Na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, às 15h30, a série Futuros Possíveis – Encontros de Pesquisa abre a sua programação pública de 2024. O evento recebe a escritora e pesquisadora Maria Petrucci, que apresentará o seu livro Antropoceno: da crise climática à crise de pensamento, lançado em março pela Editora Contratempo. A roda de conversa acontece dentro do contexto do Grupo de Pesquisa milpa – laboratório de jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O encontro será em formato híbrido: presencialmente, na Sala de Reuniões do campus da UFSM Frederico Westphalen, sem necessidade de inscrição prévia; e via Google Meet, com inscrição online até às 20h do dia 23 de abril (link abaixo).
A série Futuros Possíveis promove reuniões quinzenais com o objetivo de estudar e de debater proposições de pensadores e de pesquisadores contemporâneos, de distintos campos de conhecimento. As perspectivas centrais de estudo compreendem abordagens sobre a Comunicação diante do Antropoceno e das Mudanças Climáticas. A atividade tem coordenação do professor Reges Schwaab (POSCOM/UFSM e DECOM/UFSM-FW), com o milpa, e da professora Cláudia Herte de Moraes (DECOM/UFSM-FW), com o programa Mão na Mídia. Neste ano, a doutoranda Anna Julia Carlos da Silva (POSCOM/UFSM) é a discente responsável pela dinâmica dos encontros, que contam com a participação de orientandos de graduação e de pós-graduação, bolsistas e voluntários de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, e também de estudantes interessados/as, independente de semestre e de curso.
*Maria Petrucci é mestra em Letras pela UFRGS, onde atualmente cursa o Doutorado. Integra o grupo de estudos Atlas do Antropoceno, da PUC-RS, e o grupo de pesquisa A Terra e Nós, vinculado ao CNPq. É professora e tradutora freelancer e autora do livro de ficção prelúdios (Víbora Edições). No livro Antropoceno: da crise climática à crise de pensamento, propõe uma aproximação detalhada e pertinente ao conceito de Antropoceno, debatido por várias áreas do conhecimento, das humanidades às ciências naturais, sobre a possível “nova época da Terra”, que nos convida a questionar nossas práticas e, especialmente, imaginar novos modos de vida.