Líder: Dr.ª Rosane Rosa.
Dedica-se a pesquisas que exploram os aspectos teórico-metodológicos e empíricos de experiências e práticas comunicacionais e mediáticas relacionados ao estudo de temáticas como: mídia, identidade, diferenças, alteridade e multiculturalismo, práticas de consumo, sustentabilidade e políticas públicas socioculturais. É um espaço de reflexão e intercâmbio de conhecimentos, congregando os estudos em desenvolvimento sobre observações, apropriações e usos das mídias como práticas cidadãs relacionadas a dimensões sócio-identitárias. Além do fortalecimento e da incrementação das pesquisas em comunicação educativa e comunitária em nível de Graduação e Pós-Graduação, o Grupo tem como proposta, a promoção de articulações interinstitucionais para a produção teórica e o assessoramento científico em projetos educativos na área comunicacional.
Linhas de pesquisa:
– Cartografia do campo editorial brasileiro: objetiva atender a demanda de investigação sobre a evolução da historia da produção circulação e consumo editorial;
– Comunicação, Políticas Públicas e Cidadania: objetiva aproximar a comunidade à academia por meio de projetos de pesquisa-ensino-extensão e de políticas públicas visando a formação crítica, humanística e cidadã;
– Mídia, Identidade e Alteridade: aglutina projetos de pesquisa que possuem em comum o estudo da incidência da esfera midiática na conformação das identidades contemporâneas com ênfase na construção de representações e significados;
– Produção Editorial e Múltiplas Linguagens: engloba projetos de pesquisa sobre memória editorial, produção, difusão, circulação e consumo nos diversos suportes impressos, eletrônicos e digitais, de forma convergente e em diferentes espaços, tempos e práticas. Objetiva-se o estudo de novas abordagens sobre o processo editorial, cultura da convergência tecnológica e social e estudos comparativos entre as diferentes plataformas multimídia.