Com o tema central Comunicação e cidade espetáculo, a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM estará representado no evento através da participação de mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores, em diferentes atividades.
Vinte e sete artigos científicos produzidos pelos pesquisadores do POSCOM foram aprovados para apresentação no 15º Encontro dos Grupos de Pesquisa do congresso, que ocorre a partir do dia 5. A atividade também contará com a colaboração da professora doutora Maria Lília Dias de Castro, que coordenará a mesa Publicidade e Consumo Infantil, junto ao GP Publicidade e Propaganda.
O POSCOM também participará do Publicom, espaço dedicado ao diálogo com autores e editores de publicações da área. Três obras assinadas por pesquisadores do Programa serão apresentadas no evento: Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria, organizado pelo professor doutor Flavi Ferreira Lisboa Filho; Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural, organizado por Flavi Ferreira Lisboa Filho, Rose Carneiro, Darciele Marques Menezes, Fabiana Pereira e Jones Machado; e As histórias e reflexões da Propaganda e Publicidade e da Comunicação Institucional, organizado por Ana Luiza Coiro Moraes, Flavi Ferreira Lisboa Filho e Maria Angela Pavan.
O Congresso da Intercom deste ano está sendo organizado pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). A expectativa dos organizadores é de reunir mais três mil participantes.
Confira os artigos do POSCOM aceitos para o Intercom 2015:
A Mediação Educomunicativa na Redução da Assimetria Epistemológica entre Ensino- Pesquisa-Extensão
Rosane Rosa
A Práxis Reflexiva das Relações Públicas na Sociedade Midiatizada
Elisângela Lasta; Eugenia Barichello
As histórias de superação dos jogadores da Seleção Brasileira no Jornal Nacional
Lauren Santos Steffen; Flavi Ferreira Lisbôa Filho
As interfaces entre o terceiro setor e o campo midiático: as estratégias comunicativas desenvolvidas pela ANDI
Rafaela Caetano Pinto; Maria Ivete Trevisan Fossá
Cidadania em (re)vista: o discurso midiático sobre as manifestações sociais em Carta Capital
Kalliandra Quevedo Conrad; Maria Ivete Trevisan Fossá
Comunicação comunitária: uma perspectiva teórica do empoderamento à biopotência da multidão
Patrícia Franck Pichler
Comunicação e Crise em Mídias Digitais: Estratégias dos Campos Midiático e Organizacional
Jones Machado
Convergência na ótica do discurso promocional
Maria Lilia Dias de Castro
Dois momentos na telenovela brasileira 1971/2014: a influência da linguagem cinematográfica nos dispositivos expressivos
Denise Aristimunha de Lima
Dos cliques à participação criativa: a presença dos fiéis católicos na internet
Ana Cássia Pandolfo Flores
“Eu gosto de compartilhar o que sinto”: sobre as apropriações de smartphones na construção de narrativas afetivas em ambientes virtuais
Romulo Tondo; Sandra Rubia da Silva
Fazer Cinema: os Filmes 16 Milímetros em Santa Maria e a Experiência Com a Imagem em Movimento
Marilice Amábile Pedrolo Daronco
Ficção televisual: entre séries e seriados
Elizabeth Bastos Duarte
Figurino “de classe”: a construção social do corpo nas telenovelas nacionais
Camila da Silva Marques
Identidade e Educomunicação: um Estudo da Produção Acadêmica no Encontro de Educomunicação da Região Sul do País
Daniele Hatmann Antonello
Identidade e incubação – contribuições a partir da comunicação organizacional e institucional: experiências de uma Incubadora Social
Flavi Ferreira Lisboa Filho; Caroline Goerck; Fabio Gaviraghi; Schirlei Stock Ramos
“Meu Celular, meu mundo”: notas sobre consumo e juventude nas páginas de Zero Hora”
Camila Rodrigues Pereira; Romulo Tondo
Mídias e Questões Étnico-Raciais em Diálogos entre Antropologia e Comunicação
Nara Maria Emanuelli Magalhaes (UFRGS/UFSM)
Mulheres gaúchas no especial Bah!: identidade e representação
Mariana Nogueira Henriques; Flavi Ferreira Lisboa Filho
Notícias do entre-lugar: jornalismo, ambivalência e liminaridade
Clarissa Schwartz; Isabel Padilha Guimarães
O Facebook como espaço de mobilização para a aprovação da lei de liberação da maconha no Brasil
Jonária França da Silva; Sandra Rubia da Silva
O movimento “Fantástico” em telas
Fernanda Sagrilo Andrés; Maria Lilia Dias de Castro
Os elos entre impunidade e violência no futebol em artigos de opinião
Magnos Cassiano Casagrande
Os sentidos das telenovelas nas trajetórias sociais de mulheres das classes populares
Veneza Mayora Ronsini; Gustavo Dhein; Otávio Chagas Rosa; Hellen Panitz Barbiero
Quando a mídia fala de si: a disputa para a visibilidade de posicionamento sobre a regulamentação da comunicação no Brasil
Fabiana da Costa Pereira
Relações entre jornalistas e fontes em ambiente de convergência: uma proposta de taxonomização
Marizandra Rutilli; Debora Cristina Lopez (UFOP)
Um recorte da cultura popular brasileira no documentário “Os Brasileiros Esse nosso matulão”
Elisa Vieira Fonseca; Flavi Ferreira Lisboa Filho