Micael Olegário, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi premiado com o 21º. Prêmio Abecip de Jornalismo por uma matéria publicada durante o período do maior desastre climático do Rio Grande do Sul. O discente recebeu o prêmio por sua reportagem “Chuvas no Sul: reconstrução impõe repensar ocupação urbana e rural”, publicada em 28 de maio de 2024 na plataforma #Colabora – Jornalismo Sustentável, na qual atua como trainee.
No Poscom, Micael integra o grupo de pesquisa milpa – laboratório de jornalismo (CNPq/UFSM), coordenado pelo professor Reges Schwaab (Poscom/UFSM). O grupo investiga o jornalismo em contextos de emergências socioambientais, abordando questões relacionadas ao Antropoceno, ao pensamento decolonial e às interseccionalidades.
O Prêmio Abecip é promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, fundada em 1967 em São Paulo. A premiação tem como objetivo reconhecer os jornalistas e veículos de comunicação que abordam, de forma clara e precisa, o crédito imobiliário e o mercado habitacional, oferecendo informações relevantes ao público.
Em 2024, o prêmio recebeu 114 inscrições, de matérias publicadas em jornais e revistas (impressos e digitais), além de reportagens veiculadas por rádio, TV, internet e podcasts, de diferentes estados do Brasil. Ao todo, foram selecionadas apenas 10 materiais premiados. A comissão julgadora optou pelos trabalhos que mais se destacaram nas áreas de Crédito Imobiliário, Políticas Públicas, Custos e Preços da Habitação, Funding para o Crédito Imobiliário, Segurança Jurídica, Digitalização e Eficiência na Contratação do Crédito Imobiliário, e ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)