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 Política de Avaliação do Programa 

 

Política de Autoavaliação

    A Política de Autoavaliação do POSCOM é desenvolvida por um Grupo de Trabalho que coordena um conjunto de instrumentos e de ações voltadas à avaliação permanente do Programa por docentes e por discentes. A partir delas, tem a incumbência de elaborar relatórios, colaborar na publicização dos resultados e auxiliar na articulação dos objetivos, das metas e dos resultados da autoavaliação com o planejamento estratégico do Programa em cada quadriênio. 

    Em sua atuação, de igual modo, observa o Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM, que considera sete desafios institucionais: 1- Internacionalização; 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; 3 – Inclusão social; 4 – Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento local, regional e nacional; e desafio 7 – Gestão ambiental.

 Instrumentos de Auto avaliação

    a) Documento orientador para o ano (primeiro semestre): articulado ao relatório Sucupira e ao planejamento estratégico de cada quadriênio. Orienta e aglutina, ainda, as diretrizes da reunião anual de planejamento dos docentes. Sintetiza, também, resultados e apontamentos dos instrumentos de autoavaliação do ano anterior;

    b) Seminário de Autoavaliação das linhas de pesquisa (primeiro semestre): oferece espaço de relato, de troca de experiências e de coleta de informações sobre projetos, ações e necessidades dos docentes em cada uma das linhas de pesquisa do Programa, bem como a articulação de soluções para desafios comuns, e para o alinhamento das atividades ao planejamento estratégico e ao PDI da instituição. Ao final, fornece panoramas atualizados à Coordenação do Programa e ao GT de Planejamento Estratégico para acompanhamento do corpo docente, da sua produção intelectual e da sua inserção social;

    c) Pesquisa quali/quantitativa com discentes (primeiro semestre): sondagem, por meio de questionário, com avaliação dos seguintes aspectos: acolhida, políticas de inclusão e permanência, processos administrativos, fluxos comunicação, infraestrutura, aprendizado e necessidades de formação e aprimoramento. Este instrumento é articulado em conjunto com a representação discente do Programa.

    d) Seminário Discente de Autoavaliação (segundo semestre): prevê um momento para estudantes do mestrado e outro para doutorandos. Atividade presencial de escuta qualitativa do corpo discente, articulando e repercutindo resultados da sondagem feita no semestre anterior, bem como oferecendo, por meio de metodologias participativas e de estímulo ao diálogo, um espaço de livre expressão para a avaliação de dinâmicas de funcionamento e de formação no programa e para oferta de sugestões coletivamente discutidas para desafios e metas. Este instrumento é articulado em conjunto com a representação discente do Programa. 

    e) Documento de síntese do ano (segundo semestre): Relatório das ações e dos resultados alcançados com os instrumentos aplicados no ano, que orienta e aglutina elementos-chave para debate na reunião anual de avaliação dos docentes. Projeta ainda, por meio dos seus apontamentos, ações e metas necessárias para o ano seguinte;

     Os instrumentos desenvolvidos e os relatórios síntese de autoavaliação são disponibilizados em aba específica no site do Programa, sendo também publicizados, por meio dos canais de comunicação interna, a todo corpo docente e discente. 

          Resultado Última avaliação – Aqui.