Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Inovação POSCOM

 

Linha de Pesquisa

Projeto de Inovação POSCOM

MÍDIA E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS

Coordenadora: SANDRA RUBIA DA SILVA

 Projeto: POSCOM JUNTES EM CASA

 Resumo: A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em conjunto com os docentes e discentes do Programa, lançou na primeira semana de abril de 2020 o projeto#poscomjuntosemcasa. O projeto consiste em uma série de atividades extracurriculares que ocorrem por meio das mídias sociais do POSCOM – Facebook, Instagram e o canal POSCOM – UFSM do Youtube –com o objetivo de dar visibilidade às ações e resultados envolvendo os projetos de ensino, pesquisa e extensão do Programa, desta forma fortalecendo os laços entre a comunidade do POSCOM em tempos de quarentena. Criado em abril de 2020 como forma de manter os vínculos acadêmicos durante a pandemia, o canal já conta, nesta data (nov 2020), com 385 inscritos e mais de sete mil visualizações do conteúdo produzido. Objetivos Semanalmente são ofertadas atividades extracurriculares através de “lives” que temo objetivo de dar visibilidade aos trabalhos dos grupos de pesquisa, integrar graduação e pós-graduação e fomentar a discussão sobre as possibilidades e desafios da vida acadêmica. Justificativa O projeto: 1 – é pautado pelo protagonismo discente, o que constitui inovação no cenário do conteúdo ofertado pelos PPG’s da Área que possuem canal no YouTube; 2 – funciona como suporte para atividades de docentes do PPG que queiram realizar eventos online, como colóquios e palestras; 3 – realiza integração com a graduação via ampla divulgação das atividades ofertadas para a FACOS; 4 – propicia a criação de vínculos interinstitucionais e internacionais, na medida em que o conteúdo é divulgado para outros PPG’s da área e há também participação de convidados externos, nacionais e internacionais; 5 – auxilia no processo de autoavaliação e planejamento estratégico do PPG, na medida em que as “lives” são ligadas a palavras-chave da nova proposta de avaliação multidimensional da CAPES. Critérios da CAPES atendidos: inovação; formação de recursos humanos; processo de autoavaliação e planejamento estratégico; divulgação científica; visibilidade e transparência; destino dos egressos; publicização dos resultados das pesquisas realizadas no âmbito do PPG; apoio à internacionalização; apoio visando parcerias interinstitucionais.