COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL (GCINCO)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
gcinco@ufsm.brApresentação
Criado em 1995, o Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria, sob a liderança das professoras Maria Ivete Trevisan Fossá e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, investiga as transformações que o midiático-tecnológico ocasiona nas relações matizadas entre instituições, organizações e seus públicos.
Ao longo de suas quase três décadas de trabalho, o Grupo tem contribuído significativamente para desenvolver pesquisas que não apenas qualificam teorias e metodologias, mas também impactam diretamente as práticas e as profissões vinculadas à Comunicação. Diferentes objetos e fenômenos são acionados por seus integrantes, observados e tensionados à luz de teorias convergentes, especialmente aquelas vinculadas às Relações Públicas e à Comunicação Organizacional.
O Gcinco, por sua característica transdisciplinar e sua vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, congrega múltiplas formações acadêmico-profissionais, cujos interesses de pesquisa são circunscritos em problematizações relacionadas ao fenômeno inovativo, a transformação digital, a plataformização, a inteligência artificial, as mídias sociais e suas implicações no contexto sócio-organizacional atual. Além disso, o Grupo também investiga o futuro da educação superior no Brasil, as reconfigurações do mundo do trabalho, imagem e reputação, diversidade e inclusão nas organizações, mediação de conflitos organizacionais, gestão de crises comunicacionais, relações públicas estratégicas, visibilidade e legitimidade organizacional, desinformação, midiatização, ecologia da mídia e outros.
Podem participar de seus encontros estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à UFSM e a outras instituições de ensino superior públicas e privadas, bem como professores e pesquisadores, além de profissionais com interesse nas camadas matizadas do campo da Comunicação Institucional e Organizacional.