Consumo e Cultura Material: perspectivas etnográficas
Tipologia: Livro
Resumo: Este livro toma o consumo na sua relação com a cultura material e o analisa em diferentes perspectivas: em relação à globalização, à juventude e às mercadorias. Escrito por antropólogos brasileiros e estrangeiros, ele e fruto de diferentes trabalhos de campo realizados com rigor no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Franca, em Portugal, e nas Filipinas. Ele analisa fenômenos como o uso do celular como “tecnologia afetiva”, as redes sociais e sua relação com as tecnologias digitais, o artesanato, a comida, a música, os rituais de consumo entre as camadas populares, a configuração de “espaços jovens”, os supermercados, as pichações de anúncios publicitários, o consumo de rua em bairros elegantes. Este é um livro que interessa a todos aqueles que querem compreender o consumo nas suas dimensões sociais e culturais. Afinal, consumir também significa pensar. (Texto escrito para o orelha do livro pelo prof. Ruben George Oliven, Professor Titular do Departamento de Antropologia da UFRGS).
Referência: Sandra Rúbia da Silva; RIAL, C.; SOUZA, A. M. Consumo e Cultura Material: perspectivas etnográficas. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2012. v. 1. 278p.