Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Área de Concentração

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação oferecido pela UFSM congrega os cursos de Mestrado e de Doutorado. Tem sua área de concentração definida em Comunicação Midiática, a qual oferece uma perspectiva crítica e abrangente da incidência midiática na vida contemporânea. Sua proposição abarca as derivações e variantes que advêm de investigações sobre este fenômeno. Nosso Programa dedica-se ao desenvolvimento conceitual de terminologias, modelos teóricos e metodologias de análise da Comunicação Midiática. Compreende o estudo das manifestações identitárias contemporâneas, da configuração comunicativa das estratégias, das mediações sociossimbólicas e inovações sociotécnicas. A área de concentração estuda, prioritariamente, as competências comunicacionais que incidem nas relações sociais e profissionais. 

 

O enunciado da área de concentração em Comunicação Midiática procura:

a) evidenciar a preocupação com a ação privilegiada do campo das mídias;

b) qualificar os estudos e formação em Comunicação Midiática, considerando suas dimensões de produção, circulação, recepção e consumo;

c) evidenciar a incidência de lógicas e referências da Comunicação Midiática estabelecidas sobre as práticas de instituições que a ela recorrem como parâmetros para os seus protocolos de comunicação nos espaços públicos e privados contemporâneos;

d) analisar a comunicação midiática frente às possibilidades de inovação social, de desenvolvimento e sua potencialização a partir das ações afirmativas demandadas socialmente.   

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1 Mídias e Identidades Contemporâneas 

Linha 2 Mídias e Estratégias Comunicacionais

Linha 3 Mídias, Mutações Sociossimbólicas e Sociotécnicas

 

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1

Mídias e Identidades Contemporâneas 

Coordenação: Professor Reges Schwaab

Ementa: A linha estuda a conformação das identidades contemporâneas, compreendidas como a construção de pertencimentos e reconhecimentos nas dinâmicas atravessadas pelas lógicas das mídias. Envolve estudos teórico-metodológicos sobre o papel da comunicação midiática na construção de ativismos sociais, matrizes identitárias, experiências de interação e nos processos de recepção, consumo e apropriação que passam pelas mediações sociais e pelo trabalho discursivo das linguagens midiáticas. Dedica-se à instauração de ações afirmativas dos campos sociais agregadas pela comunicação midiática. Compreende as pesquisas com mídia, cultura e desigualdades, mídia e minorias sociais, mídia e temas emergentes do contemporâneo e das manifestações de interculturalidade. 

Temas de interesse da linha: estudos culturais; diversidade; interseccionalidades; interculturalidade; classes sociais; vulnerabilidades; transformação social; lutas e discursos contra hegemônicos; poder e contrapoder; memória e identidades; resistências; representação; inclusão social; gênero; questões étnico raciais; produções audiovisuais; consumo cultural; culturas (periféricas, digitais, urbanas, rurais, fronteiriças ou diaspóricas); relações comunicacionais-midiáticas com questões ambientais e sustentabilidade; comunicação e cidadania; mídia e educação.

Docentes:

Cássio Tomaim

Fernanda Eloise Budag

Flavi Ferreira Lisboa Filho

Liliane Dutra Brignol

Milena Oliveira Freire

Reges Toni Schwaab

Sandra Dalcul Depexe

Veneza Veloso Mayora Ronsini 

Linha 2

Mídias e Estratégias Comunicacionais

Coordenação: Professora Rejane de Oliveira Pozobon

Ementa: A linha detém-se nas competências estratégicas assentadas em proveito da dimensão Comunicacional Midiática. Dedica-se às relações estabelecidas entre as estratégias comunicacionais e as inovações inerentes às atualizações midiáticas. Por meio da investigação aplicada, impulsiona o estudo de seus processos e produtos com enfoque nas dimensões da cultura, da cidadania e das tecnologias. Analisa as transformações na formação profissional e no mundo do trabalho no campo da Comunicação Midiática, seus aspectos éticos, estéticos, discursivos e mercadológicos. Problematiza a lógica algorítmica, o volume de dados, o funcionamento das plataformas midiáticas, a participação dos públicos na produção de conteúdos, os processos de produção e circulação de conteúdos comunicacionais.  

Temas de interesse da linha:

Estratégias comunicacionais, midiáticas e discursivas; práticas e processos culturais, profissionais, organizacionais e institucionais; comunicação (pública, organizacional e institucional); mercado editorial; indústria cultural e criativa; experimentações criativas; práticas comunicacionais, publicitárias e jornalísticas; formação superior em comunicação; midiatização e circulação. 

Docentes:

Juliana Petermann

Márcia Amaral

Maria Ivete Fossá

Marília Barcellos

Rejane de Oliveira Pozobon

Viviane Borelli 

Linha 3

Mídias, mutações sociossimbólicas e sociotécnicas

Coordenação: Professora Ada Cristina Machado da Silveira

 

(Obs.:
Esta linha estará vigente a partir do primeiro semestre de 2025)

Ementa: A linha reconhece o tensionamento comunicativo nas interações midiatizadas contemporâneas, acionadas pela mediação sociossimbólica e/ou pelas dinâmicas de inovação sociotécnica. Contempla estudos impulsionados pela interrelação entre comunicação e tecnologia, considerando, de modo particular, suas implicações no desenvolvimento de teorias e na compreensão crítica de fenômenos sociais emergentes, a partir de diversos agenciamentos: noticiosos, políticos, profissionais, culturais, tecnológicos, econômicos e religiosos. Agrega, em especial, análises de interação humana e não-humana presentes em processos algorítmicos e de inteligência artificial, com foco nas interações sociossimbólicas nas mídias digitais. Envolve o interesse em dispositivos de inovação sociotécnica, demarcados pela comunicação para o desenvolvimento urbano e rural. 

Temas de interesse da linha:

Teorias e Epistemologias da Comunicação; Tecnologia; midiatização e interfaces (midiatização da ciência, da segurança pública, de conflitos, da religião, etc.); noticiabilidade; midiosferas; vigilância; polarizações; desinformação; decolonialidade; hipermidiatização; semiótica material; aplicativos; plataformas; circulação; datificação; métricas; interações midiatizadas; comunicação e desenvolvimento.

Docentes:

Rejane de Oliveira Pozobon

Ada Cristina Machado da Silveira

Aline Roes Dalmolin

Carlise Schneider

Celestino Joanguete

Jairo Ferreira

Laura Strelow Storch