Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Poscom recebe doutorando colombiano pelo Programa da Capes “Move La América”

Amaury Núñez González realizará doutorado sanduíche sob orientação do professor Reges Schwaab



Na sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, foi divulgado o resultado final do Edital nº 07/2024 do Programa Move La América, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi aprovada bolsa individual para o colombiano Amaury Núñez González, que realizará seu doutorado sanduíche no Brasil sob a orientação do professor Reges Schwaab (Poscom/UFSM). Ao todo, foram aprovados nove participantes para diversos Programas de Pós-Graduação da UFSM, sendo oito para doutorado sanduíche e um para mestrado sanduíche.

O Programa Move La América visa fortalecer a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, atraindo estudantes da América Latina e do Caribe. O objetivo é ampliar a atuação dos Programas de Pós-Graduação e criar um ambiente institucional internacional, oferecendo bolsas para mestrado e doutorado sanduíche no Brasil, com foco em disciplinas, estágio, pesquisas e atividades de extensão.

Amaury Núñez González é politólogo pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre em Jornalismo e doutorando em Comunicação e Narrativas pela Universidade de Antioquia. Sua experiência acadêmica e profissional se desenvolveu no setor público, onde liderou a política de atendimento e reparação às vítimas do conflito armado no Distrito de Medellín e coordenou projetos de investimento público. Como docente, atuou nas áreas de investigação jornalística, análise do discurso, economia solidária e modelos de acompanhamento de investimentos públicos.

De acordo com o pesquisador, sua produção se concentra em como a comunicação e o jornalismo, em colaboração com outras disciplinas, podem ampliar o alcance dos relatos do passado e expandir as expectativas da sociedade. A pesquisa busca identificar referências documentais e práticas que, no Brasil, tenham sido desenvolvidas em áreas como narrativas de memória, lugares de memória, arquivos e outros meios por meio dos quais o passado é transmitido e que sejam relevantes para o estudo. Além disso, o objetivo é documentar relatos de vida e temáticas para a elaboração de narrativas jornalísticas.

 

*Com informações da CAPES

**Com informações de Amaury Núñez González

 

Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3809

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes