Novo livro publicado pelo Gcinco reúne pesquisadores para refletir sobre as complexidades e os desafios comunicacionais enfrentados pelas organizações.
Organizado pelos professores Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM), Fabio Frá Fernandes (UFRGS) e Gibsy Lisiê Caporal Soares (IFAR), o livro Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes explora de maneira inovadora temas essenciais para as Relações Públicas e Comunicação. Ao reunir pesquisadores internacionais como Ana Almansa Martínez (Universidade de Málaga) e Francisco Javier Godoy Martín (Universidade de Cádiz), e pesquisadores nacionais, como Carolina Frazon Terra (Universidade de São Paulo), Marcela Guimarães e Silva (Universidade Federal do Pampa), Larissa Conceição dos Santos (Universidade Federal do Pampa), Manoel Marcondes Machado Neto (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), André Quiroga Sandi (Universidade Federal de Ouro Preto), entre outros, a obra objetiva mapear e analisar as dinâmicas do atual cenário sócio-organizacional midiatizado, influenciado por lógicas algorítmicas, plataformização e tecnologias de inteligência não-humana que têm impactado não apenas a construção das narrativas organizacionais, mas também a configuração de suas relações internas e externas.
Segundo os organizadores, “os textos que compõem o livro não apenas analisam, mas também aprofundam as dinâmicas teórico-práticas desse cenário dinâmico e complexo, onde a adaptação torna-se imperativa para o sucesso das organizações, exigindo estratégias flexíveis e inovadoras. Os quatorze pesquisadores que assinam os treze capítulos da obra oferecem ferramentas e perspectivas para aqueles que buscam aprimorar suas práticas e estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes”.
Dividido em três partes convergentes, as autoras e autores atualizam teorias, desenvolvem novas aplicações para as práticas de Relações Públicas em cenários vulneráveis, além de interseccionar o campo com questões fundamentais como a cultura e o trabalho nas organizações, divulgação científica, política de comunicação e mediação de conflitos. Com prefácio da professora Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo), a obra não apenas busca compreender, mas também antecipar tendências, oferecendo percepções valiosas para profissionais, pesquisadores e estudantes interessados em avançar nos estudos de Relações Públicas, Comunicação e sua intrincada relação com o midiático-tecnológico.
Publicado pela Editora Poisson, o livro pode ser acessado de forma gratuita, tanto para leitura online quanto para download no site.
Importância do Gcinco para os estudos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Desde 1995, o Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (Gcinco) da Universidade Federal de Santa Maria tem se dedicado a investigar as complexas interações entre o midiático-tecnológico e as relações sócio-organizacionais ao longo da história humana. Seus pesquisadores têm desenvolvido pesquisas para qualificar teorias, metodologias, mas também as práticas e as profissões vinculadas às Relações Públicas e à Comunicação nas organizações em meio às mudanças na mídia. Suas reflexões abrangem desde a invenção da imprensa mecanizada até os impactos contemporâneos das tecnologias baseadas em inteligência não-humana, o trabalho por plataformas e as configurações algorítmicas da comunicação e dos relacionamentos midiatizados nas organizações.
Ao longo desse percurso histórico, mas também teórico-metodológico, o Grupo tem buscado tensionar os desdobramentos das transformações tecnológicas, como a eletrificação das sociedades, o advento do rádio, televisão, cinema e, mais recentemente, a digitalização e as inteligências artificiais generativas para desvelar as implicações que a mediação de tudo por meio de tecnologias tem na construção sócio-organizacional da realidade. O olhar das Relações Públicas nesse contexto torna-se essencial, uma vez que a comunicação institucional e organizacional é impactada diretamente pelas mudanças no panorama midiático-tecnológico.
Os relações-públicas desempenham papel fundamental na gestão da imagem e na construção de narrativas, adaptando-se continuamente às dinâmicas emergentes no binômio conflito-cooperação entre as organizações e seus públicos. Compreender as nuances das tecnologias contemporâneas, como as plataformas digitais e as inteligências não-humanas, torna-se basilar para que as estratégias de comunicação sejam eficazes e alinhadas com as demandas sociais e organizacionais, de modo a priorizar a ética da comunicação, ante a estética das tecnologias de mídia.
Dessa forma, o Gcinco contribui não apenas para a compreensão histórica dessas transformações, mas também para a aplicação prática desses conhecimentos no campo da Comunicação e suas especialidades, como as Relações Públicas, o Jornalismo, a Publicidade, a Propaganda e a Comunicação Organizacional, mas também para campos afins como a Administração, a Ciência da Computação, a Engenharia de Dados e além, promovendo uma abordagem informada e estratégica diante dos desafios contemporâneos.
Estratégias de Comunicação e Relações Públicas em contextos organizacionais emergentes é mais uma importante produção técnico-científica desenvolvida pelos pesquisadores vinculados ao Gcinco, visando manter sempre atualizadas as práticas, as teorias e as metodologias que circundam o campo.