Depois de percorrer seis cidades do Estado capacitando e qualificando produtores culturais, o Projeto Birô de Empreendedorismo Cultural lança seu primeiro livro na 42ª Feira do Livro de Santa Maria. A obra intitulada “Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural” será lançada no dia 29 de abril, às 17h, na Praça Saldanha Marinho, e se propõe a ser uma ferramenta a serviço da cultura.
A publicação faz parte do Projeto Birô de Empreendedorismo Cultural, financiado pelo FAC RS por meio do Edital 07/2013 – Processos Culturais Colaborativos e compreende 13 capítulos, abordando os diferentes aspectos inerentes à gestão e produção cultural. Um trabalho de pesquisa e reunião de informações relevantes para agentes culturais, proveniente de uma parceria entre diferentes instituições.
Além disso, ao longo de quase um ano foram realizadas oficinas, workshops, pesquisas, mini-cursos, palestras e mapeamentos em seis cidades do Rio Grande do Sul, com vistas à construção de um panorama do cenário da produção cultural no Estado. As atividades abrangeram agentes e equipamentos culturais, que resultaram em um inventário de empreendedorismo na área, cujo objetivo é multiplicar iniciativas e agentes na área. Os mapas estão disponíveis no site do projeto para consulta: http://www.chilism.com.br/default/.
Fazem parte da Equipe professores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação da UFSM:
-
- Flavi Ferreira Lisboa Filho – Coordenador do Projeto e Docente da UFSM
- Rose Carneiro – Coordenadora Geral do Projeto e Produtora Cultural
- Bianca Pereira – Acadêmica de Jornalismo
- Daiane Scheid – Doutoranda em Comunicação e Docente da UFSM
- Darciele Menezes – Doutoranda em Comunicação na UFSM
- Fabiana Pereira – Doutoranda em Comunicação na UFSM
- Iuri Lopes – Acadêmico de Ciências Sociais
- Jones Machado – Doutorando em Comunicação na UFSM
- Manuela Motta – Servidora da UFSM
- Marcelo Kunde – Servidor da UNILA
- Miele Nogueira – Servidora da UFSM
- Mônica Pons – Doutora em Comunicação, Docente da UFSM