De autoria do doutorando Fabiano Maggioni, sob orientação do Prof. Dr. Adair Caetano Peruzzolo, a tese intitulada “Estrutura Básica da Representação Visual nas Construções Discursivas da Apresentação do Telejornal” será a primeira a ser defendida no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.
Criado em 2005, o POSCOM teve seu curso de doutorado aprovado em dezembro de 2011, com o início das atividades em março de 2012. Integrante desta turma, Maggioni será o primeiro acadêmico a defender sua pesquisa.
O trabalho, que foi desenvolvido em três anos, contou com auxílio da bolsa de doutorado Capes-Fapergs. A tese apresenta os efeitos de sentido gerados na apresentação do telejornal, pelas matrizes de significação plástica e semântica. O estudo foi realizado com análises de apresentações de telejornais de TV aberta, de todo o país. Ao final, mostra o potencial dos elementos visuais usados em conjunto com a linguagem verbal, na formação de sentidos no discurso telejornalístico. Aspectos da semiose telejornalística também foram coletados na Argentina, em virtude da bolsa de doutorado sanduíche (projeto Capes/Mincyt) que viabilizou o estágio de Maggioni na Universidade Nacional de Quilmes e na Universidade de Buenos Aires.
A defesa da tese é aberta ao público e será realizada na próxima sexta-feira, dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, na sala 5136, do prédio 21, no campus da UFSM. Participarão da banca de avaliação, além do prof. Adair Caetano Peruzzolo, as professoras Dra. Juliana Petermann e Dra. Viviane Borelli, ambas da UFSM, e os professores externos Dr. Benami Bacaltchuk (UPF) e Dr. Demétrio de Azeredo Soster (UNISC).