“Descolonizar o pensamento hegemónico onde quer que ele se revele, não pode deixar de implicar as academias, centros de produção do saber e do conhecimento da realidade cultural, política e social, centros a partir dos quais pode e deve ser estabelecida uma práxis que alie o conhecimento científico a uma ação transformadora das realidades sociais, ou, mais do que isso, uma práxis efetivamente inserida nessas realidades”.
Esta é a proposta basilar que o Programa Doutoral em Estudos Culturais UA/UM pretende imprimir ao IV Congresso Internacional em Estudos Culturais. O evento, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de Abril de 2014, em Aveiro/Portugal, é organizado pelas Universidades de Aveiro e do Minho e pelo Museu de Aveiro. Juntamente a outras instituições, a Universidade Federal de Santa Maria, através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, é co-promotora do Congresso, que tem como temática central “Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias”.
A submissão de trabalhos pode ser realizada até o dia 15 de Outubro de 2013, em duas modalidades de apresentações: as Conferências e as Tertúlias. Acesse o site do evento para mais informações, como regras de envio e apresentação de trabalhos.