Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançados em 2015

Livro Assombros Identitários

Asombros identitarios. Representación y virtualización en los medios
Tipologia: Livro
Resumo: En nuestros días, la relación entre identidad y utilización simbólica del imaginario colectivo es un tema de pretendida actualidad. Bajo otros órdenes, como la globalización, se potencia la relación entre la identidad y su significación expresada a nivel colectivo. Hablar de las identidades consiste en detenerse ante la visión panorámica de la industria cultural. A aquellos atrapados en el presente, angustiados por el desiderátum del futuro, con o sin patrimonio del pasado, identificarse con algo en la vida real o virtual es procurar un camino que les libre del desgarramiento trágico. No podemos defraudar y lanzar a tantos a un naufragio. Tampoco podemos contentarnos de vivir de asombros identitarios, representaciones que al cobrar sentido nos proponen olvidar de que no hemos todavía tomado consciencia de su reemplazo de lo concreto. Al ponerse en lugar de la presencia concreta, los asombros identitarios imponen un sentido quimérico de la virtualización como potencia desproveída de vigor, así desvirtuada por los medios dominados por la artillería del mercado.
Referência: Ada Cristina Machado Silveira. Asombros identitarios. Representación y virtualización en los medios. 1. ed. Madri: Editorial Académica Española, 2015. v.1. 158p.

 

Livro Documentário sabe o que é

Documentário, sabe o que é?
Tipologia: Livro
Resumo: Não se trata de um livro técnico, tão pouco uma tese. Documentário, sabe o que é? tem a intenção de ser uma leitura introdutória ao universo do documentário, uma leitura para iniciantes. Apresenta ao leitor as principais discussões que envolvem a história e a produção deste tipo de cinema, o que dizem os principais autores e como o jovem realizador deve encarar o desafio de representar o mundo vivido.
Referência: Cassio dos Santos Tomaim. Documentário, sabe o que é?. 01. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015. 160p.

 

E book Birô de empreendedorismo cultural

Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural
Tipologia: E-book
Resumo:
Referência: Flavi F erreira Lisboa Filho; CARNEIRO, R.; MARQUES, D. P.; MACHADO, J.; PEREIRA, F. C. Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural. 1. ed. Santa Maria: PRE-UFSM, 2015. v. 1. 158p.

Link: http://migre.me/tF6sb

 

E book Novos media e novos públicos

Novos media e novos públicos
Tipologia: E-book
Resumo: Esta obra traz à baila uma discussão emergente e muito cara às relações públicas ao problematizar os públicos demandados pelos novos media a partir da ótica dos relacionamentos e da sua gestão. Os textos apresentados equacionam temas centrais no estudo das relações públicas e comunicação organizacional: visibilidade institucional, monitoramento digital, identidade e imagem organizacional, comunicação interna, media social, auditoria de imagem, gestão de marcas, redes e interação, nas esferas pública, privada e também no terceiro setor.
Referência: Flavi Ferreira Lisboa Filho; GONCALVES, G. M. P. Novos media e novos públicos. 1. ed. Covilhã, Portugal: LabCom, 2015. v. 1. 171p.

Link: https://goo.gl/lPiL9s

 

E book Conectando saberes

Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria
Tipologia: E-book
Resumo: A obra “Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria” está organizada em duas partes. A primeira apresenta “Reflexões teórico-práticas sobre culturas indígenas” e a segunda “Olhares sobre a cultura indígena de Santa Maria – RS”.
Referência: Flavi Ferreira Lisboa Filho. Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria. 1. ed. Santa Maria: UFSM-Pró-Reitoria de Extensão, 2015. v. 1. 146p.

Link: https://goo.gl/k3omrl

 

E book Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional

Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional
Tipologia: E-book
Resumo: Lançado em 2015, o livro Histórias e reflexões da Publicidade e Propaganda e da Comunicação Institucional (Edufrn), organizado por Ana Luiza Moraes, Flavi Ferreira Lisboa e Maria Angela Pavan, traz 20 artigos, divididos em duas partes. A primeira, composta por 13 textos, trata da história da publicidade e da comunicação institucional; a segunda, de questões contemporâneas. Em ambas, a obra resgata a memória de tempos vividos, seguindo trajetórias percorridas nas diferentes culturas que compõem a sociedade brasileira.
Referência: Flavi Ferreira Lisboa Filho; Moraes, A. L. C.; PAVAN, M. A. Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional. 1.ed. Natal: EdUFRN, 2015. v.1.416p.

