Auditório Wilson Aita, localizado no Centro de Tecnologia da UFSM. - Santa Maria
29/10/2024 14:00 - 29/10/2024 17:00
Descrição
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM) realizará a Aula Magna de 2024 no dia 29 de outubro, às 14h, no Auditório Wilson Aita (Prédio 09C do Centro de Tecnologia). A aula será ministrada pela professora Natalia Raimondo Anselmino, da Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina, com o tema “Semiodata: uma estratégia híbrida para o estudo empírico da midiatização em plataformas”. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário.
A convidada é doutora em Comunicação e professora na Universidade Nacional de Rosario (UNR) e co-diretora do Centro de Investigações em Midiatizações (CIM). Seu interesse de pesquisa se concentra na semiótica dos meios, com ênfase na imprensa e nas plataformas como objetos privilegiados de estudos. É autora dos livros “La prensa online y su público. un estudio de los espacios de intervención y participación del lector en Clarín y La Nación” (Buenos Aires, 2012) e “Territorios de comunicación. Recorridos de investigación para abordar um campo herterogéneo” (Quito, 2013).
A professora ainda realizará reuniões com os docentes do Poscom sobre projetos de cooperação e parcerias editoriais. Sua vinda conta com o apoio de recursos do Proap/Capes.
Programação
Ementa da Aula Magna “Semiodata: uma estratégia híbrida para o estudo empírico da midiatização em plataformas”:
Antes que o atual século XXI completasse uma década, o conjunto formado pela internet, pelos dispositivos móveis e pelas plataformas de “redes sociais” marcou uma virada no processo histórico de mediatização. Desde então, o ecossistema de meios de comunicação deixou de ser compreendido exclusivamente pelos meios tradicionais, e os diferentes subsistemas sociais (o político, principalmente, mas também o econômico, o educativo, o religioso, etc.) não cessaram de apresentar sinais de transformações profundas. O sistema acadêmico-científico como um todo também não está isento dessas mudanças. A digitalização e a dataficação de grande parte da vida social, assim como o volume profuso de textualidades em diferentes suportes que as práticas contemporâneas geram, exigem uma revisão dos mecanismos teórico-metodológicos empregados para seu estudo. Por isso, no âmbito da pesquisa social sobre o sentido e suas mediatizações, a semiodata se propõe como uma alternativa fértil para a produção de conhecimento adequada aos novos tempos.