Histórico
A história do Curso de Especialização em Geomática lato sensu inicia-se no ano de 1984, quando foi criado, junto ao Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, o Curso de Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Sub-Orbitais (CEIOSO), em razão da necessidade de atendimento aos técnicos específicos da área, em caráter pioneiro. Em 2001, pela necessidade de atendimento aos avanços tecnológicos quanto, aquisição, processamento e disseminação de informações na área de Geoprocessamento, seu Projeto Pedagógico foi reformulado e passou a ser denominado Curso de Especialização em Geomática. Mais recentemente, no ano de 2015, foi proposto por um grupo de professores, que permaneciam ligados ao Curso de Especialização, a revitalização do mesmo, e como parte desse processo, sua transferência e alocação nas dependências do Colégio Politécnico da UFSM.
Atualmente, a Geomática engloba as atividades de levantamento de informações geográficas integrando elementos de diversas áreas que envolvem o uso de dados espaciais, tais como: Topografia, Cartografia, Geodésica, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e SIG (Sistema de Informação Geográfica). Com uma vasta experiência acumulada em 32 anos de processo educativo, o atual Curso de Especialização em Geomática traz uma visão contemporânea na difusão de geotecnologias, visando atuar na qualificação acadêmica e profissional na crescente área de Geoprocessamento.
•Título da habilitação: Especialista em Geomática
•Carga horária Total: mínima: 360 horas; máxima: 420 horas.
Objetivos
O objetivo geral é proporcionar conhecimento adequado aos profissionais, docentes e pesquisadores na área de Geomática, capacitando-os à identificar, equacionar, investigar e desenvolver atividades que, usando uma abordagem sistemática, integram todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados geográficos necessários como parte de operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de produção e gerenciamento de informação espacial. Especificamente, o curso objetiva capacitar profissionais para: O objetivo geral é proporcionar conhecimento adequado aos profissionais, docentes e pesquisadores na área de Geomática, capacitando-os à identificar, equacionar, investigar e desenvolver atividades que, usando uma abordagem sistemática, integram todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados geográficos necessários como parte de operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de produção e gerenciamento de informação espacial. Especificamente, o curso objetiva capacitar profissionais para:
1. Coleta, processamento e análise de informações em sistemas georreferenciados;
2. Resolução de questões acerca da espacialização adequada de fenômenos naturais e antrópicos;
3. Análise e interpretação de imagens para extração de informações sobre a superfície terrestre;
4. Utilização e/ou desenvolvimento de aplicativos computacionais que utilizam informações espaciais.