A infraestrutura laboratorial do Poscom abrange instalações próprias, multiusuário, no Laboratório de Humanidades – SIPEH2 (Sistema Integrado de Informação e Pesquisa em Humanidades – prédio 74E), além de espaços compartilhados do Departamento de Ciências da Comunicação e do Centro de Ciências Sociais e Humanas.
O Laboratório Hipermídia, recentemente transferido do prédio 21 para o novo prédio 74 E, SIPEH 2 (CT-Infra/Finep), juntamente com o Laboratório de Visualização de Dados instalado o mesmo prédio, agrega pesquisadores da área da Comunicação vocacionados à pesquisa e seus potenciais para a transformação social: Midiatização (da ciência, da segurança pública, dos discursos sociais); Inovações comunicativas: mídias sociais e plataformas digitais; Estudos de Desinformação; Visualização de dados quali-quantitativos. Programa de Difusão e Suporte à Transformação Digital – Conecta e Capacita Brasil, implica em implementar um Sistema Digital para captação, edição e tratamento de imagem e som, ademais de um Sistema de Visualização de Dados, capaz de proceder à mineração, análise e tratamento de dados por softwares específicos.
O Laboratório de Pesquisa e Comunicação Digital, localizado no prédio 74E, SIPEH2 (CT-Infra/Finep), é um espaço para desenvolvimento de pesquisas vinculadas ao Programa de Pós Graduação em Comunicação, de incentivo à iniciação científica e à experimentação metodológica em diferentes níveis de formação. Com o propósito de fomentar a inovação e a experimentação metodológica, busca, através de desenhos de pesquisa atentos às dinâmicas comunicacionais contemporâneas, estimular investigações e o aprendizado por meio de metodologias qualitativas e o uso de softwares de pesquisa para coleta e análise de dados. O Laboratório tem em seu horizonte analisar distintas práticas integrantes das complexidades constitutivas da comunicação digital, ampliando, inclusive, as formas de divulgação e de comunicação científica. O Laboratório busca ainda integrar investigações de docentes e discentes que fazem parte de dois grupos de pesquisa: CONECTA: Comunicação e Experimentação Criativa; e Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid), ambos certificados pelo CNPq/UFSM. O laboratório tem em suas atividades a oferta de cursos e oficinas voltadas aos seus temas de interesse e abertas a participação da comunidade acadêmica.
O Laboratório de Recepção e Consumo Cultural, localizado no prédio 74E, SIPEH2 (CT-Infra/Finep), tem o objetivo de integrar ações desenvolvidas por três grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM, sendo eles “Usos sociais da mídia”, “Comunicação em rede, identidades e cidadania” e “Comunicação, gênero e desigualdades”, de maneira a aprofundar a discussão teórica e a experimentação metodológica em pesquisas sobre os usos sociais das mídias. O foco das investigações é relacionar a experiência cotidiana dos sujeitos com os modos de usar e dar sentido às formas culturais da mídia, assim como observar a construção de identidades de classe, étnica, de gênero, geracionais. Outro aspecto comum às pesquisas é a inscrição delas na problemática da hegemonia com o intuito de dar continuidade ao legado dos estudos culturais críticos. Destacadamente, são fomentadas investigações que priorizem a comunicação em rede, usos sociais da internet e identidades contemporâneas; movimentos sociais em rede, ativismos digitais e usos sociais das mídias; recepção e consumo da mídia e identidades de gênero; usos da mídia e estilos de vida, mídias digitais, comunidades e identidades de classe.
Os espaços de uso compartilhado no Departamento de Ciências da Comunicação atendem também às demandas didáticas e laboratoriais dos cursos de Graduação em Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Editoração e Relações Públicas), os quais podem ser conhecidos neste link.
Além destes espaços, a infraestrutura de salas especiais (auditórios, salas de videoconferência, sala inovadora) e laboratórios do Centro de Ciências Sociais e Humanas está à disposição da comunidade acadêmica do Poscom, mediante agendamento. Uma síntese destes espaços pode ser conferida no link.