Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Jairo Ferreira (Poscom-UFSM) ministra curso remoto sobre epistemologias da midiatização na ECA-USP

Discentes interessados devem solicitar acesso diretamente com o professor



Entre os dias 24 e 29 de junho, das 14 às 17 horas, será realizado o curso condensado Epistemologias da Midiatização: transversalidades, diferenças e complementaridades entre correntes do “norte” e do “sul”, da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob responsabilidade dos professores Eneus Trindade Barreto Filho (ECA-USP) e Jairo Ferreira (POSCOM-UFSM). O curso acontecerá em formato remoto. Discentes do POSCOM-UFSM interessados devem solicitar acesso diretamente com o professor Jairo Ferreira pelo e-mail jairoferrei@gmail.com.

O objetivo do curso é apresentar uma perspectiva de sistematização das epistemologias da midiatização que foque nos processos de interlocuções possíveis entre correntes do “norte” e do “sul”, considerando transversalidades, diferenças e complementaridades, com atenção especial aos conceitos e metodologias, a partir de artigos e livros de pesquisadores dos diversos espaços regionais e institucionais. Serão discutidas transversalidades em curso ou potenciais entre as pesquisas em midiatização, principalmente entre “norte” e do “sul”, considerando parâmetros definidos no objetivo geral proposto e a diferenciação entre as correntes e autores conforme níveis de análise (meta, macro, meso e microanálise), situando nesta diferenciação uma matriz que busca oferecer mais nitidez sobre as tensões epistemológicas e metodológicas existentes. A proposta é também explorar complementaridades entre correntes e autores que pesquisam midiatização, ponderando que os níveis diversos de problematização podem ser indicar interfaces nas investigações, mais do que tensões antagônicas, recorrendo às fundações (genealogia) das correntes e autores, no formato de mapas, sempre que possibilitem apontar fontes das “divergências” e “lacunas” apontadas por sistematizadores e críticos, incluindo a utilização do recurso das abordagens temáticas (política, economia, religião, etc.) e métricas, quando isso se mostre produtivo para os objetivos propostos. 

Segundo o professor Jairo Ferreira, o curso está constituído a partir da observação de que a bibliografia de sistematização sobre a linhagem de pesquisa em midiatização é ainda restrita a artigos, sendo uma das raras exceções o livro de Gomes (2022). Essa sistematização também ocorre em artigos com outros direcionamentos (teorizações sobre a midiatização), e, portanto, são passagens para a construção de teorias próprias. A maioria dessas teorizações, inclusive, não faz referências às outras correntes das linhagens de pesquisa em midiatização. Exemplo, afirma o professor, é o livro de Couldry e Hepp (2020), uma densa obra de 346 páginas, que cita Verón em única frase e nos trabalhos de Hjarvard.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3462

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes