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 Planejamento Estratégico do PPG em Comunicação 

 


Planejamento Estratégico do PPG em Comunicação 

O Planejamento Estratégico do POSCOM/UFSM, a partir de seus indicadores de avaliação e de autoavaliação, atua em estrita consonância com o PDI da UFSM. Os sete desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM compreendem, cada um, as seguintes dimensões: alunos e sociedade, processos, aprendizado e infraestrutura.

     São desafios constantes no PDI/UFSM:  desafio  1- Internacionalização; desafio 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; desafio 3 – Inclusão social; desafio 4 – Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; desafio 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento local, regional e nacional; e desafio 7 – Gestão ambiental. Sistematizou-se um conjunto de aspectos relativos às suas forças e debilidades no âmbito interno, e suas oportunidades e ameaças no âmbito externo ao programa. Eles são delineados à continuação, em conjunto com objetivos, metas, indicadores e ações para cada desafio.

Os sete desafios do PPG Comunicação da UFSM

1-Internacionalização

1.1 Âmbito Interno

1.1.1 Forças – Internacionalização é um desafio que o PPGComunicação enfrenta desde sua criação, dada a origem da titulação e inserção dos pesquisadores que o compõe. Acrescida a isto está a condição geoestratégica da UFSM, nos confins do Brasil e amplamente comunicada com universidades argentinas, paraguaias e uruguaias através, dentre outras iniciativas, dos projetos da Associação das Universidades de Montevideu (AUGM), dedicados ao intercâmbio docente e discente há mais de 25 anos. No âmbito interno, dentre as forças encontram-se ainda o número de docentes contemplados diretamente em projetos contemplados no Programa CAPES-PRINT implementado em 2018 e que se estende até 2022; aprovação de projeto coordenado pelo programa e encaminhado em 2019 ao edital CAPES-MINCYT, com universidades argentinas; desenvolvimento de projeto com a FAO-ONU, através de contatos com a agência da FAORLC em Santiago do Chile e o Ministério de Agricultura e Ganaderia (MAG) do Paraguai; Execução do projeto subvencionado pelo Edital Abdias Nascimento da CAPES (2016-2019) que proporcionou o intercâmbio docente e discente, ademais de promover a estadia de 3 alunos bolsistas de doutorado no programa PEC-PG da CAPES. Registre-se ainda o doutorado sanduíche da doutoranda Carolina de David pelo Print CAPES na Tulane University, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2020. 

1.1.2 Debilidades – As debilidades do âmbito interno concentram-se na escassa pretensão dos acadêmicos, notadamente doutorandos, que preferem dedicar-se a procurar sua inserção e fixação no mercado de trabalho antes que investir em sua formação intelectual com vivências no estrangeiro. A baixa qualidade dos serviços de tradução cujas licitações observam o quesito do mais baixo preço, prejudicando a qualidade dos artigos submetidos a periódicos internacionais. A contratação de revisores de idioma recomendada por periódicos internacionais está igualmente vedada no sistema administrativo vigente, exigindo que a cobertura de custos seja efetivada diretamente pelo pesquisador em projetos pessoais.

1.2 Âmbito Externo

1.2 1 Oportunidades – São oportunidades do âmbito externo ao programa aquelas concentradas na interinstitucionalidade internacional de projetos desenvolvidos conjuntamente em convênios firmados com universidades estrangeiras. São convênios em andamento: Universidades Nacional de Quilmes, de La Plata e de Rosario, na Argentina; Universidade Pedagógica, Moçambique; Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior, Portugal; Universidade Carlos III e Universidade de Cádiz, na Espanha; Universidade Estatal Lemonosov de Moscou e Universidade de São Petersburgo, Rússia. O grande número de universidades do Cone Sul a acolher docentes e discentes em programas da AUGM especialmente com a Universidad Nacional de La Plata, Argentina, e em outros países como Uruguai, Chile e Paraguai. O amplo projeto iniciado com a FAO-ONU, com ações previstas para 8 países da América Latina e Caribe para os próximos anos permitirá renovar os estudos em Comunicação e Desenvolvimento. Também há um convênio em andamento com a Universidade do Texas em Austin e com a Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. Igualmente, a participação de três docentes do programa no edital da CAPES-STINT com a Suécia, coordenado pela Unisinos e com participação da Universidade Sodertornde Estocolomo, representa uma oportunidade para docentes e discentes nos próximos anos. Da mesma forma se apresenta a aprovação da proposta coordenada por docentes do programa junto de docentes da UFRGS e apresentada para a CAPES, em edital junto ao MINCYT, da Argentina, cujo resultado ainda é aguardado e que, se efetivado, permitirá o intercâmbio docente e discente com a Universidad Nacional de Quilmes.

1.2.1 Ameaças – As ameaças decorrem notadamente das ameaças de cortes do orçamento público federal dado que o subsídio governamental é imprescindível para a implementação das propostas desenvolvidas até o presente momento. A relação da universidade pública na área da Comunicação com o mercado privado é restrita, dado que os oligopólios de mídia manifestam pouco interesse pelas atividades de pesquisa. A política que deprecia as relações Sul-Sul matizada por uma visão colonialista na produção e circulação do conhecimento. Outras fontes de financiamento, como o Estado do Rio Grande do Sul, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, igualmente apresenta restrições ao financiamento da pesquisa e, ademais, desconsidera a importância de atividades de pesquisa que não estejam vinculadas a aspectos claramente produtivistas.

2-Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica

2.1 Âmbito Interno

2.1.1 Forças – Educação inovadora com excelência acadêmica é um desafio que possui forças no âmbito interno referentes ao suporte do Departamento de Ciências da Comunicação, instaurado em 1982 e que conta com 32 professores, sendo 5 titulares, técnicos administrativos e técnicos científicos. Ademais, o programa conta com bom número de docentes permanentes (18 docentes em 2020) e colaboradores (4 docentes em 2020); um pós-doc registrado como colaborador que ministra disciplinas; um pós-doc do edital CAPES PNPD; a realização de um seminário discente organizado pelos alunos com 102 trabalhos apresentados. Formação heterogênea dos docentes, provenientes de variadas instituições do Brasil e estrangeiro. Exigência de presença de membros externos à UFSM em todas as bancas de qualificação e de defesa de mestrado e de doutorado. Os temas de tese desenvolvidos com professores e alunos da Universidade Pedagógica de Moçambique apresentam grandes possibilidades para a consolidação do intercâmbio com países africanos, onde as abordagens brasileiras de pesquisa são respeitadas. Os padrões de exigência na formação dos discentes e condução de processos de pesquisa são exigentes e pautados pela formação heterogênea de seus docentes pesquisadores. A exigência do exame de qualificação no mestrado, normalmente ocorrente ao final do terceiro semestre, pretende evidenciar a preocupação com a excelência. Igualmente os rigores e atenção subsequente dada ao exame de qualificação de doutorado dão mostras da intenção de trabalhar num nível de excelência acadêmica.

2.1.2 Debilidades – Dentre suas debilidades, incluem-se o restrito estímulo à carreira de pesquisador no sistema público federal que ignora em termos remuneratórios, o esforço realizado por docentes de pós-graduação. Igualmente, as dificuldades de entendimento sobre as características do desempenho de um pesquisador num departamento que, em dez anos, dobrou o número de professores, tem se revelado em entrave para a distribuição em termos equitativos de encargos didáticos. Outra debilidade decorre da instalação insalubre da secretaria do programa que está buscando um novo espaço para abrigar as atividades de secretaria, como atendimento a alunos e professores, arquivos e documentos. Dado tratar-se de um prédio de qualidade, construído na década de 1970, mas que não possui elevador para o andar superior. Assim, as opções de qualificação do ambiente da secretaria mostram-se restritas. Outra ameaça à manutenção das atividades de pesquisa está no deficiente apoio técnico dado que o programa conta com apenas um servidor, havendo necessidade de recorrer a técnicos de outros ambientes para sanar distintos problemas referentes a uso de softwares e reparo de máquinas, atendimento a editais, relatórios e prestações de contas. A necessidade de ampla renovação da rede lógica física do prédio 21 da Cidade Universitária, onde se situam as instalações administrativas do programa, do departamento e das coordenações das quatro graduações é uma emergência a ser enfrentada com parcos recursos. A remediação com as redes de wifi não se mostra suficiente para dar segurança às comunicações online.

 

2.2 Âmbito Externo

2.2.1 Oportunidades – As oportunidades no âmbito externo ao programa permitem a recepção de uma clientela de alta qualidade intelectual, atraídos pelo ambiente universitário qualificado da UFSM, com sua Cidade Universitária dotada de amplas condições de trabalho, com infraestrutura de pesquisa compatível com as exigências da pós-graduação, como salas, rede elétrica e rede lógica.

2.2.2 Ameaças – O cenário ameaçador de remodelações e cortes definido pelo Governo Federal em agências como CNPq e CAPES não permitem um planejamento sustentável das atividades de pesquisa. Considera-se que o mau estado da estrada que liga o campus sede em Santa Maria ao campus de Frederico Westphallen, BR 158, onde há um departamento e cursos de Comunicação, distante 4 horas e que é acessado por ônibus da UFSM de linha circular 2 vezes na semana, disponível para alunos, técnicos e docentes mediante reserva. A localização da UFSM no coração do Estado do Rio Grande do Sul, distante 300 quilômetros de outros programas. A linha aérea diária é de alto custo, em geral, apresenta-se de uso inviável. As ameaças no âmbito externo ao programa decorrem ainda do cesse de investimentos em infraestrutura por parte do governo federal, o que representa no sucateamento previsto num horizonte de poucos anos, dada a rapidez com que equipamentos de informática, notadamente, devem ser repostos.

  3-Inclusão social

3.1 Âmbito Interno

3.1.1 Forças –Adoção no nome social para alunos que assim o desejarem. Adoção de política de quotas raciais na graduação. Adoção de quotas para alunos provenientes de escola pública. Adoção de quotas para alunos portadores de necessidades especiais. Casas do Estudante para alunos de graduação e de pós-graduação que possibilitam que asseguram condições de permanência na universidade pública. Meia passagem estudantil para deslocamentos de ônibus para a Cidade Universitária. Restaurantes Universitários e regime de carência para estudantes que requisitarem o benefício. 

3.1.2 Debilidades – Escassa presença de alunos indígenas e afro-descendentes. Inexistência de política de quotas na pós-graduação.Houve avanços em 2020 e uma minuta está em discussão no âmbito da Universidade, devendo ser aprovada uma Política de Ações Afirmativas até 2021.

3.2 Âmbito Externo

3.2 1 Oportunidades – Acolhimento social e reconhecimento das políticas referentes à extensão de benefícios e recebimento de alunos em diversas condições sociais e étnico-raciais.

3.2.1 Ameaças -Restrição de recursos do Governo Federal para a manutenção das Casas de Estudante e de Restaurantes Universitários.

4-Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica

4.1 Âmbito Interno

4.1.1 Forças – Os debates realizados no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM em 2019 e 2020, entre o corpo docente e discente, após o Seminário de Meio-Termo, consolidaram e avançaram  o debate sobre as mudanças no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e tiveram como objetivo gerar conscientização sobre a avaliação multidimensional em termos de impactos na sociedade da produção intelectual do Programa. Temas como a possibilidade de elaboração de teses e dissertações em formato híbrido, novos formatos de divulgação científica, produtos gerados pelo PPG para inovação social e transferência de conhecimento foram abordados. Foi possível observar engajamento entre professores e alunos, através das atividades de seus grupos de pesquisa e respectivos projetos, com planos para a elaboração de diversos exemplos de produção intelectual com grande potencial para impacto na sociedade. De fato, já temos produção docente e discente com impacto na sociedade. Um exemplo é o projeto do podcast “Propaganda Não é Só Isso Aí” do doutorando Lucas Schuch, que possui milhares de downloads em diversas plataformas e tem sido usado como material didático por docentes de cursos de graduação em Publicidade e Propaganda.

4.1.2 Debilidades – O cenário de corte de recursos e de bolsas pode gerar impactos negativos nas possibilidades de financiamento de projetos de inovação no âmbito do PPG. Entretanto, procura-se fortalecer uma cultura de inovação que privilegie soluções criativas face ao cenário externo adverso em termos de financiamento.

 

4.2 Âmbito Externo

4.2.1 Oportunidades – Há mais de um docente credenciado no POSCOM com perfil para projetos que envolvam inovação social e transferência do conhecimento. De fato, o PPG já possui produção técnica caracterizada como tecnologia social, podendo esta ser definida, de acordo com o ITS Brasil (Instituto de Tecnologia Social) como um “conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida”.

4.2.2 Ameaças – A principal ameaça advém do corte de recursos para o financiamento de projetos. Inclui-se nesse cenário adverso os ataques que as universidades públicas vem sofrendo por diversos setores da sociedade.

5-Modernização e desenvolvimento organizacional

5.1 Âmbito Interno

5.1.1 Forças – Adoção do Sistema de Informações do Ensino – SIE, programa informático desenvolvido pelo Centro de Processamento da UFSM que articula toda a atividade da instituição, com possibilidades de registro de informações de cunho administrativo, acadêmico, de pessoal, orçamentário e legal. Conta com aplicativos para smartphones que facilitam o acesso a bancos de dados integrantes de sua plataforma e que podem ser reconhecidos e atualizados como o Portal do Professor, Portal do Alunos, Portal dos Recursos Humanos, Portal de Projetos, e outros. Conta igualmente com a possibilidade de educação a distância, através de suportes ao uso de ambientes como Moodle e GoggleClassroom. Conta com o repositório Farol para conteúdo audiovisual e o repositório Manancial para publicações. Conta igualmente com o banco de Teses e Dissertações, com permanente atualização. Passou a contar com um sistema de inserção no acervo do Arquivo Geral com cópias digitalizadas das publicações da FACOS-UFSM Editora.

5.1.2 Debilidades –A complexidade das atividades supra discriminadas que exige treinamento e pessoal altamente capacitado e dedicado em tempo integral. Os registros como oferta de disciplinas, produção de cadernos didáticos, publicação de notas avaliações e histórico escolar, fluxo de qualificações e de defesas demandam um sistema operacional extremamente complexo e robusto. A conexão à rede lógica não permite segurança de que as atividades realizadas online se efetivarão da maneira prevista. Necessidade de revisão das linhas de pesquisa e revisão curricular. A necessidade de deslocamento de docentes e alunos por vários prédios para realizar suas atividades dispersas por locais distintos, o que dificulta o encontro de pessoas.

5.2 Âmbito Externo

5.2.1 Oportunidades –A modernização progressiva do ambiente organizacional da UFSM requer atenção sistemática e continuada de seus técnicos e docentes. O regime de aposentadorias em curso poderá encaminhar a uma renovação de seus recursos humanos.

5.2.2 Ameaças –A migração dos sites eletrônicos das universidades federais, alterada de Joomla para Windows, supõe maior segurança e estabilidade do sistema.  A renovação, por parte do governo federal, do sistema operacional utilizado para comunicação eletrônica e sites também pelas universidades federais, alterada de Joomla para Windows, tem conduzido a sucessivas renovações de sites eletrônicos, gerando retrabalho e perda de informações. O regime de aposentadorias em curso poderá encaminhar a uma perda de recursos humanos caso a universidade pública não disponha de códigos de vagas para a reposição de seus quadros. A escassez de investimentos em infraestruturas por parte do governo federal ameaça a continuidade da realização de atividades a distância como a participação em bancas, transmissão de eventos, etc. Os cortes orçamentários têm restringido fortemente a circulação de docentes e discentes tanto para eventos, como para ministrar/assistir conferências e/ou bancas. O planejamento financeiro engessado e padecendo de contingenciamentos.

6-Desenvolvimento local, regional e nacional

6.1 Âmbito Interno

6.1.1 Forças –o potencial do programa de pós-graduação em Comunicação da UFSM concentra-se na interinstitucionalidade nacional de projetos, desenvolvidos conjuntamente com a Universidade Federa do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Federal do Pampa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Roraima e Universidade da Integração Latino-Americana.

