Prédio 74C - CCSH, Campus UFSM - Santa Maria
25/10/2018 00:00 - 26/10/2018 00:00
Notícias do Evento alcarsul2018
Descrição
Calendário
Inscrições: até 15 de outubro de 2018.
Submissão de trabalhos: até 8 de outubro de 2018.
Divulgação da Carta de Aceite: até 13 de outubro de 2018.
Elaboração dos anais com os artigos aprovados de autores devidamente inscritos: até 15 de novembro de 2018.
Evento
O nome ALCAR é homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho responsável, em 1908, pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. ALCAR identifica o grupo que constituiu a Rede Alfredo de Carvalho (Rede ALCAR), em 2001, durante reunião na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, para os propósitos de preservar a memória da mídia brasileira e preparar as comemorações dos seus 200 anos. Em 2008, ano do bicentenário, a assembleia reunida durante o 6º Encontro Nacional da Rede ALCAR, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, decidiu fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manter o nome ALCAR.
A partir de então, a Associação alterou a periodicidade dos seus eventos científicos: em anos pares acontecem os regionais e nos anos ímpares há um único e grande encontro nacional. A Associação edita um boletim eletrônico mensal, o Jornal ALCAR, duas edições anuais da Revista Brasileira de História da Mídia e estimula a organização de publicações impressas e digitais.
Nesta edição, o Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia acontecerá nos dias 25 e 26 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de Santa Maria, RS.
Serão nove Grupos Temáticos que se distribuem em:
História do Jornalismo
História da Publicidade e da Comunicação Institucional
História da Mídia Digital
História da Mídia Impressa
História da Mídia Sonora
História das Mídias Audiovisuais
História da Mídia Visual
História da Mídia Alternativa
Historiografia da Mídia
Para os GTs, são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós- graduação.
Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento podem submeter trabalhos até 8 de outubro de 2018.
O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.
Tema
Comunicação, História e Cidadania – 30 anos da Constituição cidadã x 50 anos do AI-5
Em 05 de outubro de 1988, foi promulgada a Constituição Federal que se diferenciou de suas sete antecessoras, pelo reconhecimento dos direitos civis e políticos de todos os brasileiros e da responsabilidade do Estado frente aos cidadãos. Considerado o principal símbolo do processo de redemocratização nacional, o texto da Carta Magna procurou assegurar as liberdades civis e evitar possíveis abusos de poder por parte de governos e governantes.
Em 2018, comemoramos 30 anos de sua promulgação e, este ano, outra data deve ser lembrada: os 50 anos da promulgação do Ato Institucional n. 5 (AI-5). Na contramão dos direitos civis, este ato é considerado um golpe dentro do golpe civil-militar deflagrado em 1964. 1968 e 1988 se firmaram no espaço político e histórico brasileiro como períodos marcantes. No primeiro, o cenário era de uma Ditadura que potencializava sua influência e poder através de tentáculos que procuravam controlar o pensamento e o posicionamento político da população. Em 1988, vivíamos os primeiros anos de um renascer político.
Nesse confronto histórico, memórias são acionadas e confrontadas pelos meios de comunicação, trazendo à tona um passado ditatorial, um futuro passado (Koselleck, 2014) de esperança e um presente em que posições políticas conservadoras aparecem novamente e de forma recorrente.
É nesse contexto que os Encontros Regionais da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia pretendem apresentar e discutir pesquisas que se debrucem sobre a complexidade dos fenômenos vivenciados. O papel dos meios de comunicação deve ser problematizado, em relação à sua influência e responsabilidade.
Organização
Coordenador Local: Sandra Rúbia Silva (UFSM) e Leandro Stevens (UFSM)
DIRETORIA DA ALCAR – Gestão 2015-2019
Diretoria-executiva
Presidente: Ana Regina Rêgo (UFPI)
Vice-Presidente: Nair Prata (UFOP)
Diretoria-Administrativa: Maria Berenice da Costa Machado (UFRGS)
Diretoria Científica: Karina Janz Woitowicz (UEPG)
Diretoria de Comunicação: Tyciane Vaz ( Senado Federal)
Diretoria de Documentação: Andréa Cristiana Santos (UNEB)
Diretoria de Relações Internacionais: Antônio Hohlfeldt (PUC-RS)
CONSELHO FISCAL
Netília S. dos Anjos Seixas (UFPA)
Antonio Adami (UNIP)
Roseane Arcanjo Pinheiro (UFMA-Imperatriz)
DIRETORIAS REGIONAIS
Norte: Luís Munaro (UFRR)
Nordeste: José Ferreira Jr. (UFMA)
Centro-Oeste : Marluce de Oliveira Machado Scaloppe ( UFMT)
Sudeste: Letícia Matheus (UERJ)
Sul: Cláudia Peixoto Moura (PUC-RS)
Contato
Site Alcar: http://www.ufrgs.br/alcar
E-mail: alcar@ufrgs.br
POSCOM:
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Av. Roraima, 1000 – prédio 21, sala 5130 Bairro Camobi, Santa Maria, RS
Cep: 97105-900 – Fone: (55) 3220-8579
E-mail: poscom@ufsm.br
alcarsul2018@gmail.com