Em 19 de outubro, docentes e discentes do POSCOM e do PPGGEO participaram de uma viagem de campo com o intuito de observar os impactos nas áreas atingidas pela catástrofe climática, ocorrida em maio de 2024 no RS. A viagem foi promovida pelos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, e financiada com recursos do FIEC-G e do projeto Geografar a Quarta Colônia. A ação foi realizada em parceria com parte dos projetos de extensão Comunicação de Proximidade: memória, resiliência e adaptação social a riscos climáticos e catástrofes naturais na quarta colônia e MEMORAR Quarta Colônia – Memorial das Águas e Resiliência Climática da Quarta Colônia, ambos vinculados ao edital Proext/UFSM Além do Arco.
Durante o trabalho de campo, que percorreu os territórios dos municípios de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma e Agudo, os integrantes dos projetos puderam conhecer mais sobre as características geográficas e sociais dos municípios, e perceber os impactos locais dos eventos climáticos que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano. Professores dos cursos de Geografia ministraram aos seus estudantes explicações técnicas sobre os diferentes fenômenos ocorridos nestes lugares, evidenciando a incidência das enchentes, deslizamentos, desmoronamentos e demais transformações no território na região.
Durante o trabalho de campo, que percorreu os territórios dos municípios de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma e Agudo, os integrantes dos projetos puderam conhecer mais sobre as características geográficas e sociais dos municípios, e perceber os impactos locais dos eventos climáticos que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano. Professores dos cursos de Geografia ministraram aos seus estudantes explicações técnicas sobre os diferentes fenômenos ocorridos nestes lugares, evidenciando a incidência das enchentes, deslizamentos, desmoronamentos e demais transformações no território na região.
O coordenador do projeto Memorar Quarta Colônia, professor Adriano Figueiró explica que se trata de um desastre socioambiental, pois possui a participação social que contribui nesse processo ao retirar da natureza as estruturas que poderiam proteger. Segundo Figueiró: “os projetos ajudam para que as pessoas entendam que esta dinâmica, que é natural, mas que está intensificada pela ação humana.”
A viagem de campo serviu também para aproximar os pesquisadores e estudantes com a realidade local, e colaborar para a coleta de dados necessária para a efetivação dos projetos de extensão. Na visão da coordenadora do projeto Comunicação de Proximidade, professora Aline Dalmolin: “a imersão no território é algo fundamental para o desenvolvimento do projeto. Isso nos permite conhecer melhor as vivências e necessidades das comunidades da Quarta Colônia, e fortalecer nossa proposta de promover a resiliência climática e a proteção social diante dos desafios que enfrentamos”, destaca.
Nas próximas semanas, a parceria entre os cursos de Geografia e o projeto Comunicação de Proximidade irá desenvolver uma série de oficinas em escolas de Nova Palma e Agudo. As oficinas visam conscientizar os estudantes de escolas de ensino fundamental da Quarta Colônia sobre os impactos da emergência climática, em perspectiva interdisciplinar.
As ações são desenvolvidas também com a parceria do Projeto 5C, Projeto Territórios conectados pela sororidade, Comitê Científico do Geoparque Quarta Colônia. A iniciativa é financiada pelo Programa “PROEXT-PG UFSM Além do Arco”, firmado em 2023.
Texto: Bruna Piedras – Estagiária do Curso de Jornalismo do Poscom
Imagens: Aline Dalmolin (Coordenadora do Poscom) e Phillipp Gripp (pós-doutorando do Poscom)