6.1.2 Debilidades – As debilidades decorrem da escassa inserção dos estudos em Comunicação nas atividades das cadeias produtivas na área da indústria criativa.

6.2 Âmbito Externo

6.2.1 Oportunidades -O acompanhamento de movimentos internacionais de reconexão da agricultura e do campo com as populações urbanas e sua abordagem comunicacional permite conhecer que a produção de alimentos locais e com qualidades específicas (com indicações geográficas, artesanais, baseados em conhecimentos específicos, fair trade, da agricultura social, etc.) desempenham um papel central e contam com forte apreço regional no Sul do Brasil. No estrangeiro, são os casos dos movimentos como o SlowFood, os grupos de aquisições solidárias de alimentos na Itália (GruppodiAquistoSolidale – GAS), os mercados e feiras locais de agricultores (mercaticontadini), que reconstroem novas dinâmicas de desenvolvimento rural e alimentar, buscando conexões sociais, produtivas, ambientais e econômicas crescentes com os consumidores . Estes e outros exemplos em nível internacional e América Latina têm sido denominados de cadeias curtas de comercialização e redes agroalimentares alternativas, já que visam, sobretudo, aproximar e (re)ligar produtores, organizações internacionais de desenvolvimento  e consumidores ao nível local/regional, gerando transições importantes em práticas sociais sedimentadas no regime sociotécnico atual, tendo em vista as oportunidades que o projeto Lazos tem propiciado nas discussões entre a UFSM e FAO.

6.2.2 Ameaças –Gestões governamentais que contrariam tendências internacionais, ou que flexibilizam um conjunto de normas já estabelecidas pela comunidade científica podem entrar em contradição com o desenvolvimento dos estudos desenvolvidos na UFSM. Destaca-se também o ambiente institucional e sua competitividade em relação aos grandes agentes econômicos, o que tem levado a oligopolização dos mercados.

7-Gestão ambiental

7.1 Âmbito Interno

7.1.1 Forças –A participação de duas pesquisadoras e seus alunos no Projeto Universidade de Meio Ambiente – UMA de sustentabilidade reflete a preocupação da UFSM com o tema. As instalações na Cidade Universitária são de alta qualidade ambiental, ao contar com uma área de mais 600 hectares onde se concentram as atividades do campus sede. Arborizado e com instalações de qualidade, com Casas do Estudante e Restaurantes Universitários, a Cidade Universitária é modelo para muitas universidades no Brasil e no mundo.

7.1.2 Debilidades –A amplitude térmica do clima de Santa Maria – RS com frequência exige a utilização de aparelhos de ar condicionado para clima frio, quente, úmido e seco. A falta de manutenção e de higienização dos aparelhos instalados e que funcionam apresenta-se como uma debilidade da infraestrutura da Cidade Universitária.

7.2 Âmbito Externo

7.2.1 Oportunidades–A valorização da chamada economia verde ou sustentável conta com grande acolhimento nas atividades da UFSM e pode representar um tema de interesse para a atividade de pesquisa em Comunicação. Os esforços de investigação de situações extremas como calamidades climatéricas, catástrofes naturais e outras tem recebido resposta nos trabalhos do programa.

7.2.2 Ameaças–A pandemia determinada pela circulação do COVID-19 representa uma séria ameaça à continuidade das atividades na UFSM como, de regra, o é para o resto do mundo. As contradições nas formas de coordenação e regulação do moderno sistema capitalista expõem fissuras nele próprio e em atores sociais que constroem redes e sistemas alternativos aos padrões hegemônicos estabelecidos, conforme atestam amplamente os estudos de Comunicação que conhecemos. Neste contexto, emergem atores sociais que começam a construir circuitos de produção-distribuição-consumo diferenciados em relação aos dominantes, como por exemplo, os mercados locais e regionais de conteúdos noticiosos, editoriais, publicitários e promocionais em geral, trazendo a preocupação com a sustentabilidade das práticas ambientais.