Link: https://goo.gl/1V8eWo

 

E book Pesquisa em Recepção

Pesquisa em Recepção: relatos da II Jornada Gaúcha
Tipologia: E-book
Resumo: A obra reúne reflexões de professores, pesquisadores e alunos de Programas de Pós-graduação em Comunicação do Rio Grande do Sul e de São Paulo acerca da pesquisa em Recepção. Ao todo, são 13 artigos produzidos a partir de palestras e resultados de pesquisa que foram inicialmente apresentados na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, que aconteceu em 2014 na Universidade Federal de Santa Maria. O obra conta com reflexões de autores da USP, UFSM, UFRGS, Unisinos e UFPel sobre o processo de recepção midiática em múltiplas abordagens teórico-metodológicas
Referência:
Link:
 
Livro Das Ruas à Mídia
Das Ruas à Mídia: representação das manifestações sociais
Tipologia: Livro
Resumo: A obra tem por objetivo apresentar os contornos das manifestações sociais de junho de 2013 no Brasil. A atualidade do livro não se encontra no fato em si, mas na análise das representações sociais construídas pela mídia nos diferentes suportes midiáticos. A organização do livro se dá em duas partes: a primeira, Perspectivas Teóricas, aborda a comunicação midiática sob o olhar das representações sociais e as manifestações sociais e mobilização no contexto contemporâneo; a segunda, Perspectivas Empíricas, realiza uma interseção entre teoria e prática, destacando aspectos sensacionalistas e de caráter público da cobertura, a partir do tratamento da mídia massiva e da mídia alternativa, que possui produção colaborativa. Ainda, analisa a relação da cobertura nacional e internacional, destacando lógicas ora diversas, ora próximas, nos dois âmbitos.
Referência: Maria Ivete Trevisan Fossá. Das Ruas à Mídia: representação das manifestações sociais. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. 1. 203p
 
Livro TV Comunitária
TV Comunitária: estratégias comunicacionais de produção televisiva
Tipologia: Livro
Resumo: Este trabalho se propõe a realizar uma análise das estratégias comunicacionais de uma TV comunitária, buscando a identificação do comunitário que se faz presente na TV Santa Maria, visto ser um canal que é comunitário, porém limitado à transmissão dentro do sistema a cabo de difusão televisiva. Ao considerarmos a especificidade das TVs comunitárias brasileiras, que hoje se encontram restritas à existência nesse sistema de acesso pago, entendemos ser necessário um maior aprofundamento sobre a configuração dessa comunicação, o que levou a proposição da seguinte problemática: como o comunitário se faz presente na TV Santa Maria? Para responder ao questionamento levantado é que o estudo tem por objetivo geral analisar como o comunitário se faz presente na TV Santa Maria a partir das estratégias comunicacionais de gestão e de programação televisiva. Para isso buscou-se, como objetivos específicos, mapear a grade de programação da TV Santa Maria no ano de 2012 e 2013; identificar as estratégias comunicacionais presentes no canal comunitário e, ao final, entender a importância da presença do comunitário da TV Santa Maria no contexto local. 
Referência: Maria Ivete Trevisan Fossá; PEREIRA, F. C. TV Comunitária: estratégias comunicacionais de produção televisiva. 1. ed. Searbrücken/Deutschlan/Niemcy: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 180p.
 
Livro Manifestações da Cultura Organizacional em Empresas Virtuais
Manifestações da Cultura Organizacional em Empresas Virtuais
Tipologia: Livro
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar como se formam os diferentes níveis de manifestação da cultura em empresas onde as interações por meios eletrônicos predominam. Para tanto, são identificadas as ferramentas para transmissão de informações nas empresas em estudo e os processos de interações adotados, buscando identificar a ideologia central, valores expostos e percebidos e as práticas culturais, entre as quais os mitos, os rituais e os símbolos.
Referência: Maria Ivete Trevisan Fossá; POZZER, R. H. P. Manifestações da Cultura Organizacional em Empresas Virtuais. 1ª. ed. Searbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v.1. 150p.
 
E book Comunicação e Mídias Digitais
Comunicação e mídias digitais: uma perspectiva histórica e contemporânea
Tipologia: E-book
Resumo:
Referência: Sandra Rubia da Silva; MACHADO, V. B.; MAIA, A. Comunicação e mídias digitais: uma perspectiva histórica e contemporânea. 1. ed. Volta Redonda: Editora UniFOA, 2015. v. 1. 312p.
Link: