Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comunicação Institucional e Organizacional

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL (GCINCO)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

gcinco@ufsm.br

Notícias gcinco
Fabio Frá Fernandes, Maria Ivete Fossá e Ademir Cargnelutti apresentam pesquisa sobre enchentes no RS em evento internacional
Amanhã, 10 de outubro de 2024, os pesquisadores Fabio Frá Fernandes (UFRGS), Maria Ivete Trevisan Fossá, líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional da UFSM, e Ademir Tomás…
09/10/2024 – 17:09
Livro do Gcinco é um dos destaques na 51ª Feira do Livro de Santa Maria
O Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional (Gcinco) da UFSM lança seu mais recente livro, Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em Contextos Organizacionais Emergentes, durante a 51ª Feira…
19/08/2024 – 09:17
Bate-papo organizado pelo CONFERP marcou o lançamento do livro “Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em Contextos Organizacionais Emergentes”
O evento reuniu professores, pesquisadores e profissionais para debater os contextos comunicacionais e relacionais emergentes nas organizações. Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, o Conselho Federal de Relações Públicas…
12/04/2024 – 17:37
CONFERP promove o lançamento do novo livro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional
Evento aberto ao público reunirá organizadores e autores para um bate-papo sobre a obra que reúne pesquisadores nacionais e internacionais Na próxima quinta-feira, 11 de abril, o Conselho Federal de…
10/04/2024 – 11:59
E-book gratuito: Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes
Novo livro publicado pelo Gcinco reúne pesquisadores para refletir sobre as complexidades e os desafios comunicacionais enfrentados pelas organizações. Organizado pelos professores Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM), Fabio Frá Fernandes…
06/04/2024 – 11:12
Seminário reúne pesquisadores do Brasil e da Espanha para debater sobre Comunicação
Entre os dias 20 e 21 de março de 2024, acontece o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação Brasil/Espanha, por meio do Seminário Internacional Comunicação, Trabalho, Territorialidades e…
07/03/2024 – 17:51

Apresentação

Criado em 1995, o Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria, sob a liderança das professoras Maria Ivete Trevisan Fossá e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, investiga as transformações que o midiático-tecnológico ocasiona nas relações matizadas entre instituições, organizações e seus públicos.

Ao longo de suas quase três décadas de trabalho, o Grupo tem contribuído significativamente para desenvolver pesquisas que não apenas qualificam teorias e metodologias, mas também impactam diretamente as práticas e as profissões vinculadas à Comunicação. Diferentes objetos e fenômenos são acionados por seus integrantes, observados e tensionados à luz de teorias convergentes, especialmente aquelas vinculadas às Relações Públicas e à Comunicação Organizacional.

O Gcinco, por sua característica transdisciplinar e sua vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, congrega múltiplas formações acadêmico-profissionais, cujos interesses de pesquisa são circunscritos em problematizações relacionadas ao fenômeno inovativo, a transformação digital, a plataformização, a inteligência artificial, as mídias sociais e suas implicações no contexto sócio-organizacional atual. Além disso, o Grupo também investiga o futuro da educação superior no Brasil, as reconfigurações do mundo do trabalhoimagem e reputação, diversidade e inclusão nas organizações, mediação de conflitos organizacionais, gestão de crises comunicacionais, relações públicas estratégicas, visibilidade e legitimidade organizacional, desinformaçãomidiatizaçãoecologia da mídia e outros.

Podem participar de seus encontros estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à UFSM e a outras instituições de ensino superior públicas e privadas, bem como professores e pesquisadores, além de profissionais com interesse nas camadas matizadas do campo da Comunicação Institucional e Organizacional.