CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS
Pesquisa Em Atividade
Apresentação
As atividades do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais teve início em 30 de outubro de 2012 com reuniões semanais. A partir de janeiro de 2013, as reuniões passaram a ser quinzenais.
Ementa:
O grupo de pesquisa centra suas reflexões nos processos de consumo, entendidos fundamentalmente como uma prática cultural, em sua articulação com o universo das culturas digitais. Estas são percebidas como um potencializadoras de novas formas de sociabilidade e participação que integram os âmbitos online e offline da vida social. Fundamentalmente, os dispositivos relacionados ao universo digital e os processos a eles relacionados são entendidos como artefatos culturais e, portanto, indissociáveis dos contextos sociais, históricos, políticos e culturais que os envolvem. São também analisados em sua materialidade, na perspectiva de que as relações entre pessoas e objetos são relevantes para o entendimento das práticas de consumo por um viés sociocultural.
Objetivos:
1) Discutir textos teóricos de autores de referência para o campo de estudos, bem como analisar trabalhos de pesquisa relevantes na temática;
2) Propiciar aos discentes espaço para discussão de temas relacionados aos seus projetos de pesquisa, seja em nível de graduação ou pós-graduação;
3) Integrar alunos aos projetos de pesquisa em andamento sob coordenação da profª Drª Sandra Rubia da Silva.