Firmado em junho de 2024, o projeto “Formação em viés e justiça algorítmica para comunicação ética: pesquisa e ensino de inovação no Brasil e na Espanha” é desenvolvido em colaboração entre a UFSM com a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB – Espanha) com o objetivo de promover o diálogo transnacional e interuniversitário entre Brasil e Espanha.
Nesta etapa, o projeto de pesquisa e ensino realiza coleta de dados com estudantes dos cursos de graduação em Comunicação das duas instituições. Através de um questionário online, a iniciativa busca conhecer a percepção em relação à justiça algorítmica e aos preconceitos sociais gerados pelos algoritmos no consumo de informações em plataformas digitais. Na UFSM, são convidados a participar alunos regularmente matriculados a partir do 3º semestre dos quatro cursos de graduação na área de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Editorial).

Para participar da pesquisa, os estudantes podem acessar: Questionário “Formação em viés e justiça algorítmica para uma comunicação ética”
Com financiamento da Fundação Autônoma Solidária da UAB, a iniciativa busca contribuir para a formação de futuros profissionais da área, de maneira a promover uma comunicação digital ética, bem como sensibilizar os professores para a importância de formação em viés algorítmico e preconceitos sociais (de gênero, raça, origem, orientação sexual, idade, entre outros) de forma transversal ao longo dos estudos de graduação e pós-graduação.
A pesquisa exploratória irá identificar os conhecimentos e as necessidades dos estudantes dos dois países. Num segundo momento, serão realizadas oficinas com estudantes de graduação e pós-graduação, dinâmicas de diálogo entre professores brasileiros e espanhóis, além de jornadas abertas entre as duas universidades envolvidas (UAB e UFSM) voltadas para professores. Para esta etapa, estão previstas missões de trabalho das coordenadoras do projeto nas duas instituições, com a previsão da vinda da professora Celina Navarro, coordenadora geral do projeto na UAB, no mês de maio a Santa Maria. Também está prevista a edição de um guia com recomendações sobre o tema como parte dos resultados.
Na UFSM, o projeto é coordenado pela professora Liliane Dutra Brignol, da linha de Mídia e Identidades Contemporâneas do Programa de Pós-graduação em Comunicação, e conta com a participação das docentes Viviane Borelli, Milena Freire de Oliveira-Cruz, Laura Wottrich e Sandra Dalcul Depexe, todas do Poscom e do Departamento de Ciências da Comunicação.
Para mais informações sobre o projeto, o contato pode ser feito diretamente para liliane.brignol@ufsm.br.