Laboratórios:
A infraestrutura do Programa de Pós-Graduação em Administração conta com três laboratórios de informática do Centro de Ciências Sociais e Humanas além dos três laboratórios de pesquisa do Programa. Todos os laboratórios (informática e pesquisa), são utilizados por professores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação (alunos de iniciação cientifica) do PPGA. Os laboratórios de informática são utilizados tanto pelos professores em suas aulas, quanto pelos alunos para trabalhos individuais. Os laboratórios de pesquisa são ambientes preparados para que os grupos de pesquisa tenham as condições necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. Os três Laboratórios de Pesquisa do PPGA podem ser assim descritos:
– Laboratório de Tecnologia em Gestão da Inovação e da Sustentabilidade (LABGIS) Linha Estratégia em Organizações: A preocupação com os níveis de competitividade tem orientado as organizações atuais na busca de qualidade, de maiores níveis de produtividade, de redução de custos pela adoção de estratégias inovadoras, como forma de enfrentar a competição no mercado interno e capacitar-se para disputar parcelas do mercado externo. Assim, do ponto de vista da discussão e das investigações acerca da conformação das interações propostas busca-se a articulação entre estruturas de governança, inovação tecnológica, sustentabilidade e relacionamentos colaborativos, a ideia norteadora é que tais relações poderão ser avaliadas e aprimoradas para melhorar o desempenho das empresas em diferentes regiões do mundo.
– Laboratório de Sistemas, Estruturas e Pessoas (SEP): O laboratório de Sistemas, Estruturas e Pessoas visa de uma maneira específica, estudar, discutir, gerar e divulgar conhecimentos sobre e para as organizações, tendo com enfoque as funções administrativas de organizar, dirigir e comandar. De uma maneira mais geral, procura-se discutir a articulação entre indivíduo, a organização e a sociedade. Essas escolhas permitem que se trabalhe na interface de diversos temas, a maioria multidimensional e de caráter interdisciplinar, relacionados a seguir, dentre outros: complexidade (epistemologia, metodologia e aplicação), relacionamentos interorganizacionais, comportamento organizacional, implantação e articulação dos sistemas de informação dentro das organizações, cooperação, cultura, mudança organizacional, conhecimento e aprendizagem gerencial.
– Laboratório de Finanças, Economia e Controle (FINECO): O laboratório tem como foco central a análise e aplicação de um conjunto de técnicas, modelos e ferramentas à solução de problemas e temas relacionados à gestão, principalmente os associados à previsão e ao controle. Os temas principais são: mercado de capitais (liquidez, volatilidade; modelos de precificação) finanças corporativas (estrutura de capital, política de dividendos, gestão do capital de giro), políticas governamentais e seus efeitos macroeconômicos, transmissão de preços entre mercados, crises e finanças comportamentais. Com um enfoque eminentemente quantitativo, busca a partir do domínio de conhecimentos de métodos e técnicas quantitativas (regressões, séries temporais, análise em painel, pesquisa operacional, análise fatorial, simulações, equações estruturais, entre outros) analisar problemas econômicos e financeiros.
Recursos de Informática
Todos os laboratórios do PPGA contam com rede conectada à internet e o prédio possui rede sem fio ou wireless. Os Laboratórios de informática do PPGA são de acesso restrito aos alunos do programa e possuem computadores novos, com acesso à internet, rede wireless, aplicativos necessários para o desenvolvimento das atividades do corpo docente e discente (programas estatísticos como SPSS, Estatística e Sphinx, AMOS e Outros). Em 2013 foi adquirido o software de análise quantitativa textual e audiovisual, o software NVIVO.
O 74 C
O prédio onde se localiza o PPGA conta ainda com nove salas de aula, com capacidade para em torno de 50 alunos cada uma, e um auditório de 200 lugares. O programa, além dos três laboratórios, e além da possibilidade de uso das nove salas de aula, conta com duas salas de aula com capacidade em torno de 15 lugares, as quais são utilizadas, prioritariamente, para as disciplinas obrigatórias do Doutorado e defesas. Todas as salas de aula contam com os recursos multimidia básicos (datashow, computador, rede wireless e ar condicionado). A estrutura administrativa possui uma secretaria, um almoxarifado, uma cozinha e duas salas de coordenação (acadêmico e profissional), além de uma recepção.
Biblioteca
A UFSM possui um sistema integrado de bibliotecas formado por uma Biblioteca Central e onze bibliotecas setoriais localizadas nos Centros de Ensino da UFSM, a única que funciona no centro da cidade é a Biblioteca Setorial do CCSH que é a que atende o PPGA, que em breve estará localizada ao lado do prédio 74 C em moderna estrutura. O acervo é composto por livros, teses, periódicos, cds, folhetos, fitas de vídeos que estão cadastrados no sistema informatizado da UFSM (SIE), desenvolvido pela Central de Processamento de Dados (CPD). A consulta ao acervo pode ser realizada diretamente nas bibliotecas ou através da internet, na página da universidade (www.ufsm.br). O Sistema de bibliotecas da UFSM possui 40.765 exemplares de livros relacionados à área de ciências sociais aplicadas sendo que desses, 9.013 livros são específicos da área de Administração.
Com relação ao número de periódicos assinados, a UFSM conta com um total de 654 periódicos na área de ciências sociais aplicadas dos quais, 22 são relacionados especificamente a área de Administração. Conta com acesso integral ao Portal Capes que disponibiliza mais de 500 bases de dados.
