços; • Dar continuidade à produção e à veiculação dos programas de TV e rádio; • Participar em semanas acadêmicas promovendo palestras; •Criar Atividades Complementares de Graduação (ACGs) e Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs); • Incentivar a produção de trabalhos acadêmicos científicos; • Criar um folder sobre o tema do projeto; • Criar um site; e • Criar a marca para divulgação das ações e eventos do Programa. Justificativa As organizações estão sujeitas a dinâmica do ambiente em que estão inseridas, onde a competitividade é característica marcante, ocorre a necessidade de maior interação com o meio ambiente devendo, as mesmas, serem coordenadas e integradas visando atingir sua missão e, conseqüentemente, a continuidade da empresa depende de seus resultados econômicos. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de um correto dimensionamento do preço de venda dos produtos de uma organização, o qual deve ser suficientemente atrativo ao consumidor e, ao mesmo tempo, suficiente para cobrir todos os custos de fabricação, estrutura e financiamento da empresa. Neste sentido, a gestão de custos constitui-se em um elemento crucial na competitividade das empresas que operam na economia globalizada imposta pelo modelo econômico atual. Dentro deste escopo, a problemática da determinação do preço de venda apresenta-se como um fator determinante para a sobrevivência das organizações. A determinação do custo e a fixação dos preços dos produtos a serem comercializados são de fundamental importância para a empresa, uma vez que mal calculados podem causar a ruína da organização. Assim, a gestão de custos vem se adaptando conforme as necessidades atuais, buscando uma melhoria nas informações para ajudarem no processo de tomada de decisão, assim como análises de custo-volume-lucro, aspectos estratégicos e de formação de preços, tornam-se, cada vez mais, indispensáveis para os gestores e suas organizações. Resultados esperados Espera-se, com a implantação do projeto nos territórios dos municípios envolvidos, as organizações participantes, consigam gerenciar seus gastos e receitas. Através do projeto que organizações consigam administrar melhor seus negócios preservando o seu ambiente. De modo pontual, espera-se: • Capacitação de pelo menos 10 empresas/pessoas nos municípios envolvidos; • promoção e realização de pelo menos 2 oficinas de gestão de custos e formação preço; • inclusão da veiculação de um programa de TV e um programa de rádiocom periodicidade quinzenal; • inclusão de 2 palestras em semanas acadêmicas das áreas de ciências sociais aplicadas e educação; • obtenção de 2 publicações acadêmicas sobre o tema; • Implantação de Atividades Complementares de Graduação e uma Disciplina Complementar de Graduação; • Criação de folder e de um site.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DECISÃO

Coordenadora: DEBORA BOBSIN 

  • Projeto: Educação Empreendedora e Negócios de Impacto no Novo Ensino Médio
  • Resumo: Em 2017, foi alterada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de modo a trazer mudanças para o ensino médio em termos de suas diretrizes curriculares. O “Novo Ensino Médio”, como é conhecida a proposta, além da ampliação de carga horária, possibilita que os alunos escolham itinerários formativos conforme seus interesses. Um dos percursos formativos compreende a conhecimentos e competências sobre Empreendedorismo. No estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) está realizando o processo de implantação do Novo Ensino Médio por meio das escolas-piloto. Essa iniciativa prevê a inclusão gradativa dos itinerários formativos, escolhidos pelas escolas. No 1º ano, serão cinco períodos semanais dos conteúdos específicos, no 2º ano é ampliado para 10 períodos, e, no 3º, 15. A presente proposta de ação extensionista trabalhará com a comunidade escolar, mais especificamente, com os professores de duas escolas estaduais da cidade de Caçapava do Sul que estão participando deste processo como escolas-pilotos: Escola Antônio José Lopes Jardim e Escola Nossa Senhora da Assunção. A Escola Antônio José Lopes Jardim situa-se na zona rural do município, seu itinerário formativo dá destaque ao empreendedorismo com foco em ciências da natureza e ciências humanas, enquanto a Escola Nossa Senhora da Assunção, localiza na zona urbana, abordará empreendedorismo com foco em matemática e ciências humanas. O Novo Ensino Médio indica que os itinerários formativos sejam abordados de forma interdisciplinar e transversal, e isso tem se tornado um desafio para muitos professores em virtude de não possuírem, em sua trajetória acadêmica, experiências ou formação específica voltada para os conhecimentos acerca do empreendedorismo. Frente a esse desafio, as escolas-piloto de Caçapava do Sul buscaram suporte junto a UFSM para a construção de uma metodologia/abordagem voltada a aplicação do itinerário “empreendedorismo” na concepção do Novo Ensino Médio. Visto que essas escolas possuem realidades diferentes, e propostas curriculares diferentes por parte da SEDUC/RS, a ideia é que essa construção seja realizada de forma colaborativa com os professores envolvidos, de modo que eles possam replicar essa abordagem ao longo de sua trajetória docente, e também que considere as especificidades locais, trabalhando o empreendedorismo a partir das demandas e do contexto vivenciado pelos alunos. Portanto, destaca-se como objetivo geral desta ação de extensão, a co-criaçao de uma metodologia para a implementação do itinerário “empreendedorismo” nas escolas-piloto do Novo Ensino Médio de Caçapava do Sul. Neste sentido, esta proposta atuará sobre o viés da educação empreendedora, que busca o desenvolvimento de competência, de modo a formar cidadãos autônomos e proativos que atuem na construção de um mundo melhor. A educação empreendedora está pautada no fortalecimento das relações interpessoais, colocando o aluno na posição ativa no seu processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que esse aluno se reconheça como um agente de mudanças, que é responsável pela sua jornada mas também pela transformação social. Esses aspectos reforçam a importância dessa ação tanto para o aluno das escolas públicas participantes como para os acadêmicos de graduação da UFSM. Pois, a proposta desta ação extensionista é permitir que o acadêmico de graduação, a partir de sua atuação no projeto, também compreenda o empreendedorismo sobre outro viés, e que a partir das experiências vivenciadas, de sua inserção na comunidade, possa fazer uma leitura da realizada, e construir soluções para os problemas sociais e ambientais observados. O presente projeto de extensão busca contribuir com o ensino básico e com a escola pública por meio da educação empreendedora. Por meio da construção colaborativa de uma metodologia para trabalhar o itinerário formativo empreendedorismo no contexto do novo ensino médio, pretende-se fortalecer o engajamento de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolvimento uma cultura empreendedora na região e sensibilizar acerca da importância da educação empreendedora. Ainda, espera-se que o envolvimento com as ações do projeto, permita aos acadêmicos da UFSM aliarem a teoria à prática, preparando-os para oportunidades de trabalho diferenciadas. Também, espera-se contribuir para a divulgação da cultura empreendedora, reforçando o seu papel na economia, preparando a comunidade para o trabalho através de ações que busquem resultados para a coletividade. Neste sentido, observa-se a importância de discutir o empreendedorismo a partir de demandas sociais e ambientais locais, concebendo um desenvolvimento econômico sustentável. No que tange a contribuição e ao papel das universidades para esta mudança, é necessário reforçar que o relacionamento entre universidade e comunidade se dá também por meio de iniciativas sociais, destinadas a melhorar a vida da comunidade e dos cidadãos, dentro e fora do ambiente acadêmico. Os objetivos desta proposta articulam os conceitos de empreendedorismo e inovação social, cidadania e o papel dos sistemas de ensino neste processo. As ações visam constituir-se dentro da comunidade acadêmica um lócus para potencializar conhecimentos e ações de empreendedorismo social e criativo, fortalecendo o diálogo, a interação entre alunos, cursos e experiências, promovendo parcerias para o desenvolvimento do empreendedorismo estudantil de forma transversal e interdisciplinar, agregando valor a formação profissional de alunos dos diversos cursos da UFSM e dos alunos do ensino médio das escolas públicas participantes. 
  • Projeto: Time Enactus UFSM
  • Resumo: A Enactus é uma organização internacional presente em 35 países e que busca, por meio de seus programas, incentivar os estudantes a “desenvolver iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental”. A Enactus iniciou suas atividades no Brasil em 1998, e se dedica a “inspirar os jovens universitários a transformar vidas por meio da ação empreendedora”. Com a missão de “engajar a próxima geração de líderes empreendedores a utilizarem inovação e princípios de negócios para melhorar o mundo”, para assim atingir a visão de “criar um mundo melhor e mais sustentável”, promovendo os valores de “colaboração, inovação, integridade e paixão”, atualmente, no Brasil, existem 120 times vinculados a universidades das diferentes regiões do país, envolvendo mais de 3000 universitários em 200 projetos. A proposta da Enactus é que os times criem projetos que envolvem o desenvolvimento comunitário, políticas e o empreendedorismo social, aplicando os seus conhecimentos em atividades práticas que resolvam problemas reais. Os projetos a serem desenvolvidos, pelo Time, busca transformar realidades, em especial, de pessoas em vulnerabilidade, ao mesmo tempo, em os estudantes desenvolvem valores e fortalecem sua formação humanística. Assim, a proposta desta ação de extensão é criar o Time Enactus da UFSM, de modo a construir um espaço interdisciplinar, que abraça estudantes das diferentes áreas de conhecimentos e cursos de graduação e pós-graduação da UFSM unidos em prol de desenvolver projetos voltados para a solução de problemas sociais e ambientais, e desenvolvendo o empreendedorismo social. Os objetivos do Time UFSM são: – Fomentar o empreendedorismo social e a inovação social, através da interação criativa e construtiva em um ambiente coletivo e compartilhado; – Mobilizar, articular e qualificar iniciativas dos estudantes que visem geração de renda e outros benefícios às populações vulneráveis da cidade; – Promover a Extensão Universitária em diferentes áreas de atuação, possibilitando que o Time Enactus seja um lócus de extensão para alunos de diferentes áreas de formação com interesse em negócios e projetos sociais. – Promover a internacionalização da Extensão na UFSM através de parcerias e convênios com outras iniciativas da rede Enactus.