Linhas de Pesquisa |
Projetos de Extensão POSCOM |
MÍDIA E IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS |
Coordenadora: ADA CRISTINA MACHADO SILVEIRA Projeto: Experimentações na política de acesso aberto Resumo: A FACOS-UFSM é uma editora universitária criada em 2003 com registro autorizado pela Fundação Biblioteca Nacional. A FACOS-UFSM Editora tem o objetivo de promover publicações provenientes da produção científica, técnica, cultural e acadêmica publicada em suas versões impressa e ebooks, ademais de dar suporte para as edições do periódico Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática do programa de pós-graduação em Comunicação da UFSM. A atividade de FACOS-UFSM está apoiada em recente resolução aprovada no âmbito da UFSM, a qual oportuniza a construção coletiva do ecossistema comunicativo de uma política editorial para o conjunto de editoras universitárias, que não gozam de recursos orçamentários, de pessoal ou de infraestrutura. A editora em sua atividade de publicações de livros conta com duas dezenas de obras publicadas, sendo metade delas especificamente na área da Comunicação. Seu objetivo geral consiste em desenvolver experimentações dentro da política de acesso aberto (open access). Um objetivo específico consiste em incrementar o caráter experimental de FACOS-UFSM Editora, desenvolvendo da política de autopublicação sem custos, prática que favorece a formação discente e ainda questiona velhas práticas de edição de livros, operantes nas universidades públicas. Ademais deste objetivo específico, FACOS-UFSM Editora destina-se à formação discente de alunos de graduação e de pós-graduação. Suas atividades contam com suporte do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, campus sede. A Editora possui um Portal de E-books com alimentação de links provenientes do cervo digital do repositório Manancial da Biblioteca Central da UFSM em permanente atualização. No repositório Manancial A comunidade FACOS-UFSM Editora tem o objetivo de reunir a produção científica, técnica, cultural e acadêmica publicada em suas versões impressa e ebooks. Seu acervo digital, ademais, conta com o repositório do Arquivo Geral da UFSM. resultados em 2019 e 2020: As docentes Ada Cristina Machado Silveira e Sandra Depexe atuam como editoras da FACOS-UFSM Editora. O site da editora foi planejado e criado em 2020 (https://www.ufsm.br/editoras/facos/). Dentre as atividades da editora, desenvolve projeto de extensão com experimentações veiculadas no seu Portal de e-books de Acesso Aberto com contínua alimentação e atualização de repositório digital Manancial da Biblioteca Central (https://repositorio.ufsm.br/). A comunidade FACOS-UFSM Editora atua na promoção da publicação em formato livro da produção científica, técnica, cultural e acadêmica publicada em suas versões impressa e e-books, especialmente na área da comunicação. No ano de 2020 procedeu-se ao registro de 19 obras junto à Fundação Biblioteca Nacional e Câmara Brasileira do Livro. Ainda, as docentes representaram a editora no I Encontro de Editoras Acadêmicas Experimentais – EXPEDIÇÃO, evento realizado no Estande Virtual da UFSM na 47ª Feira do Livro de Santa Maria. FACOS-UFSM Editora, desenvolve projeto de extensão com experimentações em acesso aberto no Portal de E-books editora FACOS-UFSM com alimentação de repositório Manancial da Biblioteca Central. Ela dá suporte às atividades de editoração do periódico Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática do PPGComunicação UFSM. A publicação do Ofício Circular nº 18/2022- GAB/PR/CAPES de 29 de dezembro de 2022, demandou a realização de um Recurso relativo à classificação Qualis na Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES, tendo como referência o Processo nº 23038.007034/2019-11. O recurso argumenta que o periódico animus observa rigorosamente todos os requisitos requeridos para sua classificação nos extratos A e indaga sobre os procedimentos classificatórios, os quais nnao foram disponibilizados publicamente. Já as atividades da editora FACOS-UFSM, fundada em 2003, com duas dezenas de obras publicadas, sendo metade delas especificamente na área da comunicação, prosseguiram em ritmo reduzido, tendo em vista a revisão de seus processos de gerenciamento e sua adequação a uma editora- escola. A comunidade FACOS-UFSM Editora tem o objetivo de reunir a produção científica, técnica, cultural e acadêmica publicada em suas versões impressa e ebooks, especialmente na área da comunicação. A editora prosseguiu suas atividades em convênio com a Unisinos, realizando a edição de obras do PPGComunicação daquela universidade. As obras são financiadas com uma grande variedade de chamadas de fomento. |
Coordenador: FLAVI FERREIRA LISBOA FILHO Projeto: UFSM Solidária e Cidadã: esperança e reconstrução para o Rio Grande do Sul Resumo: Este programa surge como um chamado à ação em resposta urgente e compassiva às comunidades atingidas pelas chuvas intensas e pela histórica enchente de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, Brasil. Por meio de iniciativas extensionistas multidisciplinares e apoiadas na expertise dos agentes universitários, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo, especialmente em momentos de calamidade, auxiliando na reconstrução física, emocional e social dessas comunidades, incluindo suporte técnico, apoio psicossocial, recuperação ambiental, engajamento comunitário, entre outros. Espera-se que as ações de extensão sob a égide do programa “UFSM Solidária e Cidadã” tenham impactos significativos na superação dos desafios enfrentados pelas populações afetadas, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade e promovendo valores de solidariedade e cidadania. Juntos, podemos superar os desafios e construir um futuro mais forte, unido e resiliente para o Rio Grande do Sul. |
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Coordenadora: ROSANE ROSA Projeto: Educomunicação e Cidadania – EDUCOM Resumo: O EDUCOM UFSM dá continuidade as atividades iniciadas em 2009 pelo Programa Educação Com e Para Mídia ampliando a proposta educomunicativa para democratização da comunicação como direito humano e de cidadania voltado a Escolas Públicas e ONG de Santa Maria. Segue o princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Teoricamente, o Programa fundamenta-se na epistemologia da educomunicação e nas políticas participativas. Objetivos – Objetiva-se o empoderamento comunicacional dos participantes voltado a uma educação e participação cidadã. Para tanto, utiliza-se uma combinação metodológica: pesquisa ação, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas (ABP), aprendizagem colaborativa, traduções e produção. Um dos principais projetos é o de Rádio Escola que além da atuação interna, os participantes atuam em coberturas colaborativas de eventos educativos, culturais e comunitários. Nesse processo, a Universidade pode contribuir para que as Escolas e ONG participantes ampliem o seu papel social oferecendo “condição à participação, como incubadora da cidadania, como processo formativo” (Demo, 2007, p.52). O Programa EDUCOM UFSM possibilita agregar a universidade, a escola, o estado, instituições, ONG e a comunidade. No ano de 2015 participaram 56 acadêmicos dos Cursos de Produção Editorial e Publicidade e Propaganda da disciplina Comunicação e Cidadania 2015\1 e a mestranda e doutorando em docência orientada (30h cada atividade): Oficina de audiovisual e produção de um minidocumentário; oficina de Educomunicação Ambiental e produção de um tutorial “Dedo Verde” para hortas verticais; oficina de Redação e exercício de autoria com a produção de um livro artesanal “Minha Opinião Narrada”; oficina de Direitos Humanos no Alojamento da Verônica voltado ao público LGBT com a produção colaborativa de material informativo impresso e digital; assessoria de comunicação comunitária ao CACC – Centro de Apoio a Crianças com Câncer, ligado ao HUSM. No ano de 2016 participaram 54 acadêmicos de Produção Editorial e de Publicidade e Propaganda da disciplina Comunicação e Cidadania (90h) e duas mestrandas. Desenvolveram as seguintes atividades, em parceria com Escolas Públicas e ONGs: 1.Campanha Por um Mundo + Positivo de conscientização sobre HIV/AIDS na ONG Lar Acalanto; 2. Rodas de conversa e produção de cartilha digital sobre educação para mídia no Curso Pré¬- universitário Popular Práxis; 3. Produção de um vídeo e de um livro artesanal “Mãos para criar, mentes para expandir” com alunos da EMEI Vila Jardim; 4. Assessoria de comunicação integrada ao Centro de Apoio à Criança com Câncer – CACC; 5. Campanha comunitária de conscientização e combate à AIDS na Escola Pão dos Pobres de SM; 6. Educomunicação e relações de gênero na Escola Estadual Prof. Margarida Lopes e na Escola Estadual Manoel Ribas (Maneco), por meio de rodas de conversa e produção de documentário. Avanços em 2020: Campanha para veiculação nas Rádios Comunitárias associadas da ABRACO\RS e nas Rádios Comunitárias ligadas ao Instituto de Comunicação Comunitária de Moçambique. Foram produzidos spots e podcast sobre a covid- 19. A ação integra o Projeto de Ensino- extensão Educomunicação e Cidadania da UFSM e o Projeto Educomunicação Intercultural (UFSM- UP\MZ), coordenado pela docente Rosane Rosa. Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23ªed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. _____Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1999. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/livro_freire_educacao_pratica_liberdade.pdf MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, p. 51-79. MANDELA, Nelson. In. Nelson Mandela Foundation. Disponível em: http://archives.nelsonmandela.org/home . Consultado em 7\6\2013. SOARES, Donizete. Educomunicação – o que é isto. Disponível em: http://www.portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf. Consultado em: 12\6\2009. SOARES, Ismar. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011. |
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MÍDIA E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS |
