O Grupo de Estudos em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou, na última terça-feira (28), uma série de vídeos sobre comunicação e desastres. Intitulado “Pesquisa sobre Desastres”, o projeto busca destacar a importância da Comunicação sobre desastres e as dificuldades de realizá-las em tempos de calamidade.
Os vídeos serão publicados no Instagram, todas as terças e quintas-feiras, até a primeira semana de julho, através do perfil Canal Além do Lattes (@canalalemdolattes), da Doutora em Comunicação Alice Pavanello.
Integram a equipe do projeto: Márcia Franz Amaral, Laura Storch, Alice Pavanello, Josemari Quevedo, Elise Souza, Juliana Motta, Claudine Friedrich, Laura Coelho de Almeida, Isadora Pellegrini, Paula Appolinario e Daniela Huberty.
O que esperar do projeto?
Embasados em pesquisas realizadas pelo grupo de estudos, publicações em artigos, livros, dissertações e teses, o conteúdo tem o objetivo apresentar as potências, dificuldades da comunicação de desastres e as limitações do jornalismo nestas situações. Entre os temas que são discutidos nos vídeo estão: o que é um desastre, o papel das mulheres na comunicação de crise, fake news e vazios de informação. Além da cobertura desses eventos, do papel do jornalismo na prevenção dos desastres, entre outros.
As produções são voltadas para os comunicadores, e, também, para as pessoas interessadas em entender as potências e limitações do jornalismo em situações de crise.
Entenda o desastre
Quem abre a série de vídeos é a professora da UFSM, Márcia Franz Amaral. Jornalista, pesquisadora do CNPq, integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo (CNPq/UFSM), Márcia tem como o foco de suas pesquisas as transformações climáticas e o jornalismo em situações de catástrofes.
No vídeo, a professora destaca o que é e como surgem os desastres, além do trabalho do jornalismo nessas situações. De acordo com a pesquisadora: “do ponto de vista da comunicação, existe um ciclo de atenção aos desastres e comunicar cada um de seus momentos requer ações específicas. Um desastre contém várias questões e temporalidades e exige diferentes abordagens”. Assista o vídeo completo aqui.
Para conferir todos os vídeos acesse: @canalalemdolattes no Instagram.
Texto de: Laura Coelho de Almeida