Nesta sexta-feira (26), encerram-se as inscrições para ouvintes do VI Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais – Antropoceno, classificações e ambiente: olhares a partir da midiatização. A participação é gratuita e requer o preenchimento de um formulário disponível no site https://midiaticom6.eca.usp.br/. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCom/USP). A programação inclui reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) em formato remoto nos dias 2 e 3 de maio, das 9h às 12h; e encontros híbridos, na Escola de Comunicação e Artes da USP, entre os dias 6 e 10 de maio, com mesas, lançamentos de livros e também encontro de GTs.
Do Poscom/UFSM, estarão presentes o professor Jairo Getulio Ferreira, na Mesa 1 – Classificações sociais: entre exclusões e igualdades tentativas (06/05); a professora Aline Roes Dalmolin, na Mesa 2 – Classificações: da filosofia-ciência ao ódio classificatório (07/05); e a professora Ada Cristina Machado, na Mesa 5 – Ambientalismo: entre disputas discursivas e as promessas tecnológicas (09/05). Além da participação nas mesas, outros docentes e estudantes do Poscom também participam dos encontros dos GTs e lançamento de livros. A programação completa do seminário pode ser acessada no site https://midiaticom6.eca.usp.br/. Já o cronograma específico dos Gts será divulgado até o final desta semana.
Segundo o site oficial, esta edição do evento enfocará três eixos temáticos a serem pensados em visada comunicacional, na perspectiva da midiatização: Antropoceno; Classificações Sociais; Ambiente. Esses três eixos, direcionadores da chamada de trabalhos já encerrada, comportam desde abordagens originadas na antropologia até aquelas relativas às caracterizações tecnológicas que demarcam as sociedades capitalistas contemporâneas. Dúvidas sobre o seminário podem ser encaminhadas para o e-mail midiatizacao.seminario@gmail.com.
Texto: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)