Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão do Poscom possibilita aproximação da comunidade da Quarta Colônia

No dia 30 de setembro, foi realizada a reunião de dos apresentação do Projeto “Comunicação de proximidade: memória, resiliência e adaptação social a riscos climáticos e catástrofes naturais na quarta colônia”.



Reunião do projeto Proext
A primeira reunião do projeto aconteceu de forma online.

No dia 30 de setembro, foi realizada a reunião de dos apresentação do Projeto “Comunicação de proximidade: memória, resiliência e adaptação social a riscos climáticos  e catástrofes naturais na quarta colônia”. A iniciativa conta com a coordenação geral da professora do Poscom Aline Roes Dalmolin, coordenação científica da professora Ada Cristina Machado Silveira e participação dos docentes Laura Storch, Leandro Stevens, Juliana Petermann, Maicon Kroth e Sandra Depexe. Trata-se de projeto institucional do Poscom, recentemente contemplado pelo Edital 01/2024 Além do Arco (PROEXT UFSM 2024), com financiamento da Capes.

O projeto se estabelece no contexto da catástrofe sócio-climática, ocorrida em 30 de abril, no Rio Grande do Sul, que impactou fortemente a Quarta Colônia na região central do estado. O intuito é contribuir para o desenvolvimento de medidas para combater a mudança climática e seus impactos, integrando-se a estratégias e planejamentos nacionais. 

Na pauta do encontro, foram tratadas as intenções da proposta e o trabalho a ser efetuado nos dois anosde execução do projeto, que se dará através detrês eixos: 1) cartografia da malha de comunicação de proximidade da Quarta Colônia e ações para superação de seus vazios de notícias; 2) fortalecimento do sistema de alerta e protocolos comunicacionais dos municípios da Quarta Colônia em situação de risco climático e 3) desenvolvimento de ações em Educomunicação para o combate à desinformação climática. 

A partir da integração interdisciplinar com o Projeto MEMORAR Quarta Colônia – Memorial das Águas e Resiliência Climática da Quarta Colônia, o coordenador professor Adriano Severo Figueiró aproveitou a oportunidade para destacar que o evento trágico é o reflexo da mudança profunda em curso no processo da mudança climática. A coordenadora dos cursos presenciais de Geografia, professora Natália Lampert Batista, expôs a aproximação nas escolas por meio de uma série de oficinas com a temática para sensibilização. Na oportunidade, a professora Juliana Petermann ressaltou o contato com a comunidade como efetiva a extensão da universidade.

Coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, o projeto tem como parceiros o PPG Geografia (PPGGEO), o PPG Letras (PPGL), do Colégio de Humanas, o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural (PPGPC), do Colégio Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e o PPG Enfermagem (PPGEnf). O projeto prevê uma estratégia multimetodológica e multidisciplinar, articulando discentes, docentes, técnico-administravos em educação, PPGs, entidades parceiras e as comunidades envolvidas.

As ações são desenvolvidas também com a parceria do Projeto 5C, Projeto Territórios conectados pela sororidade, Comitê Científico do Geoparque Quarta Colônia. A iniciativa é financiada pelo Programa “PROEXT-PG UFSM Além do Arco”, firmado em 2023.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3670

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes