Na sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, foi divulgado o resultado final do Edital nº 07/2024 do Programa Move La América, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi aprovada bolsa individual para o colombiano Amaury Núñez González, que realizará seu doutorado sanduíche no Brasil sob a orientação do professor Reges Schwaab (Poscom/UFSM). Ao todo, foram aprovados nove participantes para diversos Programas de Pós-Graduação da UFSM, sendo oito para doutorado sanduíche e um para mestrado sanduíche.
O Programa Move La América visa fortalecer a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, atraindo estudantes da América Latina e do Caribe. O objetivo é ampliar a atuação dos Programas de Pós-Graduação e criar um ambiente institucional internacional, oferecendo bolsas para mestrado e doutorado sanduíche no Brasil, com foco em disciplinas, estágio, pesquisas e atividades de extensão.
Amaury Núñez González é politólogo pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre em Jornalismo e doutorando em Comunicação e Narrativas pela Universidade de Antioquia. Sua experiência acadêmica e profissional se desenvolveu no setor público, onde liderou a política de atendimento e reparação às vítimas do conflito armado no Distrito de Medellín e coordenou projetos de investimento público. Como docente, atuou nas áreas de investigação jornalística, análise do discurso, economia solidária e modelos de acompanhamento de investimentos públicos.
De acordo com o pesquisador, sua produção se concentra em como a comunicação e o jornalismo, em colaboração com outras disciplinas, podem ampliar o alcance dos relatos do passado e expandir as expectativas da sociedade. A pesquisa busca identificar referências documentais e práticas que, no Brasil, tenham sido desenvolvidas em áreas como narrativas de memória, lugares de memória, arquivos e outros meios por meio dos quais o passado é transmitido e que sejam relevantes para o estudo. Além disso, o objetivo é documentar relatos de vida e temáticas para a elaboração de narrativas jornalísticas.
*Com informações da CAPES
**Com informações de Amaury Núñez González
Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)