Quanto a sistemática de aquisição de novos títulos consiste no encaminhamento anual de um ofício circular aoscoordenadores de curso e chefes de departamento, solicitando bibliografia a ser adquirida para fundamentar as atividades deensino e pesquisa, com definição de prioridades. Após recebimento, é feito a conferência da existência ou não do material nosistema, caso exista, a análise concentra-se no uso para decidir sobre a aquisição ou não de mais exemplares. Para os livros selecionados a partir das sugestões é providenciado o processo de compra de acordo com a Lei de Licitações.
A Biblioteca Central da UFSM possui um espaço físico de 6.770 metros quadrados de área, com 3 andares bem iluminados earejados com sistema antifurto e extintores. Possui acesso especial aos portadores de deficiências e cabines para estudo individual e em grupo, uma sala de vídeo, com 2 televisores, e aparelho de DVD. Disponibiliza 11 terminais para consulta dosusuários, sendo 5 para uso exclusivo do Portal de Periódicos CAPES. A Biblioteca Central possui um total de 615 títulos de periódicos e 21.504 obras e 44.126 volumes de Administração e áreas afins. Seu horário de funcionamento é: de segunda asexta-feira, das 7h e 30min às 21h e aos sábados das 08 às 11:45min. Quanto ao pessoal de apoio a Biblioteca Central contacom 10 bibliotecárias, 1 técnico em assuntos educacionais – TAE, 5 vigilantes, 12 assistentes em administração, 5 auxiliares administrativos, 7 recepcionistas, 1 porteiro e 22 bolsistas.
A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas funciona de segunda à sexta-feira das 07:30 às 21:30 horas,possui 318 metros quadrados e se encontra no andar térreo do prédio da antiga reitoria no Centro da cidade de Santa Maria. O local é bem iluminado, arejado, possui arcondicionado, sistema antifurto e extintores. Atualmente, todas as atividades estão informatizadas com o acervo disponível naInternet, disponibilizando 3 terminais de consulta dentro da Biblioteca com um total de 315 títulos de periódicos e 11.292 obras e19.720 volumes. No ano de 2012 foram recebidos 180 exemplares, relacionados às linhas de pesquisa do programa. Osrecursos de multimídia da Biblioteca Setorial do CCSH são formados por: 24 exemplares de fitas de vídeos e 162 Cd-Rom. OsJornais de circulação diária assinados são: Diário de Santa Maria e Jornal a Razão (local), Zero Hora e Correio do Povo(regional), Folha de São Paulo e Gazeta Mercantil (nacional). Quanto ao pessoal de apoio a Biblioteca Setorial conta com duasbibliotecárias, 2 auxiliares de biblioteca e 2 bolsistas.
A biblioteca oferece vários serviços que servem de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPGA/UFSM, entre os quais:
Informação bibliográfica – proporciona orientação sobre a organização e funcionamento da biblioteca, uso do catálogoa utomatizado, utilização das obras de referência e de outras fontes de informação bibliográfica.
Livre acesso ao acervo – livros, teses/dissertações, obras de referência, revistas especializadas, anuários estatísticos, etc.
Acesso à base de dados on-line.
Acesso à Internet apenas com a finalidade de realização de pesquisa acadêmica.
Empréstimo domiciliar. O empréstimo é pessoal e ocorre mediante apresentação do cartão do leitor, sendo possível a consultae renovação do material bibliográfico através da internet. O serviço de empréstimo está sujeito a normas do Regulamento, que estabelece prazos, número de materiais, penalidades, etc..
Obtenção de material bibliográfico de outras bibliotecas. Este serviço oferece aos usuários a possibilidade de solicitar documentos não localizados no acervo da biblioteca em outras bibliotecas nacionais.
Formação de usuários diversos treinamentos de integração e capacitação para uso dos recursos e serviços disponibilizados àcomunidade usuária, tais como: Pesquisa em bases de dados, Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT.
Normalização Bibliográfica normalização de referências bibliográficas e orientação sobre apresentação de trabalhos científicos.
Reprografia – em sistema terceirizado.
Bases de dados nacionais e internacionais, que podem ser consultadas na própria biblioteca ou na residência do usuário, via internet.
Já está sendo construída a nova biblioteca do CCSH, denominada Biblioteca de Humanidades. Um prédio com 1.555,48 metros quadrados situado ao lado do Prédio 74 C do CCSH no Campus Universitário da UFSM, praticamente em frente às novas dependências do PPGA. Esse prédio é constituído de 3 andares, sendo cada um deles descritos assim: 1º Andar: Denominado Sub solo possui área total de 202 m² e conterá dois banheiros (um masculino e outro feminino), uma recepção, a direção dabiblioteca, uma área de processos técnicos e uma área de armazenamento de materiais. Esse andar será reservado a parte administrativa da biblioteca; 2º Andar: O andar térreo. Terá uma área de 835,48 m² e será composto pelo setor de empréstimos, acervo, saguão de exposições artísticas, área de café, mesas para leituras individuais e em grupos e sanitários; 3º Andar: O piso denominado Mezanino possui uma área total de 518 m² será composto pelo laboratório de Humanidades e o Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas, além de salas de estudos em grupos, espaço web e acervo. A obra é financiada com recursos do CT INFRA CAPES 2009 e sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2015. A inauguração da nova biblioteca deverá garantir novos e excepcionais espaços para estudos e de convivência adequados para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e de socialização dos docentes e discentes em nível de graduação e de pós-graduação.