Com o tema “Diálogos Brasil-España en torno a la Comunicación: Interculturalidad, cambio climático y práctica periodística”, o evento é um espaço para trocas acerca de pesquisas em desenvolvimento no campo da Comunicação. O principal objetivo é fomentar a divulgação científica e promover a cooperação e o intercâmbio transnacional.
O evento ocorre nos dias 11, 18 e 25 de abril, cada um dos encontros abordará um dos eixos temáticos: migração, mudança climática e prática jornalística. Participam as professoras do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) Liliane Dutra Brignol e Márcia Franz Amaral, juntamente com a doutoranda Gibsy Caporal.
A iniciativa é parte do Projeto Capes/PrInt (Universidade Federal de Santa Maria – Brasil), em colaboração com a Cátedra UNESCO de Comunicação do Instituto de Comunicação (Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha). O evento ocorre de forma online e necessita de inscrição prévia pelo link.
PROGRAMAÇÃO (14h – Brasil / 18h – Espanha):
11 de abril de 2024 – O estudo das migrações: interculturalidade e interseccionalidade
Liliane Dutra Brignol (Universidade Federal de Santa Maria) conversa com Amparo Huertas (Universitat Autònoma de Barcelona)
Resumo: O tratamento informativo dos movimentos migratórios têm sido amplamente estudado, mas o trabalho do Grupo Internacional de Estudos sobre Comunicação e Cultura (InCom-UAB) tem se concentrado na experiência da população migrante como audiência. O consumo midiático, o uso da tecnologia na defesa de seus direitos ou como a desinformação e a polarização afetam seu cotidiano definem seu trabalho. Este encontro servirá para debater as dificuldades de introduzir nas propostas metodológicas a noção de identidade, chave nesses estudos.
18 de abril de 2024 – Mudanças climáticas e comunicação de crise na cobertura jornalística
Márcia Franz Amaral (Universidade Federal de Santa Maria) conversa com Carlos Lozano Ascencio (Universidad Rey Juan Carlos)
Resumo: O encontro girará em torno da Comunicação de Riscos e Catástrofes, especialmente sobre a crise climática. Serão apresentados estudos realizados em conjunto pela Cátedra UNESCO de Pesquisa em Comunicação e pelo Grupo Universitário de Pesquisa em Mediação e Comunicação (Universidad Rey Juan Carlos) e o trabalho do Observatório de Comunicação da Mudança Climática na Espanha (Grupo de Pesquisa Mediação Dialéctica da Comunicação Social da Universidad Complutense de Madrid e da Fundação Ecologia e Desenvolvimento).
25 de abril de 2024 – A prática jornalística diante do poder global
Gibsy Caporal (Universidade Federal de Santa Maria) conversa com Rosalba Guadalupe Mancinas Chavez (Universidad de Sevilla)
Resumo: Ao longo da história, a comunicação evoluiu junto com os avanços tecnológicos. Atualmente, com a Inteligência Artificial e o domínio dos dados, a comunicação torna-se um fator chave nas sociedades democráticas. Neste contexto, acreditamos ser necessário refletir sobre o papel da comunicação diante do poder global e o papel do jornalismo (dos e das jornalistas), com especial ênfase no impacto que este avanço tecnológico tem para seu desempenho profissional.
*Com informações do Instituto de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (InComUAB).