Coordenadora: ALINE ROES DALMOLIN Projeto: Comunicação de proximidade: memória, resiliência e adaptação social a riscos climáticos e catástrofes naturais na Quarta Colônia Resumo: O projeto de extensão intitulado “Comunicação de proximidade: memória, resiliência e adaptação social a riscos climáticos e catástrofes naturais na Quarta Colônia”, apresentado pelo PPG Comunicação da UFSM (Colégio de Humanas), reconhece as Diretrizes para a Extensão Universitária, nomeadamente a de atuar reconhecendo o potencial comunicativo da interação dialógica, a indissociabilidade ensino pesquisa extensão. Ela se alinha ao PDI da UFSM na meta de desenvolvimento local, regional e nacional. A equipe propõe-se a desenvolver ações que possuam impacto na transformação social, bem como na formação do estudante e se direciona a atender o Objetivo 13 do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, qual seja, o de tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. Ele tem como parceiros o PPG Geografia (PPGGEO) PPG Letras (PPGL), do Colégio de Humanas, e o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural (PPGPC), do Colégio Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Entendemos a necessidade de reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação social a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais no âmbito da 4a. Colônia, seriamente afetada nos últimos meses. Desejamos integrar-nos em medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais através das discussões com a comunidade envolvida e com os apontamentos que dela realizaremos em termos de sistema de alerta e defesa civil. Através da abordagem da Comunicação para o Desenvolvimento, reconhecemos a importância de incrementar a comunicação de proximidade. E com a abordagem da Educomunicação pretendemos atuar para melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. Os resultados esperados são: Registro audiovisual de narrativas sobre os eventos sócio climáticos de 2024 e circulação midiática de seus produtos; Cartografia da malha de comunicação de proximidade da Quarta colônia; Superação na Quarta Colônia da condição de Deserto de Notícias; Protocolo de comunicação em situação de risco climático; Policy Papers sobre risco climático na Quarta Colônia. |
Coordenadora: JULIANA PETERMANN Projeto: 4C – Observatório e Laboratório de Marcas da Quarta Colônia Resumo: O presente projeto visa dar conta de uma demanda específica de uma ação para o ?Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO?. Trata-se de uma demanda da área Comunicação: ações que divulguem as iniciativas de Geoparques, suas ações, objetivos e proposições nas comunidades do Geoparque Caçapava ou Geoparque Quarta Colônia e/ou promovam os municípios e respectivos Geoparques como destinos turísticos. P Enquadra-se no seguinte item: g) Registros fotográficos e elaboração de marcas, logomarcas e materiais visuais e audiovisuais para pequenos empreendedores da Quarta Colônia: priorizar os que têm geossítios visitáveis em suas propriedades e os estabelecimentos parceiros/amigos do Geoparque. Possui como objetivo geral: Criar um observatório e laboratório para a construção de marcas, bem como prestar consultorias e oferecer cursos para a manutenção das identidades visuais de pequenos empreendedores da Quarta Colônia, fortalecendo esses pequenos negócios e colaborando com a divulgação e promoção do Geoparque da Quarta Colônia como um destino turístico. Objetivos Possui como objetivo geral: Criar um observatório e laboratório para a construção de marcas, bem como prestar consultorias e oferecer cursos para a manutenção das identidades visuais de pequenos empreendedores da Quarta Colônia, fortalecendo esses pequenos negócios e colaborando com a divulgação e promoção do Geoparque da Quarta Colônia como um destino turístico. Como objetivos específicos foram definidos os seguintes: 1) Atender demandas marcárias dos pequenos empreendedores da quarta colônia; 2) Analisar marcas e propor ajustes, alinhamentos e reformulações; 3) Organizar e ministrar mini cursos que tratam de questões específicas da manutenção das identidades visuais dos pequenos empreendedores; 4) Oferecer uma oportunidade de experimentação aos e às estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda e do curso de Desenho Industrial. Justificativa O presente projeto se justifica pela identificação de uma enorme demanda por serviços de comunicação para pequenos empreendedores da Quarta Colônia. Identifica-se o potencial de produtos e serviços oferecidos pelos pequenos negócios da região, porém percebe-se também o quanto carecem de identidade visual atrativa e alinhada em relação aos princípios comunicacionais. Salientamos também a importância de fortalecer esses pequenos negócios para divulgar e promover o Geoparque da Quarta Colônia como um destino turístico. O presente projeto visa atuar no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins, com vistas a atender as demandas marcárias de toda a Quarta Colônia. Resultados esperados Atender demandas de marca e de identidade visual de pequenos empreendedores que serão selecionados via edital, contemplando em torno de 10 cases por ano de duração do projeto; Oferecer um espaço de consultoria em relação à aplicação das marcas e dos elementos de identidade visual, com plantão para tira-dúvidas; Organizar cursos para pequenos empreendedores que contemplem questões relacionadas às principais necessidades comunicacionais; Proporcionar um espaço de experimentação e de aprendizagem para os estudantes dos Cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e de Desenho Industrial. Ampliar o potencial turístico da Quarta Colônia, divulgando os produtos e serviços dos pequenos empreendedores, bem como o Geoparque |